*Stanley Krippner* é um dos grandes pesquisadores mundiais sobre estados alterados de consciência. Ele deu uma entrevista em 1990, que quero compartilhar alguns trechos: Fiz pesquisas no campo das curas entre povos nativos e indígenas e curas entre distintas culturas, quando escrevi um livro sobre estados Alterados de Consciência. essa obra contém um capítulo chamado : “Um chamado para curar”, que é o resultado de meus encontros com 40 curadores populares do Brasil, ligados
Tonal e Nagual
Category: Universo Xamânico
Carlos Castañeda narrava um universo uno e ao mesmo tempo duplo : o tonal e o nagual. O tonal representa tudo aquilo que captamos e percebemos diariamente, o mundo ordinário. O nagual é aquilo que existe, mas raramente conseguimos perceber, é o mundo não ordinário ou extraordinário, o reino do desconhecido. O nagual não pode ser percebido racionalmente. É a sensação que vai além da razão, tornando irrelevante qualquer tipo de questionamento. Se é
Michael Harner coloca que o xamã tem uma vantagem: é capaz de mover-se entre estados de consciência à vontade. Pode entrar no ECC de alguém que não seja xamã e concordar, honestamente, com ele, sobre a natureza da realidade vista a partir daquela perspectiva. Então o xamã pode voltar ao EXC e obter uma informação direta do testemunho de outras pessoas, que relataram suas experiências quando naquele estado. Pode-se argumentar que nós, seres humanos,
Estados Alterados
Category: Corpo Espiritual, Universo Xamânico
Nós, seres humanos, passamos a maior parte de nossa vida acordados num estado comum de consciência, porque a maior parte da nossa humanidade entende que é o estado “normal”, mas avanços da ciência mostram que o nosso cérebro produz suas próprias substâncias, veículos para alterar a mente. Entendo que a busca por estados diferenciados de consciência faz parte da natureza humana. Podemos observar isso em crianças, nas brincadeiras de rodopiar até ficarem tontas, ao
Ao longo de nossas vidas, vamos sofrendo uma série de traumas, abusos, e outras situações que vão “enfraquecendo” a alma, até que em algum dado momento um choque maior provoca o que em alguns sistemas xamânicos se denomina perda, ou fragmentação da alma, ou como é conhecido no Peru, susto. Na perda da alma, parte da energia, da alma ou, ainda, da sombra(nos Andes o conceito de sombra seria similar ao duplo-anímico), se afasta