Palmeiras Encantadas do Brasil

AS PALMEIRAS ENCANTADAS DO BRASIL

Fazendo uma viagem para Manaus – Amazonas, participei de um café da manhã na casa de meus irmãos espirituais Francilene e Flávio e sua adorável familia onde eu me deparei que estava comendo 03 frutos de palmeiras… Na mesa açaí, tucumã e pupunha. Então comecei a viajar na diversidade de palmeiras que temos, assim como as mais diversas formas de uso tais como alimentos, remédios naturais, materiais de construção, bijuterias de luxo, óleos medicinais, lubrificantes, em paisagismo e vários produtos. As palmáceas são uma das famílias mais extensas do Reino Vegetal. Compartilhando minha pesquisa apresento algumas “Palmaceas”:

AÇAI


Considerado um superalimento, antioxidante (previne câncer), reduz o colesterol do sangue, melhora a circulação,desintoxicante, protege dos radicais livres. Rico em vitamina C reduz a proliferação do câncer, combate o envelhecimento. Estimulante, ajuda nos cansaços fornecendo energia, afrodisíaco (aumenta circulação do sangue). Equilibra o colesterol. Por ter cálcio é bom para ossos e dentes, previne a hipertensão e osteoporose. O potássio contido no açaí é bom para câimbras.

Além de carboidratos, oferece ainda fibras, proteínas, lipídios e boas quantidades de vitaminas C, E, B1 e B2. Ferro, cálcio e fósforo . Rico em proteínas e uma excelente fonte das vitaminas, também contém  Omega 3. O suco protege as artérias (aterosclerose). Possui altos níveis de fibra natural, que ajuda na digestão e na absorção de nutrientes dos alimentos, combate a acne outros problemas de pele e bom para o crescimento de cabelos.

O óleo tem sido bastante usado tanto para fins culinários (temperar) quanto para o uso cosmético (shampoos, sabonetes e cremes). Além do uso no paisagismo, a madeira é usada em construções, as folhas podem ser usadas para telhados, as fibras das folhas pra fazer chapéus esteiras, os cachos para fazer vassouras.

Seu palmito é parecido com o Juçara, macio e suculento.

BABAÇU

 Rico em ácido láurico e vitamina E , seu coco, além de suplemento alimentar, serve para combater inflamações no útero e ovários, cólica menstrual, dores abdominais, constipação, ulcerações, artrite. Tem ação anti-inflamatória. Alguns estudos mostram que tem efeito analgésico e contra o hipertireoidismo.

As folhas são utilizadas como chá e tintura e, ainda para fazer peneiras, telhados, chapéus, esteiras e cestos. O caule na construção. O óleo para sabonetes e cremes e shampoos e outros cosméticos. A casca é usada para fazer xaxim e queimada para afastar insetos.

Seu óleo é rico, muito bom para os cabelos hidratando-os deixando os fios fortes e saudáveis. Tem um poder antioxidante, captam radicais livres e protege as células do estresse oxidativo, atrasando o envelhecimento e diminuindo o risco do surgimento de tumores malignos. Também usado na cozinha, o óleo pode ser usado como lubrificante e para a limpeza. Ainda ajuda na conservação de placas de madeira

É rico em vitamina E, sua ação antioxidante combate os radicais livres, sendo uma boa arma para a prevenção do câncer e outras doenças degenerativas. Auxilia no processo de regeneração celular, na cicatrização da pele, em lábios rachados, queimaduras e cortes superficiais. Possui grande ação antioxidante, atuando de forma eficaz na inflamação, reduzindo, inclusive a vermelhidão provocada pelas espinhas.

Boa opção para o uso culinário, substituindo o óleo de cozinha comum. Este óleo possui ácidos graxos saturados de cadeia média: ácidos láuricos, mirístico, caproico e caprílico, que possuem ação antimicrobiana, anti-inflamatória e emagrecedora.  Também mantém os lábios muito macios, ajuda na caspa e irritações do couro cabeludo, calcanhares rachados e ressecados.

Reduz as inflamações, sendo usado no tratamento da artrite, artrose e reumatismo Combater bactérias e vírus como o H. Pylori, que causa a gastrite Controla as taxas de açúcar do sangue.

BREJAÚVA

Possui palmito comestível que pode ser consumido até cru. Há uma água verde no fruto que é laxativa e para fungos, vermífuga e icterícia. A polpa do fruto também é comestível. O fruto seco é usado para fazer brinquedos, como peões, e também em artesanato. As folhas, após retirar os espinhos, são usadas para fazer chapéus e também em artesanato. Sua madeira, conhecida como “marfim vegetal” é usada para fazer colher e outros utensílios (colheres, garfos, hashis, bengalas etc.). Sua madeira é muito dura, é conhecida como “marfim vegetal” era usada para fazer arco e flecha.

BURITI

 É conhecida como a “Árvore da Vida”, porque todas as suas partes pode ser utilizadas e oferecem inúmeros benefícios. O fruto é comestível, tem um alto teor de vitamina C, é usado para fazer suco, geleia, sorvete, e “vinho” fermentado. O óleo é rico em vitamina A. Os botões da inflorescência são comidos como um vegetal, e a seiva pode ser bebida fresca ou fermentada.

Os Buritis contem entre 7 a 12 vezes mais betacaroteno do que as cenouras, tornando-o mais concentrada fonte vegetal natural de betacaroteno (vitamina “A”) no mundo. Contem Vitamina (B1, B2 e B5), vitamina C,Proteína, carboidratos, Cálcio,  Fósforo, Ferro e iodo.

Contém quantidades consideráveis de “fito-hormônios”. que imitam as hormônios femininos, tais como a estrogênio, no corpo humano, seu consumo pode complementar esses hormônios e fornecer suporte hormonal para mulheres que estão passando pela menopausa.

O óleo contém altas concentrações de ácido oleico, tocoferóis e carotenoides, em especial o betacaroteno. Recentemente, pesquisas revelaram que o óleo tem a capacidade de filtrar e absorver os raios UV causadores de câncer de pele.

Além desses benefícios, buriti também tem uma reação anti-inflamatória natural que pode aliviar a vermelhidão e acalmar a pele com psoríase e eczema. É também profundamente hidratante, e pode ajudar a reduzir o ressecamento do inverno.

As fibras removidas das folhas jovens (botões) da palmeira Buriti são empregados na fabricação de artesanato. Estas fibras são popularmente chamadas de “de linho ou seda”.

O óleo puro é usado para tratar queimaduras e feridas devido à sua capacidade para promover cicatrização e suavizar a pele, reduz a aparência de linhas finas e rugas. É usado em muitos cremes para a pele. Restaura a umidade da pele exposta ao sol. Seus ácidos graxos insaturados ajudam a reidratar células da pele e protege o colágeno e elastina. Hidrata, fortalece e suaviza o cabelo.

Auxilia no combate o câncer, doenças vasculares, evita degeneração macular, evita catarata. Melhora o sistema imunológico.

BUTIÁ:

Contém D-limoneno, que é conhecida por reduzir o metabolismo das células cancerígenas no corpo. Auxiliares de limoneno em estimular o sistema de desintoxicação, portanto, inibe o aparecimento de células cancerígenas. Numerosos tipos de câncer como o pulmão, a boca, da mama, do cólon e da pele.

Excelente doente de Vitamina C, protegendo contra danos por radicais livres e auxilia na reconstrução de colágeno na pele. O Flavonoides como hesperetina, naringina e naringenina são conhecidos em aumentar a imunidade e ainda tem propriedades anti-inflamatórias. São ricos em fibras que ajudam no movimento intestinal e com a vitamina C ajuda na produção e liberação de sucos digestivos.

Contêm folatos e antioxidantes que reduzem o colesterol e previnem doenças cardíacas e derrames. Ajuda na produção de colesterol LDL. A Butiá contém um outro composto conhecido como pectina, conhecida por absorver todas as gorduras que contêm níveis elevados de colesterol. é, também é uma fonte de Potássio. Também é  rica em Vitaminas do Complexo-B como tiamina, piridoxina e folatos. A vitamina B é conhecida em aliviar o stress, ansiedade e depressão. A queima de gorduras é acionada por ele. Ele também ajuda a reparar danos ao DNA. Ajudar a emagrecer pelo baixo teor calórico, diminui a prisão de ventre.

Do coquinho do butiá se faz geleia, licor, vinho, vinagre e doces diversos, das sementes, que podem ser comidas in natura ou assadas, também se extrai o óleo. Do estipe da palmeira, caule, se fabrica papel. O artesanato com palha e semente de butiá

CARNAÚBA

As suas raízes são usadas com fins medicinais, por possuírem fortes propriedades diuréticas. A raiz da carnaúba é diurética.
Usa-se para combater a hidropisia, o reumatismo e a sífilis. Os frutos são riquíssimos em nutrientes, e utilizados na produção de ração animal para o enriquecimento da alimentação do gado. Os troncos proporcionam uma madeira de altíssima qualidade para construções, e muito resistente às ações do tempo. As suas folhas são amplamente utilizadas, sendo aplicadas desde telhados e coberturas de casas e abrigos, até no artesanato, na adubação do solo e finalmente na extração da cera de carnaúba, que por si traz inúmeras outras utilizações.

A cera da Carnaúba é tratada como a “Rainha das Ceras”. Além de possuir uma composição muito rica e propícia para a utilização industrial, esta cera possui um ponto de derretimento muito maior em relação a outras ceras, o que a torna muito mais forte e rígida, oferecendo uma película protetora muito mais duradoura do que as ceras convencionais quando aplicada em superfícies metálicas.

Da polpa, extrai-se uma espécie de farinha e um leite que, à semelhança do leite extraído do babaçu, pode substituir o leite do coco-da-bula. A amêndoa da carnaúba, quando torrada e moída, costuma até mesmo ser aproveitada localmente em substituição ao pó de café.

Coco

 Considerada a principal palmeira do mundo, O coco é um fruto que atende pelo nome cientifico de Cocos nucifera L. é originário do coqueiro que se trata de uma planta da família das palmeiras e que é a única espécie conhecida no gênero Cocos.

coco é um dos alimentos mais nutritivos que existem, para se ter uma ideia a água de coco tem mais potássio do que a banana, a carne do coco tem 3x mais fibra do que a maçã e contém tanto ferro quanto o espinafre e o óleo é tão nutritivo que pode ser comparado ao leite materno. Em suas diversas formas e composições, o alimento, além da conhecida quantidade de vitaminas e minerais, tem uma combinação ímpar de ácidos graxos que traz muitos benefícios importantes para nossa saúde.

O óleo de leite e derivados dela são comumente utilizados em cozinhar e fritar; óleo de coco também é amplamente usado em sabões e cosméticos. A água de coco líquido transparente dentro é uma bebida refrescante e pode ser processada para criar o álcool ou misturado com gengivas e branqueadores para fazer um substituto do leite popular. As cascas e folhas podem ser utilizadas como material para fazer uma variedade de produtos para fornecer e decorar. Ele também tem um significado cultural e religioso em muitas sociedades que o utilizam. Os cocos foram usados na medicina tradicional em todo o mundo para o tratamento de inúmeras doenças, variando de dores de garganta, resfriados, dores de ouvido e a tuberculose, tumores e úlceras. Estudos médicos recentes verificaram que coco pode ter antibacteriana, antifúngica, anti-helmíntico, e propriedades antivirais, entre outros benefícios para a saúde. O óleo de coco já foi evitado, pois é composta de gorduras saturadas, que foram pensados para aumentar o colesterol. No entanto, a pesquisa recente sugere que uma vez que tem de médio em vez de ácidos gordos de cadeia longa, de óleo de coco não aumentar o colesterol, mas, na verdade, pode proteger contra a doença de coração.

Coco agora se tornou popular como um alimento de saúde, c benefícios.

Coco branco (polpa):
 A polpa do coco é repleta de flavonoides, nutrientes que combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores, têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, além de estimular a produção de enzimas que melhoram imunidade e combatem substâncias cancerígenas. “O coco também é rico em carboidratos que ajudam a repor energia perdida com, por exemplo, o consumo de álcool

Água de coco: É excelente fonte de sódio e potássio, o que a torna uma potente aliada para manter a hidratação do corpo e prevenir cãibras. “Outros minerais são encontrados na água de coco, tais como: cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro, são fontes de vitaminas quantidade como as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C – que conferem ao coco propriedade antioxidante”.

Óleo de coco: Também fortalece o sistema imunológicomelhora o funcionamento da tireoide, aumenta a disposição e a queima de gorduras. Ele tem uma potente capacidade hidratante quando aplicado na pele ou nos fios dos cabelos, por isso é um ingrediente básico de vários produtos de beleza, como loções e cremes. No preparo de alimentos, a iguaria é a melhor alternativa, pois é muito estável e não altera sua estrutura química quando exposta a altas temperaturas, continuando saudável durante o cozimento dos pratos.

Leite de coco: O o leite de coco é fonte de vitamina A e E, e minerais como potássio e cálcio. Além disso, é excelente fonte do ácido graxo láurico que atua fortalecendo a imunidade. O produto também é uma alternativa livre de lactose para aqueles que são intolerantes ou alérgicos ao leite animal. A bebida é vegetariana e não tem soja ou glúten.

GUARIROBA

 Possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o Palmito é um alimento com poucas calorias e rico em potássio, na qual ajuda a manter controlada a pressão arterial, além de combater a retenção de líquidos. O Palmito é um caule, da família das hortaliças.

é rico em vitamina B6, que possui função importante para a produção de hemoglobina, favorecendo a composição do sangue, induzindo à melhor metabolização de gorduras, proteínas e carboidratos, benefício visado por aqueles que seguem dieta e buscam controle de peso.

A vitamina de complexo B também favorece o humor, favorecendo a condições de humor irregular até a redução de efeitos causados por depressão e desequilíbrios neurológicos. Esses efeitos são garantidos pela serotonina contida no Palmito. É importante destacar que os benefícios do Palmito de Guariroba também se estendem às mulheres de idade mais avançada, que sofrem com as consequências resultantes do excesso de estrogênio.

É rico em Zinco, mineral potencializador com propriedades curativas. O mineral pode ser muito útil para auxiliar no tempo de recuperação desde feridas simples até feridas mais profundas.

A riboflavina contida no Palmito é responsável pelos benefícios que favorecem a composição sanguínea. Ela é funcional para a produção de células vermelhas, induzindo ao fortalecimento do organismo, contribuindo com o bem estar, prevenindo consequências do envelhecimento, melhorando o desempenho nos treinos, o que induz aos benefícios que levam à melhor construção de músculos e também perda de peso, já que a qualidade dos treinos será superior. O fortalecimento do corpo também pode ser justificado pela porção de vitamina C que o Palmito pode oferecer. Ela é muito conveniente para a otimização do desempenho físico, e o melhor, ainda induz à uma melhor absorção de Ferro, mineral fundamental para bons resultados.

Para Gravidez: Ele pode contribuir como fonte de ácido fólico. Uma porção pode oferecer até 400 mg de ácido fólico sintético, o que pode ser reconhecido como um suplemento importante para o desenvolvimento fetal.

JERIVÁ

 Esta palmeira é a que produz o famoso “coquinho” que eu comia muito quando criança e ficava grudando nos dentes. As crianças adoram! É usado em merenda escolar . O Jerivá é rico em Omega 3, 6 e 9, tem muita vitamina A e tem alto teor de carboidratos. A amêndoa é rica em proteína e cálcio, um excelente alimento para pessoas convalescentes e o óleo dessa amêndoa tem propriedades que podem ajudar a diminuir os efeitos da osteoporose, artrite e reumatismo, além de produzirem 38% de óleo que pode ser usado na culinária

O óleo é um biocombustível e pode substituir com vantagens o óleo de cozinha. Pode ser usado na cosmética e na impermeabilização de revestimentos, móveis e de artefatos feitos de bambu. É utilizada em projetos de paisagismo, em jardins, ruas e praças; seja isolados ou em grupos; e para a recuperação de áreas degradadas.

Na fitoterapia pode ser usado no combate à diarreia, no tratamento do amarelão(doença parasitária, como vermífugo, se utilizando chá da casca e da flor, ou o suco dos frutos, a amêndoa da semente é rica em proteínas e cálcio e, por isso, contribui para diminuir os efeitos da artrite, da artrose e do reumatismo, para ajudar a sanar problemas nos rins, devido à sua ação diurética. A polpa do jerivá maduro batida, serve para preparação de sucos, sorvetes, geleias, cremes e mousses, amêndoas das sementes são comestíveis in natura e podem ainda ser usadas como óleo ou farinha.Os ácidos graxos contidos nesse óleo servem como matéria prima para a fabricação de sabão. O palmito extraído da planta é  muito saboroso, as folhas servem para cobertura de casas e como alimentação de animais. As fibras das folhas jovens são utilizadas pelos índios guaranis para a confecção de instrumentos musicais de corda. A planta (palmeira) do jerivá é utilizada, de forma ornamental, em jardins, áreas urbanas, ruas, calçadões, praças e projetos de paisagismo. As sementes, as fibras dos cachos e as folhas, podem ser utilizadas para confecção de produtos artesanais

MACAÚBA

Contém grande valor nutricional indispensáveis para saúde geral do corpo e todas as suas partes podem ser utilizadas para muitos fins. Seu fruto possui 2 tipos de óleos: o da polpa que é utilizado para produção de biodiesel e o da amêndoa. O óleo da amêndoa é usado na produção de sabão, sabonete, margarina e cosméticos.

Indicada para: Resfriado, como Antioxidante, para o Sistema Imunológico, Cabelos, perda de Peso, Sistema Gastrointestinal, Saúde dos Olhos, Prevenir o Câncer, Saúde do Coração, estimulante do apetite, pele, na alimentação, para diminuir pressão arterial, vasos sanguíneos. Ela contém carboidratos, proteínas,cálcio, fibras, Vitamina C , manganês, magnésio, fósforo, ferro, potássio, zinco.

Também controla a alergia que causa o resfriado. Reduz o nível de histamina e muitas vezes reduz a duração do resfriado.É um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças , fortalece  por ser rica em Vitamina C Tem efeitos benéficos para o cabelo, tanto para raízes como pontas. Ajuda a dissolver a gordura do fígado e vesícula biliar, controlando o peso. Elimina parasitas do sistema gastrointestinal, boa para os olhos.

PALMITO JUÇARA

Possui grandes quantidades de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. O vegetal é rico nos seguintes minerais: cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio.

Em relação a vitaminas, o palmito possui: vitamina A, vitamina B e benefícios do Palmito para saúde vitamina C. Além de todas essas propriedades, o alimento ainda é rico em fibras, importantes para a regulação e bom funcionamento intestinal.

Para fortalecer a musculatura a presença do zinco aumenta a produção de proteínas e ainda ajuda o processo de cicatrização. Também é fonte de vitamina B6

Mulheres que desejam impulsionar a fertilidade podem depositar esperanças no palmito, pois ele pode contribuir como fonte de ácido fólico. Uma porção pode oferecer até 400 mg de ácido fólico sintético, o que pode ser reconhecido como um suplemento importante para o desenvolvimento fetal.

Por ser fonte de potássio, o consumo do palmito normaliza os níveis da pressão arterial, evitando os picos e as quedas. Sua ingestão ainda pode contribuir com o controle dos batimentos cardíacos e melhorar a saúde do coração

PUPUNHA

Possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a está entre as frutas que mais trazem benefícios ao corpo:
Ajuda na perda de peso, ótima para a saúde do coração; excelente fonte de energia; fortalece a imunidade; ajuda a combater doenças na pele.
Fonte de energia, ela contém carboidratos que são essenciais para fornecer energia ao corporal. As vitaminas e minerais presentes funcionam como um reforço para o sistema imunológico. Além disso, essas propriedades juntas eliminam os efeitos nocivos de qualquer doença e estimula o crescimento de uma nova célula protegendo o corpo. É rica em fibras dietéticas nutricionais ajuda o sistema digestivo e a absorção de nutrientes eliminando a constipação.
Ajuda a prevenir ataques cardíacos, limpa o excesso de colesterol dos vasos sanguíneos. Ajuda a regular a insulina e glicose combatendo a diabetes

 É rica em Vitamina A e o caroteno presente na pupunha também trabalha para melhorar a visão e ajuda a evitar doenças nos olhos, como cataratas, miopia e previne da degeneração macular.

Possui antioxidante que ajuda a reduzir a célula cancerosa e promover uma boa célula para substituí-la. Além disso, aumenta a imunidade e a energia do paciente com câncer. Boa Fonte de Vitamina C ajudará a aumentar a resistência, e a evitar que possamos contrair diversas doenças.

TUCUMÃ

Esta planta é coisa muito séria, foi me apresentada pelos meus irmãos espirituais Francilene e Flavio de Manaus, deveria ser mais cultivada. Foi quem me inspirou a organizar este artigo para poder compartilhar essas maravilhas da natureza.

O Tucumã é uma fruta da Amazônia que vem sendo utilizada para ajudar a prevenir e a tratar a Diabetes, pois ela é rica em Ômega-3, gordura que diminui a inflamação e o Colesterol alto, ajudando também no controle do nível de açúcar no sangue. A casca é também utilizada para fazer cosméticos. Da sua palmeira aproveitam as folhas, que são bastante resistentes e utilizadas para produção de cordas, redes de pesca e de dormir. Sua madeira é dura e resistente utilizada na fabricação de utensílios em geral. Além de afrodisíaco, é importante para o sistema vascular e, portanto, ótimo para prevenir, por exemplo, a Disfunção Erétil. O Tucumã é rico em Cálcio que ajuda na construção de ossos fortes é saudáveis, mais também fortalece os dentes, melhora as contrações musculares e até na coagulação sanguínea.

O Tucumã além do delicioso suco que é possível obter por meio da fruta,  também é fonte de Vitamina C, nutriente essencial para o Sistema Imunológico e para o emagrecimento. A Vitamina C funciona como antioxidante, barrando algumas doenças, como resfriados e tumores.Muito boa fonte de Vitamina C, ajuda nosso corpo a produzir Colágeno. O Colágeno é conhecido por manter a elasticidade da Pele, prevenir rugas e retardar o processo de envelhecimento. A Vitamina C também melhora a nossa Imunidade e ajuda a combater as bactérias da Pele causadora da Acne.

É rico em magnésio. Ele produz energia e regula o açúcar no sangue e participa de diversas reações químicas no corpo. Além disso, O Magnésio contido no Tucumã ajuda a manter os níveis apropriados de outros minerais, tais como Cálcio, Potássio e de Zinco. Ele também ajuda na síntese de proteínas e no transporte de energia, facilitando a transmissão dos impulsos nervosos e regularizando as contrações musculares.

​Rico em Ômega-3, podem ser encontrados como azeite, reduz o Colesterol e previne ataques cardíacos, além de prevenir a formação de placas de gorduras nas artérias, reduz o mau Colesterol (LDL) e aumenta o bom (HDL). Como antioxidante elimina ou neutraliza os radicais livres que podem causar doenças crônicas, incluindo o Câncer.

Retarda o envelhecimento. Melhora a pele oferecendo o alimento que ela necessita. Também protege o corpo de degeneração celular.

Tucumã é Rico em Fibras: A Fibra é a parte indigesta dos carboidratos, encontrados principalmente em alimentos de origem vegetal como o Tucumã. Ele forma uma massa gelatinosa no nosso aparelho Digestivo. Ele transforma os alimentos em massa, facilitando a Digestão e aumentando a absorção de nutrientes. A Fibra ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como a Hipertensão, Colesterol, Diabetes e doenças cardíacas. É Fonte de Potássio que é essencialmente usado para manter o equilíbrio de fluidos, auxilia na função muscular, remoção de resíduos do corpo, ajuda a manter o sistema nervoso funcionando corretamente. A deficiência de potássio provoca fadiga, irritabilidade e hipertensão (pressão sanguínea). Também é Rico em Proteínas, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de músculos, ossos, ligamentos e tecidos. Ajuda a combater infecções estimulando o Sistema Imunológico

VIVA AS PALMEIRAS!

​Fontes:
Anotações Pessoais
Guia de Campo As Palmeiras – Edson Luiz

https://www querosaude.com.br
https://www.saudedica.com.br – Dicas de Saude
https://www.naturalcura.com.br – Cura Matural
https://www.frutiferas.com.br

Compartilhe:

Deixe uma resposta