Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/xaman093/public_html/wp-content/themes/colormag-pro/functions.php:271) in /home/xaman093/public_html/wp-content/plugins/sky-login-redirect/sky-login-redirect.php on line 227
A Lua na Astrologia por Hector Othon - Xamanismo

A Lua na Astrologia por Hector Othon

nota: A imagem acima é da artista Melissa Shemanna

É com satisfação que colaboro com meus textos de Astrologia novamente no Site de Xamanismo do nosso amado Leo Artese.

Tenho muitos textos, mas só vou ir colocando a medida que vocês que curtem o site forem pedindo, para corresponder a vontade de vocês. Eu deixei o título dos links dos textos relacionados para que vocês escolham os que lhe interessam.

Estou com a ideia que logo realizo de compartilhar a situação da Lua em trânsito durante cada mês para facilitar seus estudos e tenham orientações astrológicas sobre a movimentação da Lua pelo zodíaco, seus aspectos importantes a outros planetas e suas fases. Juntos vamos construir aquilo que seja realmente útil e adequado para o público amado deste site.

Para se comunicarem comigo me escrevam no e-mail canalastrothon@gmail.com

Para saberem de mim e sobre meus atendimentos visitem meu site:

http://curso.astrothon.com.br/atendimentos-com-hector-othon-2/

Introdução

A Lua é o astro mais próximo à Terra, o único que se apresenta acolhedor e generoso em nuances. Ela não é violenta como o Sol, que incendeia os olhos de quem o encara, nem recatada como os planetas, que se mostram como distantes estrelas. Ela presenteia, a cada dia, com um rosto diferente, sempre encantador, mágico, que quando namorado fala, cura, alimenta, inspira.

A Lua tem cumplicidade antiga com as almas encarnadas. Sempre foi adorada em todas as culturas e civilizações como Grande Mãe, protetora da vida, deusa do Feminino e a ela são dedicados os mais belos poemas, canções, historias e as mais diversas criações artísticas.

Ela é, depois do Sol, o corpo celeste de maior influência na vida na Terra. A periodicidade de seus movimentos, estão sincronizados aos ciclos e fenômenos da natureza, dos animais, das plantas e do ser humano. O Sol é o impulso da vida, a Lua, a sustentadora. A Lua com sua força e qualidades condiciona locais e ambientes favoráveis à vida. Ela estimula e inspira a arte de gerar, nutrir, cuidar, acolher.

A Lua e o Sol são os luminares da alma encarnada. O Sol representa o princípio vital, o centro, a fonte da luz, enquanto a Lua, o princípio receptor, o dom de cuidar e alimentar, ambos masculinos e femininos.

A Lua é a rainha e senhora dos mundos úmidos, onde a vida faz sua festa. A Lua é a Luz na noite que ilumina com delicadeza e suavidade os corações e abençoa com a arte do carinho, do cuidado mútuo e a delicia de cultivar a união.

 

O Símbolo da Lua

Simbolo da LuaA parte do círculo que falta sugere a disponibilidade de espaço para ser preenchido, completado. O espaço que pode ser preenchido pelo outro. A concavidade do meio círculo lunar sugere receptividade, acolhimento, um convite claro para ser preenchido, visitado.

A curvatura suave sugere a maternalidade, o acalanto, o acolhimento e ao mesmo tempo a força da proteção. Um lugar onde se pode descansar e ser acarinhado.

O Símbolo da Lua pode ser também com sua abertura para o outro lado.

 

Atributos da Lua

AFINIDADES: Emoção, intuição, imaginação, reações psíquicas, vida familiar, origens, ancestrais, memória, fertilidade, cio, agricultura.

NATUREZA: úmida, fria, feminina, receptiva, mutável.

METAL: prata.

PEDRA: pedra-da-lua, pérola.

ANIMAIS: caranguejo, tartaruga, pantera, cisne, lebre, gato, coruja e todos os animais noturnos.

VEGETAIS: dama da noite, íris, nenúfar, pepino, melão, junco,…

CORES: prata, branco, azul cobalto, os tons opalescentes.

PERFUMES: dama da noite, íris, rosa (os cheiros da noite).

PARTES E FUNÇÕES DO CORPO: estômago ou processo digestivo, cerebelo, órgãos reprodutores femininos, seios e olho esquerdo. As mucosas, os líquidos corporais incluindo linfa, a menstruação. A concepção, a gestação e o parto. Todos os ciclos hormonais, incluindo o eixo hipotálamo- hipófise e sua ligação com o sistema límbico cerebral, centro de nossas emoções. Ela influência através das emoções.

DIA DA SEMANA: segunda-feira. Dia das Almas.

SIGNO DE DOMICÍLIO: Caranguejo

SIGNO DE EXÍLIO: Capricórnio.

SIGNO DE EXALTAÇÃO: Touro.

SIGNO DE QUEDA: Escorpião.

PALAVRAS – CHAVE: Receptividade. Feminino. Emoção. Família. Tradição. Memória.

 

Ciclo Lua – Sol

A Lua e o Sol são dois fatores psíquicos complementares. O Sol é ativo, a Lua é reativa, receptiva, passiva, introvertida. O Sol é masculino, a Lua é feminina. O Sol é transparente, claro, a Lua é caprichosa e as vezes ambígua. A Lua cuida, acolhe, o Sol impulsiona, anima, vitaliza.

A Lua para poder agir com condições, incentiva a pessoa a desenvolver sua função Solar, a expandir a consciência de si, o autoconhecimento, a individuação, a pessoa se tornar dona de si e desenvolver o comando de sua vida com generosidade.

Por outro lado a Lua cria condições emotivas, afetivas para que o Sol possa se desenvolver e complementar.

A Lua contribui com a sabedoria das emoções, a riqueza da sensibilidade, a maestria da flexibilidade e a adaptabilidade enquanto o Sol contribui com o Centro, a força, o entusiasmo, a disposição para prover e realizar.

A Lua contribui com os ensinamentos do passado, o Sol aplica estes conhecimentos para fazer acontecer o presente.

A Lua contribui com os condicionamentos básicos e automáticos herdados da ancestralidade… o Sol adéqua estes condicionamento as novas realidades e os reprograma.A consciência, sensibilidade e inteligencia se expandem, a Lua se ilumina com a Luz do Sol, o Sol se alimenta, recicla, renova no acolhimento da Lua.

O Sol é o rei do dia. A Lua é a rainha da noite, a luz da noite, a senhora da noite. O Sol é quem fecunda, mas a Lua é quem cria as condições para a vida surgir, se manter e desenvolver.

As fases da Lua são um dos ciclos mais belos que adornam o céu. A Lua muda constantemente de fase, perfazendo seu ciclo completo em 29 dias. Quer dizer a Lua demora 29 dias para voltar a uma mesma fase.
Quando está em conjunção com o Sol, desaparece (Lua Nova), pois o brilho solar a ofusca completamente. É neste período que é “fecundada” pelo Sol.

Na próxima fase, começa a distanciar-se do sol e começa a crescer o filho gerado.

Quando entra na fase da oposição, fica totalmente cheia (Lua Cheia) e é o momento do nascimento, do apogeu do ciclo Sol-Lunar. A continuação, começa a minguar até aproximar-se novamente da conjunção com o Sol, que a ofusca novamente. E reinicia o ciclo.

Acompanhar a evolução das fases da Lua é um dos fenômenos estelares mais belos que podem ser curtidos a cada mês, experimente.

O ciclo da Lua ao redor do Sol pode ser descrito em 4 fases ou, mais detalhadamente, em 8 fases. Pela extensão deste conteúdo foi colocado em outro artigo.

Clique nestes link para acessar o texto das Fases da Lua

Lunação no Mapa natal

 

A Lua na Astrologia

Na Astrologia a Lua corresponde e interage com as faculdades da personalidade que regem a vida emocional, o instinto e a memória.

Ela por sua importância na personalidade é chamada de luminar, como o Sol.

A Astrologia estuda a relação da Lua, seus ciclos e movimentos, com a vida na Terra como um todo e a vida de seus indivíduos: países, cidades, pessoas, animais, plantas. Assim a Lua é personagem principal em todas as vertentes da Astrologia.

A Lua representa o arquétipo da Grande Mãe, matriz geradora de todas as coisas e seres, e do cuidado, acolhimento e nutrição da vida.

No corpo

Na Astrologia medica a Lua rege a dinâmica dos fluidos do corpo, assim como faz com rege as águas que acariciam a Terra. A situação astrológica da Lua natal dá dicas de como funciona a dinâmica dos processos metabólicos e de nutrição (especialmente no estômago).

A Lua natal

A Lua natal é a Lua que reinava no céu no momento do nascimento. A Lua natal pode dar dicas preciosas de como a pessoa gosta de ser acolhida, recebida, tratada.

A Lua como mestra

A Lua, assim como o Sol, devem ser muito bem estudados. A Lua quando acolhida como mestra, ensina comportamentos e atitudes fundamentais para a pessoa viver com mais amplitude e plenitude.

A Lua nos ensina sobre a importância do afeto, do carinho, do cuidado mútuo, da cooperação. Por isto aquele que adota a Lua como mestra vira querido, fofo, popular.

 

A Lua no mapa natal

No mapa natal de uma pessoa, a situação astrológica da Lua, determina o jeito como a pessoa vive seu mundo emocional, o que para ele é fundamental para se sentir acolhido, íntimo, protegido.

A lua natal também fala como a pessoa responde instintivamente, o que para ele é automático, seu jeito espontâneo de reagir.

A maioria das pessoas conhece seu signo solar, mas poucos conhecem o signo lunar – o signo zodiacal onde estava posicionada a Lua no momento do nascimento.

O posicionamento e situação astrológica da Lua natal no mapa natal oferece importantíssimas informações das potencialidades da Lua na vida da pessoa ou acontecimento.

A lua natal fala de como a pessoa vive o mundo emocional, o instinto e a memória.

A lua natal revela a forma em que se manifesta no indivíduo o feminino, a Infância, os sentimentos, as emoções e reações espontâneas e cotidianas; o instinto de sobrevivência; os costumes e valores herdados dos antepassados e aprendidos na família; o estilo de se cuidar e de cuidar a outros, as funções do sistema nervoso parassimpático e alguns elementos do sistema reprodutor (útero, seios, saco do homem e outros).

A situação astrológica da Lua no mapa natal fala do ambiente ideal para se sentir aconchegado e das suas possíveis expectativas de complementação no amor e na família. receptividade. A Lua fala da infância da pessoa, da sua mãe ideal, dos possíveis desafios emocionais a serem vividos. Fala da imaginação, sensibilidade, do tipo de reação espontânea, hábitos e memórias.

É muito importante também conhecer a situação astrológica das pessoas com quem se convive. Este conhecimento da dicas valiosíssimas de como nos relacionar com pessoas queridas. Quando se conhece a lua natal das pessoas com quem se convive, sabe-se como agradar e receber com mais adequação.

O que revela a Lua no mapa natal?

  • Dicas de como a pessoa gosta de ser tratada, cuidada e complementada.
  • Fala dos ambientes em que a pessoa se sente bem recebida, familiar, em casa.
  • Revela o que a pode magoar, o que gosta de ganhar de presente e a forma em que vive seu mundo emocional.
  • Revela suas expectativas das pessoas que associa ao papel de mãe
  • Características da criança emocional
  • O modo da pessoa cuidar, acolher, alimentar, ser mãe.

A Lua no mapa de um homem

Caracteriza a sua criança emocional e como gosta de ser cuidado e aconchegado. Expressa também a sua mãe interior ideal. A forma potencial que se cuida, nutre e aconchega. A Lua natal sugere os rasgos fundamentais da personalidade de sua mulher interior ou parceira ideal. Representa as características de personalidade esperadas como complementaridade em suas mulheres (mãe, esposa, amiga íntima). Expressa os possíveis enredos emocionais nos relacionamentos, família e vida em geral. A situação astrológica da Lua natal falará tanto as qualidades positivas, como as negativas de seu mundo emocional.

A Lua no mapa de uma mulher

A Lua natal na carta de uma mulher sugere o tipo de mãe e mulher que pode ser o se tornar. Descreve a sua criança e mãe interior ideal. Revela características fundamentais do estilo de mulher que gosta de ser. A Lua natal pode determinar características sobressalentes da personalidade muitas vezes sobrepondo-se a força do signo solar. A Lua representa também a fertilidade e o tipo de mãe potencial. Informa como a mulher gosta de ser tratada, cuidada, complementada. Fala das características ideais da sua casa, ou ambientes em que goste estar. A Lua natal também informa o que da segurança e tranquilidade a mulher, onde ela se sente acolhida e pode descansar, se nutrir. No corpo rege o útero, ovários e seios.

Como estudar a Lua natal?

O conhecimento do signo lunar e sua situação astrológica facilita bem-estar e conforto emocional.

A situação astrológica da Lua revela importantes informações do astral regente, tanto pelo seu posicionamento, como pelo momento do ciclo em que se encontre e os aspectos que fizer com o resto dos planetas e direções significativas.

O que focar no Mapa natal para estudar a situação astrológica da Lua?

  • O signo e casa onde se encontra
  • Os aspectos astrológicos com o resto dos planetas, pontos significativos no mapa (nodo lunar) e direções (Ascendente, Meio do Céu)
  • A situação astrológica de seu “dispositor” (planeta que rege o signo onde se encontra).
  • As casas que rege: a casa 4 e a casa que tiver o signo de Caranguejo na cúspide, ou senão estiver na cúspide que o signo de caranguejo esteja potencializado seja por estar interceptado ou por ter planetas nele o potencializando.

É muito importante perceber como funciona a faculdade lunar na pessoa. Quando a faculdade lunar da pessoa funciona de forma mecânica e automática, segundo a programação do sistemas de crenças do mundo cultural, familiar da pessoa, pode conduzir a dor e o sofrimento.

Para identificar como a Lua se manifesta em você, observe a forma de como cuida de si, do ambiente e das pessoas e coisas. Observe como se alimenta e contribui com a alimentação dos outros. Identifique, defina as características do ambiente e situação em que se sente acolhido e aconchegado. Conheça sua criança interior. Conheça sua mãe interior. Conheça suas necessidades emocionais primárias e a forma em que busca satisfaze-las.

O signo lunar no mapa natal

Na Astrologia a Lua natal é considerada como uns dos pilares fundamentais da personalidade junto ao Sol natal e o Ascendente.
É comum se conhecer o signo solar, mas poucos conhecem o signo lunar. No entanto, o signo lunar é tão importante quanto o solar.

Significado do signo lunar

O signo lunar fala das potencialidades para a vida emocional, instintiva e a memória.

O signo lunar revela o modo em que se manifesta na pessoa seu lado acolhedor, receptivo, feminino e como são as reações espontâneas e cotidianas. Fala do tipo de instinto de sobrevivência; dos costumes e valores herdados dos antepassados e aprendidos na família; o estilo de se cuidar e de cuidar a outros.

O signo lunar se expressa com mais força na infância, de tal jeito que para o entendimento do comportamento de uma criança é muito importante ter em conta o signo lunar.

A pessoa quando jovem e adulta vive o signo lunar mais claramente através de sua criança e mãe interior. Assim o signo lunar dá importantes dicas das expectativas que uma pessoa tem de ser acolhida e tratada. Revela também o que a pessoa gosta, os ambientes onde se sente familiar.

Ao signo lunar esta associada a forma em que se ativa o sistema nervoso parassimpático e alguns órgãos do sistema reprodutor (útero, seios, saco do homem).

O signo lunar sugere:

  • como se reage emocionalmente às situações inesperadas
  • estilo da emoção e do humor
  • o que sensibiliza ou atinge
  • o que afeta ou mágoa
  • o que deixa feliz e satisfeito
  • as simpatias e as antipatias que se tem num primeiro momento
  • como se interpretam os fatos com base na memória que se tem das experiências vividas no passado
  • o que será focado dos costumes e heranças da família e cultura original
  • a natureza do comportamento inconsciente, condicionado e instintivo
  • a expectativa de complementação emocional nos relacionamentos
  • as características ideais dos espaços e ambientes íntimos
  • como se “nutre” e cuida do corpo e das necessidades emocionais ou como espera-se ser complementados
  • como se vê a mãe (mãe ideal) e as expectativas das mulheres próximas
  • a forma de ser da criança interior

O signo lunar na Astrologia cármica

Em Astrologia cármica fala-se que o signo onde se traz a Lua é um signo onde se viveu e acumulou muitas experiências em vidas passadas de tal jeito que nesta vida o que se traz desse signo vem de forma instintiva e familiar.

A casa astrológica onde se encontra a Lua natal sugere:

  • o setor da vida onde se centraliza a vida emocional.
  • o setor da vida onde a pessoa prefere descansar, aconchegar-se, estabelecer relações de afeto.
  • o setor da vida, assuntos e temas onde se é mais popular e bem aceito.

Exemplo: Quem tem a Lua na casa 4, gosta de ambiente familiar – o Lar é muito importante. Uma pessoa com a Lua na casa 10, reconforta-se emocionalmente na sua vida profissional e social. Na casa 4, a pessoa é popular na família; na casa 10, é popular no ambiente social.
Refugia-se no seu mundo pessoal ou interior quando a lua natal esta da casa 1 a 4, compartilha com amigos, parceiros e grupos seus desafios emocionais quando a lua esta da casa 7 a 11.

A situação astrológica da Lua natal no mapa natal fala de como a pessoa vive a sua emoção, afeto, fala do ambiente ideal para se sentir aconchegado e das suas possíveis expectativas de complementação no amor e na família. receptividade. A Lua fala da infância da pessoa, da sua mãe ideal, dos possíveis desafios emocionais a viver. Fala da imaginação, sensibilidade, do tipo de reação espontânea, hábitos e memórias.

Os ângulos (com significado astrológico) ou aspectos maiores dos planetas natais e pontos significativos do mapa natal à Lua, revelam informações da dinâmica da vida emocional: facilidades, desafios, possíveis enredos, dramas, necessidades, estilo. O conhecimento dos aspectos maiores à Lua natal permite a pessoa entender seus automatismos e necessidades emocionais, e assim a pessoa considerando sua forma de funcionar emocionalmente poderá gerenciar sua vida com mais adequação a seu jeito de ser.

Identificando automatismos emocionais negativos os poderá reprogramar e canalizar sua força de forma positiva, se assim o quiser.
A expressão e força de um aspecto à Lua natal, dependem da consciência e da inteligência emocional da pessoa, da configuração geral em que se encontra o aspecto, e do momento da vida. Por isso, pode se dizer que a forma de se viver um aspecto e suas possíveis maneiras de se manifestar, vai depender muito da pessoa, momento de vida e suas circunstâncias.

Todo aspecto ainda tenso pode se reverter em positivo, sempre que se entenda como funciona e se iluminem seus desafios.

Os planetas em aspecto à Lua sugerem facetas interiores da personalidade protagonistas nos dramas pessoais ou atraem determinados tipos de pessoas com as quais se vivem os dramas prometidos nos aspectos à Lua natal.

A Lua bem aspectada

Aspectos harmônicos: sextil, trígono e algumas conjunções

Uma lua bem aspectada, em princípio, poderá propiciar uma vida emocional equilibrada e protegida. Ainda que possa existir uma situação difícil no ambiente familiar, a pessoa encontra formas positivas de viver e de processar possíveis traumas.

Bons aspectos sugerem família generosa, equilíbrio emocional, segurança, sorte com familiares, encontrar pessoas acolhedoras e generosas; também são favoráveis à vida pública, ao carisma, à aceitação social e ao astral agradável que inspira confiança e estima.

Qualidades: Candura, simpatia, equilíbrio, aconchego, intuição, confiança, maternalidade, talento para a cozinha e cuidados em geral.

A Lua mal aspectada ou em curto circuito

Aspectos tensos: quadratura, oposição, quincunce

Uma lua natal mal aspectada pode propiciar a pessoa situações emocionais desafiadoras desde cedo na vida; sugere dificuldades na vida emocional da pessoa na infância, relacionamento difícil com família, lar. Desafios em pertencer, cuidar, acolher, nutrir…. Os aspectos da Lua contém uma síntese das experiências emocionais passadas, inclusive de outras vidas.

A emoção tem por alimento a memória e as experiências vividas no passado. As positivas abrem caminhos, as negativas detonam alarmes e circuitos defensivos e paranoicos, alertando quando uma determinada situação ou energia já fez sofrer. Assim uma pessoa com muitos aspectos tensos é uma pessoa em princípio cheia de alarmes e paranoias que a levam a potencializar os lados negativos dos relacionamentos.

Por isso, os aspectos tensos à Lua devem ser bem conhecidos e estudados porque, ao serem ativados pela memória negativa de um passado dolorido, podem levar a pessoa à respostas defensivas, paranoicas, ou a atitudes negativas que conduzem a autossabotagem e os ciclos negativos da dor e o sofrimento.

Quando os aspectos negativos são iluminados, entendidos, a pessoa adquire uma maior inteligência emocional e capacidade para viver com profundidade e riqueza as suas emoções e relacionamentos.

Uma pessoa com aspectos tensos está obrigada a aprofundar no conhecimento de sua emoção e buscar na lucidez e virtude alternativas capazes de iluminar seus desafios emocionais. Diz-se que os aspectos tensos têm sua origem em experiências negativas de vidas passadas, onde o lado emocional viveu fortes desafios que tem continuidade nesta vida, até serem acolhidos e iluminados.

Por exemplo, quando a Lua está fazendo “aspectos tensos” com o Sol ou outros planetas, pode provocar mal estar e atrito interior: uma quadratura do Sol com a Lua pode expressar-se em um conflito entre o propicia confiança, vitalidade, segurança (o Sol) e o que provoca conforto emocional (a Lua). Se a pessoa opta pelo que a faz sentir-se bem emocionalmente (a Lua), fica-se sem disposição ou motivação (o sol); se opta pelo que vitaliza, fica-se sentindo falta de conforto e acolhimento. O que fazer? Deve encontrar o jeito de conciliar as diferenças e reforçar as semelhanças. Escutar ao Sol e a Lua e encontrar formas de conciliar o que eles potencializam. A questão aqui é ampliar o leque de possibilidades, enriquecer. Assim um aspecto tenso depois de trabalhado pode se transformar em um dom ou uma riqueza.

Possíveis desafios de aspectos tensos á Lua:

Hipersensibilidade, impressionabilidade, inquietude, instabilidade, irritabilidade, crises, melodramas, obsessões, angústias, neuroses diversas, psicossomatizações; dificuldade de relacionamento, convívio problemático com família e grupos em geral; desconexão com a realidade; frieza ou emoção em desmedida; dependência, atitude de submissão (até mesmo masoquismo); pode caminhar do excesso de conservadorismo ao capricho e à imprevisibilidade.

Interpretação de um aspecto à Lua natal

Um dos objetivos da interpretação de um aspecto por um astrólogo é contribuir com diferentes leituras possíveis de expressão do aspecto, permitindo refletir sobre os possíveis caminhos de canalização harmoniosa de suas tensões e desafios.
O Astroama, através das dramatizações ajuda a encontrar soluções criativas aos desafios dos aspectos à Lua natal.

Lua natal forte

A Lua se manifesta com mais força nas pessoas de signo lunar Caranguejo ou do elemento água, de signo solar, ascendente e lunar no signo de Caranguejo, num segundo grau quando Mercúrio, Vênus e Marte estão no signo de Caranguejo. A Lua pega forte também, quando está ligada por aspectos maiores aos outros planetas especialmente Júpiter, Saturno, Netuno, Urano e Plutão.

A Lua natal nos signos zodiacais

Clique aqui, para acessar os textos da Lua natal nos signos

A Lua natal nas casas astrológicas

Clique aqui, para acessar os textos da lua natal, nas 12 casas astrológicas

Aspectos maiores à Lua natal

Clique aqui, para acessar os textos dos Aspectos à Lua Natal

Desenvolva a sua Lua

O caminho da Lua não é o caminho da sombra, como muitos dizem, mas da luz afetuosa que ilumina acariciando na sombra.

A Lua natal define as características astrológicas das potencialidades da criança emocional e da mãe interior, assim como descreve o ambiente e o astral ideal que acolhe, nutre e aconchega.

Muitas pessoas vivem suas potencialidades lunares de forma muito inconsciente e regredida, ou com grande desproporção em relação a outras funções planetárias. Assim, ainda adultos e desenvolvendo funções sociais de responsabilidade, emocionalmente são muito perturbados e governados por uma criança emocional malcriada, histérica presa a mecanismos perversos de controle emocional construídos na dor da infância. Estes adultos são verdadeiras bombas quando comandados pelas suas perturbações emocionais.

A Lua exige desenvolver a inteligência emocional, convida a adoração e devoção, só assim o carinho brotará e curará as feridas da alma. A lua quando cultuada e acarinhada permite a evolução emocional ate a delicia de chegar a ser mãe de si mesmo e estar pronto para amar e conviver na família e na intimidade com compaixão, paz e alegria.

Invista no conhecimento da situação astrológica da sua lua natal, nela encontrará dicas importantes do caminho mais belo para alcançar maturidade emocional. Desenvolva suas potencialidades lunares e conseguirá a delicia de viver sabendo cuidar de si, dos outros e de seu ambiente.

A Lua e a mãe

A Lua é a faculdade da personalidade que nos permite cuidar, acolher, nutrir ligado nos canais que abrem a sensibilidade e a emoção. Por isto a função lunar pode ser associada ao papel “Mãe”. A Lua natal então revela o tipo de mãe que cada é de si mesmo.

É muito importante quando a pessoa toma consciência de que o “eu lunar” é presente em seu interior, e assim o agir e se comportar como mãe está entre suas possibilidades. Pelas exigências da cultura machista e competitiva que impera, a maioria das pessoas não desenvolve seu “eu lunar” (mãe interior) de forma equilibrada e feliz. E esta deficiência torna as pessoas dependentes das outras que conseguiram desenvolver o papel de mãe (eu lunar).

A pessoa e seus pais biológicos ou adotivos

Aquele que não vive em paz e harmonia com seus pais, não viverá com ninguém. O primeiro passo para viver em paz e feliz é se dispor a um bom relacionamento com os pais.

Deve-se pedir perdão à mãe e ao pai por estar sempre os criticando, os julgando, os mal tratando por não serem como se quer. Haja vista a dificuldade de aceitá-los e amá-los tal com são. Aceita-los não significa fazer o que eles querem, significa os acolher, se dispor aos entender, e captando o que eles querem nos comunicar, informar com carinho e agradecimento qual é a sua verdade, sua posição e neste clima de amor recíproco dialogar, conviver.

À mãe e ao pai, deve-se agradecer tudo quando seja recebido.

A mãe como cúmplice 

É uma bênção ter a mãe como cúmplice e fã. Ela te ama como ninguém. O desafio é conseguir se comunicar com ela a partir do amor, da cumplicidade de ter nascido dela. Nesta direção devem se concentrar todos os esforços.

A mãe é uma pessoa normal, tem seus acertos e seus defeitos iguais a todos. Para a mãe ser cúmplice é importante ela entender que não tem que resolver todos os seus desafios, encontrar solução para todas suas necessidades, nem saber tudo o que seja melhor para você. Tira ela dessa responsabilidade. Fala que o que importa é ela compartilhar o que ela sente. O poder da Lua está na intuição, na telepatia, na sabedoria do sentir… Ninguém melhor que a mãe para sentir juntos a índole de uma pessoa, o astral de uma situação… Aquele que consegue tornar a mãe numa cúmplice e na sua fã tem meio caminho andado.

Faça questão de sempre facilitar a vida de sua mãe o que de melhor puder. Colabore com a felicidade e alegria de sua mãe. Se até agora você não conseguiu, tomara que estas palavras ajudem a fortalecer sua fé e força, e inaugurem um canal de amor, cuidado e carinho com seus pais, especialmente sua mãe.

O eu lunar: mãe e criança interior

A Lua natal rege quando a pessoa é bebê e criança. Isto é devido a que a Lua domina no comportamento instintivo, espontâneo. Experimente estudar a Lua no mapa natal de algum bebê ou criança com quem conviva, e comprove se seu comportamento espontâneo não tem a ver com a situação astrológica da sua Lua natal.

Para os adultos a situação astrológica de Lua natal pode dar informações preciosas do comportamento de sua criança interior e de seus mecanismos de controle emocional. Por outro lado descreve também como poderá se comportar sua mãe interior. E é só esta mãe interior que pode dar conta dos efeitos autossabotadores da criança interior perturbada.

Cada vez que se sente uma forte onda de medo, raiva ou ciúme, pode-se invocar a “mãe interior” para te acolher, cuidar da dor e o sofrimento que te castiga e que quer te destruir.

Sempre que existir conflitos entre os “eus interiores” ou “eu” que perde pode usar a “criança emocional interior ressentida” para expressar sua dor, sua falta, sua frustração, e assim dentro aquela tortura, dor, falta, não ter o que se quer, não poder fazer o que se deseja, não ter a quem se ama e quer do jeito que se quer e sonha. que saco! Ter que conviver com algo que dentro nos nega e faz da vida um inferno.

A mãe interior cuida da criança interior, acolhe o seu choro e a ama, ama, até acalmar, depois a instrui com os segredos que permitem viver com alegria ainda insatisfeitos, em falta, sem realizarmos o que desejamos… arte de aceitar, estar presente e viver no agradecimento.

Quando temos uma emoção forte como o medo ou o desespero pode ser esmagador desconectar de si e ignorar o que se sente. Consciente do perigo que se está o medo pode ser desligado. Mas para desligar o medo, o transe do sofrimento e da dor tem que se acolher a “criança interior” assustada e ativada nos seus transes negativos e mecanismos de controle emocional. Aconchegado, se abraça o medo, se aprende com ele e se faz o que tenha que ser feito.

As emoções deverão ser namoradas com a atenção plena de si e com agradecimento se avaliarem suas mensagens sem se perder nas suas emergências….

O medo e a dor acolhida, escutada, namorada transmite seu ensinamento e libera. A cada abraço mais paz, menos medo, menos sofrimento,,, mais tranquilidade, mais gosto por si, mais autoconhecimento… e a semente da atenção plena pode brotar e abençoar cada passo…

Sinta tua dor, tristeza, medos que te perseguem e que queres apagar quando compulsivamente comes, fazes atividades, te relacionas, entras nas redes… te manter entretido, ocupado, te cansar, te maltratar… sem forças desfalecer e não olhar o que tanto tuas emoções querem te mostrar…

olhe para suas emoções como mestras, aprenda e as administre com alegria sejam dores, sofrimentos… a moléstia que elas provocam estão na medida em que se fecha a elas…

Na bênção da aceitadão, da gratidão e da responsabilidade com tudo o que acontece pode se acolher com serenidade qualquer emoção, captar sua mensagem e a transformar.

Emoção é só emoção, nunca realidade… a realidade se manifesta segundo a arte de como se vivam as emoções.

Você é muito mais que suas emoções, muito mais. Mas se você não as acolhe e com elas aprende elas viram tormenta interior que castiga e inferniza.

Homenageie as suas emoções, acolha até aquelas terríveis que tanto castigam…

Acorde a Mãe interior generosa que vai acolher a Criança interior e lhe transmitir segurança, paz, cumplicidade…

delicias
encantamento
bem consigo mesmo
fonte de carinho e gentilezas para todos os teus…

Entorno do fogo do ardor da sabedoria da Grande Mãe encontre seus familiares, amados e amadas e suas emoções… lidando com elas com centro, atenção plena

seja qual for a emoção que se manifestar
que seja vivida com paz e alegria, ainda terrível, fatal
aceitação
mistérios da vida em milagres

Mãe interior e Criança interior iluminadas de mútuo cuidado e amor…

Desejo a todos a convicção de que as emoções só se manifestam para abençoar é só as namorar, com elas aprender e amar amar amar!!!

A Lua como curadora

Quando a pessoa consegue desenvolver e fortalecer a Mãe Interior: se cuidar, nutrir e acolher como o faria sua mãe ideal, a pessoa se cura de todos os seus males e carências emocionais.

Está-se acostumado a projetar o papel da mãe na mãe biológica ou em outras mulheres próximas importantes, sempre se decepcionando ao ser frustrado nas expectativas caprichosas da criança emocional interior. Só a própria pessoa conseguirá entrar num entendimento com a própria criança interior e satisfazer suas necessidades.

O estudo da situação astrológica da Lua natal, permite o entendimento das particularidades dos mecanismos emocionais, os desafios, as facilitações. Este conhecimento permite que a pessoa entenda como funciona emocionalmente e assim possa se tratar, acolher, nutrir, acarinhar como precisa.

É muito bom também quando a pessoa consegue perceber e desfrutar o jeito lunar dos outros. Quando sabe identificar, valorizar, ressaltar o lado mãe e afetuoso do outro, quando usufrui o privilégio de perceber a Mãe Natureza, a Mãe Terra, a Mãe Lua e as diversas Mães celestiais e telúricas. É muito gratificante usufruir do amor incondicional e cuidados das Mães espirituais.

É abençoado aquele que sabe aceitar com agradecimento aquilo que sua mãe biológica e as mães de sua vida conseguem oferecer com alegria e espontaneidade. Abençoado aquele que percebe a sua mãe biológica como pessoa, a acolhe com gratidão ainda que diferente de suas expectativas, a ama com seus defeitos, erros, faltas e recebe seu intento de mãe com agradecimento e adoração.

Quando a Lua está mal resolvida se sofre e se faz sofrer

Desenvolva as potencialidades da sua lua natal de forma positiva. Quando a Lua interior está amadurecida e irradiante, abrem-se os caminhos do carinho e do aconchego. Quando a Lua interior reina com tranquilidade e consciência de suas qualidades e desafios, pode-se criar condições ideais para que o Sol e os outros planetas se realizem também com plenitude.

Permita a Lua reinar com suas funções abençoadas pela consciência: cuide de si mesmo como a melhor mãe do mundo faria. Cuide dos outros, cuide de tudo o que lhe rodeia com a intenção de colaborar com o bem-estar e a felicidade. Esteja receptivo e atento ao eco de suas ações. Seja a cada dia, a cada hora, a cada instante, mais Lua. Que o papel Mãe interior se desenvolva com plenitude e maestria na sua vida e que sua criança emocional se sinta feliz, aconchegada e acolhida com carinho e lucidez!

Pessoa tipo lunar

Quando as qualidades e atributos da Lua natal sobressaem na personalidade se diz que a pessoa é do tipo lunar.

A pessoa tipo lunar se caracteriza por:
do lado positivo:

  • ser afetuosa, receptiva, acolhedora
  • valoriza o afeto nos relacionamentos
  • gosta de cuidar, nutrir, acarinhar
  • simpática, amável, compreensiva
  • popular
  • sensível e temperamental
  • exige lealdade, presença e participação nas dinâmicas e responsabilidades de grupo
  • gosta da natureza
  • sonhador, romântico
  • familiar, gosta de pertencer a grupos
  • tendência a ser conservador. Gosta de rotinas. Talento para acompanhar os processos das pessoas.
  • ligado no passado

do lado negativo

  • instável, inconstante
  • magoa e ressentimento com facilidade
  • vingativa
  • retrógrado, careta, extremista, preconceituoso
  • medo, paranoia
  • hipersensibilidade

 

Astrologia mundial

Na Astrologia mundial o mapa horário das fases da lua, especialmente a fase nova (lunação) e a fase Lua cheia (mais ainda quando acontecem eclipses) dá importantes dicas do astral que rege na sociedade, num pais, cidade, com força tal que pode provocar acontecimentos relacionados com o povo, a primeira dama, ou temas e assuntos associados a Lua, como nutrição, cuidados, mães, etc. Ao igual que no mapa natal pessoal, a Lua joga um papel de protagonista nos mapas natais de cidades, países, instituições.

A Lua na Astrologia mundial pode representar, aludir, significar:

população
multidão
povo. Sentimentos e memoria de um povo.
fama
popularidade
lugares públicos
assuntos públicos
democracia
prata
primeira dama
mulheres
mães
nascimentos
crianças
ancestrais, antepassados
lagos
rios
poços
lar
noite
variações do tempo
umidade
elementos líquidos
pequenas viagens
mudanças
instabilidade
flutuações financeiras
servidores
pesca
colheita

 

Trânsitos dos planetas acima da Lua natal

O trânsito dos planetas lentos como Plutão, Urano, Netuno, Júpiter e Saturno em aspectos tensos com a lua natal se manifestam com impactos na pessoa que merecem estudo prévio para melhor administrar suas intensidades.

 

Trânsito da Lua

Na Astrologia preditiva o trânsito da Lua dinamiza no dia a dia o mapa natal, podendo ser o ponteiro de acontecimentos com precisão de horas.

Lua em trânsito

Aniversário lunar

Todo mês, fazemos um ano de Lua no momento em que a Lua transita pela posição da Lua Natal.

O mapa do aniversário lunar fala do astral da emoção para o período próximo de 28 dias. Pode-se mudar o mapa do aniversário lunar, escolhendo o local onde passar o aniversário lunar. Isto permite a escolha de um mapa mais adequado aos interesses da pessoa.
aniversário lunar pode ser celebrado assim como se costuma celebrar o aniversário solar.

Nos dois dias em que a Lua em trânsito visita o signo lunar a pessoa se sente mais a vontade e disposta. Sente-se mais segura e dona de si. Consegue ser mais espontânea e afetiva.

Clique neste link para acessar mais informações sobre Revolução e Aniversário lunar

 

Lua progredida

A Lua progredida é o movimento da Lua natal segundo a técnica de previsão que se sustenta na equivalência do ano com o dia. O seu estudo revela informações do movimento interior da emoção e da magia que envolve as evoluções misteriosas da emoção.

 

A Lua na sinastria

A Lua e os cuidados mútuos

O conhecimento da Lua Natal nos ajuda a perceber a criança interior e mãe interior ideal da pessoa e suas expectativas de complementação emocional.

Na Astrologia de relacionamento, sinastria, os aspectos entre as luas dos parceiros, incluindo seus aspectos com outros planetas, informam dicas valiosas de como pode acontecer o acolhimento mutuo, o jeito de se relacionar na intimidade, com a família e no cotidiano da vida do lar. O que cada parceiro necessita e espera do outro, etc.

Se conhecermos a Lua Natal das pessoas com quem convivemos, podemos estabelecer relações afetivas mais adequadas e harmônicas, propiciando conforto e felicidade. Exemplo: casal onde um tem a lua natal em Áries e o outro, em Virgem. A necessidade de limpeza e de perfeição da Lua em Virgem pode deixar nervosa a Lua em Áries, que pode tomar as manias de Virgem como provocação. Se, em ambos, houver conscientização de que esses desencontros têm a ver com o posicionamento das suas luas, ambos podem tentar entender a lua do outro e buscar maneiras de conciliar as diferenças.

Se você quer propiciar bem estar a alguém, complemente a sua lua natal com carinho – essa pessoa se sentirá compreendida, recebida e satisfeita.

Clique neste link para acessar o texto da relação entre as luas natais de parceiros

 

Lua na Astronomia

Clique neste link para acessar o texto da Lua na Astronomia

 

A Lua na mitologia

Clique neste link para ver o texto da Lua na Mitologia

 

Nodos Lunares

Clique neste link para acessar o texto sobre os Nodos Lunares

 

Astroama e a Lua

A Lua é uma das funções dramáticas mais generosas ao ser pesquisada pelo Astroama.
As técnicas do Astroama permitem desenvolver as qualidades da Lua natal de forma plena tendo em conta a importância da Lua no equilíbrio e plenitude da personalidade.

“Eu lunar” no Astroama

Santuário da Lua

Em Cuba aprendi a cultuar Deuses, Orixás e Santos em santuários, costume dos meus pais e vizinhos. O Santuário ajuda a personalizar a relação com o Deus, o Orixá ou o Santo. O lugar, as imagens, esculturas, objetos passam a ser a ponte da energia do Deus ou santo cultuado com a pessoa.

A minha mãe quando passeava pelas ruas recolhia flores para seus santos e seus mortos. Todo dia ela rezava no seu santuário e falava com Deus.

Nada melhor que ter por perto um lugar onde se possa cultuar e viver a energia da mãe divina, do amor incondicional e do acolhimento do portal da Lua que reúne deuses e deusas tão generosos, carinhosos e amorosos – o portal das Mães das Águas – Oxum – Iemanjá – Kuan in – Lakshmi.

É muito bom poder ter um lugar que nos lembre e conecte com o campo amoroso e acolhedor da Grande Mãe. O santuário nos propicia um recanto sagrado que conecta a entidade da Mãe, delicia divina, mágica, real.

E a grande Mãe Lua é toda amor, aceitação, graça. Ela nunca vai te julgar, criticar, denunciar erros, faltas. Ela te acolhe como você estiver. Ela é tudo amor, carinho e acolhimento. Ela está ai sempre presente, no santuário, como em todo lugar.

O santuário, imanta o local e o torna sagrado. A cotidianidade dos rituais aumenta a força e o poder da entidade que reine. Enquanto mais belo, mais poderoso e generoso.

No santuário pode falar com seus santos com total naturalidade e espontaneidade. Pode perguntar o que quiser, que de algum jeito o santo vai te responder, se não conseguir escutar diretamente a resposta ela vira através de algo que leia no futuro, um e-mail, uma pagina de livro, um comentário de um amigo, etc…

Pode-se também colocar no santuário um livrinho, para escrever os nomes das pessoas que gostaria de que as Mães acolhessem nos seus generosos colos.

Objetos no santuário:

  • Cor rosa. Prateado.
  • Pedra: Quartzo rosa e branco, pedra da lua.
  • Cumbuca de prata
  • Cumbuca de cristal para colocar água de cheiro: água, flores, folhas aromáticas, essências.
  • imagens ou santinhos de Virgem Maria. Iemanjá, Kuan Yin.
  • Copo de água.
  • Candelabro para vela
  • Vaso para flores
  • Livrinho para pedidos e colocar nome de pessoas a serem abençoadas.

Orações para transmutar e iluminar a herança negativa da ancestralidade

Reedição de velhas orações cristãs por Hector Othon

Oração para cortar os laços maléficos do passado

Em nome da minha família, eu (falar o nome completo),

identifico e transmuto em aprendizagem, luz e amor

toda má influência transmitida por qualquer membro da minha ancestralidade.

Eu quebro todos os pactos, alianças de sangue, todos os acordos com o Mal,

na força do nome de Jesus Cristo (Fazer sinal da Cruz), Buda e todos os Grandes Avatares de todas as culturas deste mundo.
(repetir três vezes)

Eu coloco a Luz, o Amor, as Virtudes e a Sabedoria do Plano Divino

que rege a Vida na Terra

entre cada uma das minhas gerações precedentes,

e em nome do Amor que tudo une,

encaminho a custódia da escola espiritual,

todos os espíritos de má hereditariedade nas nossas gerações,

assim como encostos associados,

em nome da Santa Mãe Terra

que para todos tem lugar.

Mãe e Pai espiritual, Criadores de tudo o que existe,

em nome da minha família,

peço Perdão por todos os pecados do Espírito,

por todos os pecados da Mente

por todos os pecados da Emoção e do Desejo

e por todos os pecados do Corpo.
Peço perdão, ó Mãe e Pai Misericordiosos,

por todo sofrimento ou dano que tenha propiciado aos meus familiares:

ao meu amado Pai (falar o nome completo do seu pai),

a minha amada mãe (falar o nome completo da sua mãe),

aos meus irmãos (falar nomes),

aos meus avos (falar nomes),

aos meus filhos (falar nomes, incluir abortos);

(falar o nome de outros familiares no caso necessário)

do mais profundo do meu coração o meu arrependimento

e que o plano espiritual sare com sua infinita Misericórdia as minhas faltas.

Recebam todos neste momento meu Amor e Pedido

para que suas vidas sejam abençoadas, protegidas e bem orientadas.

Peço Perdão, ó Amados, por todos os que me magoaram

e que a Luz e o Amor preencham aquilo que eu não tenha conseguido;

Com Humildade, peço, ó Pais Oniscientes, Amor, Conhecimento e Orientação,

para não cometer os mesmos erros que me levaram ao pecado e a falta;

Eu peço Perdão também por todos os meus ancestrais.

Eu peço Perdão a todos aqueles por eles prejudicados e magoados,

e aceito o Perdão em nome de meus ancestrais,

daqueles que os magoaram, mas pediram Perdão;

Peço Luz, Amor, Virtudes e Proteção para todos meus parentes mortos.

Que sejam acolhidos e orientados no caminho da Luz, a Consciência e o Amor, segundo o Plano Divino para as almas desta Terra;

Eu agradeço a todos os meus parentes e ancestrais

que cultivaram e cultivam a espiritualidade e o autoconhecimento

e transmitiram e transmitem a Fé, Artes, Conhecimentos e Ensinamentos aos descendentes;

Eu agradeço, aos meus Mestres, Guias, e família espiritual

pela minha vida abençoada, protegida e orientada que tenho.

Obrigado Grande Pai e Mãe espiritual! Obrigado Jesus! Obrigado Espírito Santo! Obrigado Oxóssi! Obrigado Santa Barbara, Obrigado São Francisco…(cada um fala obrigado a seus mentores terminando em um ditirambo de glorificação e alegria) Amém!

Oração de quebra de Maldição

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

Em nome da Mãe Terra e todas as Entidades de Luz que regem neste mundo

Levantamos nosso escudo de Fé contra todo Mal

e resistimos com a Divina Luz do Espírito Santo,

a Espada de São Miguel Arcanjo e dos Guerreiros da Luz

e a Palavra de Deus;

Anunciamos que estão destruídas as obras do Mal em nossas vidas e na vida de nossos familiares,

pelo Poder do Sangue de Jesus Cristo (fazer o sinal da Cruz)

a Obra dos Guerreiros da Luz e a Graça Divina;

Rejeitamos e quebramos todas as pragas malignas, maldições, encantamentos, rituais perversos, poderes psíquicos mal intencionados, obras de feitiçarias enviadas para derrotar ou destruir nossas vidas, famílias e ministérios.

Rejeitamos e quebramos todas as pragas malignas, maldições, encantamentos, obras de feitiçaria e pactos com o Mal efetuadas por nossos ancestrais;

em nome de Jesus, Arcanjo Miguel e os Guerreiros da Luz,

sempre Presentes, Misericordiosos e Fieis;

Resistimos a todos os poderes do Mal enviados contra nós por quem quer que seja e ordenamos que sejam queimados e transmutados

em Amor, Aprendizados e Fortalecimento das Virtudes em nossas almas;

No nome de Jesus Glorioso, da Virgem Maria, da Mãe Terra e de todas as Forças e Poderes Divinos,

pedimos perdão e libertação por qualquer tipo de maldição ou condenação recebida e que aqueles que nos amaldiçoaram

recebam a Cura de suas feridas e Orientação

para evoluírem na Luz, o Amor e a Consciência.
Assim seja, em nome do Senhor nosso Deus, Jesus Cristo, da Virgem Maria, de Khrisna, de Shiva

(cada um fala seus deuses) Amém.

(repetir três vezes)

nos amamos

Hector Othon

Compartilhe: