Rádio Cipó | Tocando agora:
comprar cd

Voo da Águia Fantástico – TV Globo – 07/2004

Para assistir a gravação do programa, clique no link abaixo :

http://fantastico.globo.com/Fantastico/0,19125,TFA0-2142-5509-167088,00.html

Você vai conhecer um brasileiro que aprendeu com os índios americanos os segredos do xamanismo – o mais antigo conjunto de crenças religiosas da humanidade. Os xamãs são os bruxos, os pajés, são aqueles que fazem a ponte com os espíritos da natureza.

Seja bem-vindo à Inipí, a tenda do suor dos índios americanos. Entrar nesta tenda significa nascer de novo, e é preciso coragem: daqui a pouco, a temperatura dentro da tenda vai passar dos 70º celsius.

“A tenda do suor representa o útero da mãe Terra”, explica Léo Artése, o chefe da jornada espiritual.

Para esquentar esse útero, vão chegando pedras incandescentes. Sobre as pedras, são postas folhas aromáticas. A fumaça, o aperto – há 20 pessoas lá dentro -, a escuridão total… Esse é um ritual difícil de enfrentar.

A tenda é aberta quatro vezes durante o ritual, e nessas ocasiões aqueles que não agüentam o calor podem sair. Algumas mulheres saem na primeira chance.

“Coração bateu muito forte, e eu não consegui respirar direito, tive a sensação de que fosse desmaiar. Agora estou muito bem depois daquele contato com a água, com a terra”, diz a terapeuta Maria Lelis.

Os índios americanos celebram este rito nus. E lá vai mais pedra quente!

Mais um abandona a tenda. Recomenda-se que as pessoas saiam se arrastando sobre o corpo da Mãe Terra.

A tenda se abre pela quarta vez, termina o ritual. As pessoas estão exaustas, suadas, sujas de terra… Mas parecem ter gostado da experiência.

“A gente começa a tomar mais consciência de que a Terra é nossa mãe. A gente se sente querido, dá mais valor ao que você tem. Vai buscar sua essência lá no fundo”, comenta o terapeuta Wellington Marques.

Esta jornada espiritual acontece em Itapecirica da Serra, a 40 quilômetros de São Paulo, e celebra o solstício de inverno, a chegada da nova estação e a noite mais longa do ano. Uma cerimônia que ocorre sob a força da lua cheia.

“No solstício do inverno, quando as folhas vão caindo, a gente vai aprendendo a deixar de lado os nossos maus hábitos”. Esta é uma técnica para abandonar os maus hábitos: cada participante cria uma máscara que representa aquilo que ele não quer mais para sua vida. Dor, ódio… Tudo o que há de mau.

Mais tarde, à noite, todos levam essas máscaras para a tenda sagrada. E começa uma nova cerimônia: a dança do animal guardião.

Os participantes são orientados a imitar o som de animais – e assim, criar uma linguagem secreta, particular. Os xamãs acreditam que dessa forma os espíritos dos animais chegam à tenda para ajudar os homens a se livrar do mal. É hora de queimar as máscaras.

Os xamãs eram grandes contadores de histórias, e a atriz Gabriela Hess narra o mito da mulher búfalo branco, personagem importante para os índios americanos.

“Beleza pura. Muito bom. Resplandece tudo”, comenta o babalorixá Cidão de Xangô.

“Me sinto completa, tranqüila, esse é o caminho do amor, da consciência”, opina a estilista Erina Takahashi.

“Aqui a gente vem, se alimenta, se inspira, pra poder tocar nossa vida na Terra”.

Fantástico
25/07/2004

Após o programa, fale com Léo Artese sobre xamanismo!

Leia abaixo o chat Fantástico

psiu.com-8 fala: Boa noite, fiquem ligados que após o Fantástico teremos chat com Léo Artese, que falará sobre xamanismo!

psiu.com-8 fala: O xamanismo é uma religião ancestral dos índios americanos que começa a ganhar adeptos no Brasil. Logo após o programa, o especialista Léo Artese tira as suas dúvidas no chat. Não perca!

leo_artese fala: Boa noite!

nucha fala para Convidado : Exatamente onde e quando surgiu o xamanismo e porque*é considerado uma religião?

leo_artese fala: nucha, na verdade não é uma religião, é um conjunto de práticas ancestrais. A célula mater foi na Sibéria.

mariangela fala para Convidado : Como se dá a iniciação para o xamanismo? Existe algum curso?

leo_artese fala: mariangela, a primeira parte vem de dentro pra fora, é um chamado. A pessoa é atraída pra ele.

xano fala para Convidado : Essa religião se trata de um espiritismo ?

leo_artese fala: xano, como disse, não é uma religião, é um guarda-chuva de religiões. Há vestígios do xamanismo no budismo, em práticas cristãs etc.

flavi fala para Convidado : Foi muito trabalhoso para que o Xamaanismo chegasse ao Brasil

leo_artese fala: flavi, ele existe desde o tempo dos índios. Nós temos xamãs brasileiros fortes dentro das tribos, os guaranis, todos nossos índios.

ana_claudia_bh fala para Convidado : *Léo, gostaria de saber de que forma os xamanistas se utilizam das plantas sagradas.

leo_artese fala: ana_claudia_bh, existem várias utilizações. As plantas enterógenas são o sacramento de um trabalho espiritual

carlinhoss fala para Convidado : De que forma os xamanistas vêem os animais?

leo_artese fala: carlinhos, cada animal traz um talento específico e nos transmite uma sabedoria

rondennis fala para Convidado : O que são os estados alterados de consciência?

leo_artese fala: rondennis, é quando alteramos nossa frequência cerebral. Existem mais de 20 estados de consciência, desde o alfa até o coma. Partimos do princípio que existem outros mundos, onde existem os mitos e arquetipos.

jose_celso fala para Convidado : Qual a diferença entre Xamanismo e Wicca?

leo_artese fala: josé_celso, wicca é uma descendência de práticas xamânicas, que vem da magia celta. Eles usam elementos do xamanismo celta.

lucky_rj fala para Convidado : enque paises ele existe

leo_artese fala: lucky, o mundo inteiro.

nina fala para Convidado : Será que tem uma oração, ritual que possamos fazer em casa para purificação, fortalecimento??

leo_artese fala: nina, sim. Geralmente fazemos uma cerimônia evocando os 4 elementos. Sugiro que ela entre no site www.xamanismo.com.br, que poderá saber mais.

patrick fala para Convidado : quais os quesitos pra poder entrar?

leo_artese fala: patrick, desejo do coração.

bruna_ fala para Convidado : O xamã é comparado a um contador de histórias. Você poderia explicar essa relação?

leo_artese fala: bruna_, realmente tem uma característica dele que é essa. Através das metáforas, geramos emoções. Em decorrência disso, segregam-se substâncias químicas que levam a cura.

fernando_luiz fala para Convidado : *Qual é a relação entre o xamanismo e a astrologia?

leo_artese fala: fernando_luiz, o estudo das estrelas sempre acompanhou o homem, mas não da forma como conhecemos. O antigo sempre observou as estrelas e cada nação tem seu oráculo. Eu, por exemplo, trabalho com a roda medicinal, muito semelhante aos signos

dante fala para Convidado : o xamanismo tem alguma base ciêntifica?

leo_artese fala: dante, nenhuma prática espiritual tem base científica. Mas a ciência explica muita coisa. A base é a relação do homem com a natureza.

nucha fala para Convidado : As práticas em EAC não são perigosas?

leo_artese fala: nucha, não. A pessoa, quando entra em coma, não entra por causa de nenhuma prática. O nosso padrão de EAC são padrões meditativos e não provocam psicose.

zono pergunta para Convidado : Todos nós temos nosso animal do poder, certo? Como saberemos qual é o nosso animal do poder?

_artese fala: zono, dentro do xamanismo, aprendemos que todos tem seu animal guardião, que é a nossa parte menos racional, mais institiva, que torna nossos sentidos mais aguçados.

worihover pergunta para Convidado : qual a modificação na sua vida pos xamam

leo_artese fala: worihover, vou dizer não como xamã, mas como estudioso. Mudou totalmente minha vida. Mudou minha forma de amar as pessoas e o universo.

leo_artese fala: flavi, críticas, até Jesus recebeu. Então buscamos nossa verdade. Queremos que as pessoas venham com intuito de se transformarem.

kaypisilon fala para Convidado : como execer o verdadeiro dom da fé, acreditando pois em cousas que não sabemos ao certo ???

leo_artese fala: kaypsilon, isso vem desde a época de Tomé. Trabalhamos em outro paradigma. Procuramos despertar o poder pessoal de cada um. E isso se faz através da fé humana, na sua capacidade, no seu talento.

jose_celso fala para Convidado : A aromaterapia também é uma prática utilizada pelo xamanismo?

leo_artese fala: jose_celso, não com esse título. No Peru se usa até perfumes industrializados para isso.

libra pergunta para Convidado : Possuir caracteristicas do seu animal interior, antes de sabê-lo, é natural? conheço o meu mas há mais três animais dessa mesma especie que me acompanham…

leo_artese fala: libra, existe uma veia no xamanismo que acredita que temos nosso animal principal e auxiliares. Podemos trabalhar com ele, a partir de conhecido o principal.

_djun______ fala para Convidado : Há preconceitos com quem pratica o xamanismo???

 leo_artese fala: djun, sim. Com todos que seguem um caminho que não é da maioria.

tyr_kano fala para Convidado : o q o senhor acha da wicca, já q ambos trabalham e acreditam q a Terra é a Mãe Primordial??

 leo_artese fala: tyr_kano, tenho respeito por todas as uniões de pessoas que desejam a paz e a harmonia. Não vou mais fundo em wicca, mas respeito.

joselita fala para Convidado : Durante o ano existe algum ritual rotineiro? São efetudados encontros entre os aficcionados?

leo_artese fala: joselita, nós temos feito no sítio Lua Cheia as cerimônias de Solstício e Equinócio.

thepusher fala para Convidado : a ayahuasca é aliada do xamanismo?

leo_artese fala: thepusher, a ayahuasca é um sacramento dos povos da América do Sul

kaholy fala para Convidado : hoje gosto de muita coisa mistica ,mas gostaria de me aprofundar na wicca o que vc aconselha ?

leo_artese fala: kaholy, vá buscar alguém que conheça o processo. Conheço o site www.casadebruxa.com.br.

gabriella fala para Convidado : Léo, como você tomou conhecimento do xamanismo? É verdade que você também é professor de Comunicação?

leo_artese fala: gabriella, sou professor de Comunicação e consultor de empresas e também fui terapeuta corporal. Conheço o xamanismo desde os 11 anos de idade.

thiago-mg fala para Convidado : nunca, em nenhum dos rituais, houveram pssoas que que foram às rauniões para fazer gozações e brincadeiras de mal gosto sobre o que acontecia?

leo_artese fala: thiago_mg, selecionamos as pessoas que frequentam os rituais.

nucha fala para Convidado : porque é que nesses rituais se usam máscaras?!

leo_artese fala: nucha, naquele relacionado ao Solstício de Inverno, usamos. Não sabemos qual é nosso rosto verdadeiro e vamos usando diversas máscaras ao longo da vida. Vê que não serve mais aquele rosto e o queima ritualmente.

marliska pergunta para Convidado : Onde se professa essa prática ? É em igreja? Templo? Onde?

leo_artese fala: marliska, mais detalhes no site www.xamanismo.com.br

nitro fala para Convidado : Boa Noite, o que vale mais para enfrentar o calor da tenda a condição fisica ou estado de espirito.

leo_artese fala: nitro, a concentração e a fé.

aninha20 fala para Convidado : em que região do brasil existe o Xamanismo?

leo_artese fala: aninha20, Brasil e mundo inteiro.

thepusher fala para Convidado : plantas enteógenas são aliadas do ser humano?

leo_artese fala: thepusher, todas as plantas e todos os reinos são nossos irmãos. Basta saber trabalhar com respeito e conhecimento.

neka fala para Convidado : qual o principal expoente do xamanismo?

leo_artese fala: neka, o principal expoente do xamanismo é o universo, Deus.

douglas_msn_cam fala para Convidado : Todos nós temos nosso animal Totem?

leo_artese fala: douglas, todos. Saiba mais no site e no livro “O Espírito Animal”, que podem conseguir através do site.

carlos_pi fala para Convidado : qual o significado da pedra quente ?

leo_artese fala: carlos, o simbolismo sagrado é que a pedra traz o hálito do Grande Espírito. Porém, é ela que dá o calor pra nós na tenda, é o símbolo do sol.

uni_spirit pergunta para Convidado : Qualquer pessoa pode juntar-se à comunidade indígena para praicar o xamanismo?

leo_artese fala: uni_spirit, você pode participar através de uma lista de discussão no yahoo groups, xamanismo universal

reinaldo-guaira fala para Convidado : Boa noite Leo. O xamanismos acredita em vida após a morte e a reencarnação?

leo_artese fala: reinaldo_guaira, sim,

leonardo_– fala para Convidado : no xamanismo vcs praticam a magia elemental, com silfos, nereidas etc…??

leo_artese fala: leonardo, sim, não com essa terminologia.

tutty fala para Convidado : Você tem algum livro escrito sobre o assunto ?

leo_artese fala: tutty, tenho dois livros, editados pela editora Roca. O Vôo da Águia e o Espírito Animal

joselita fala para Convidado : Como fazer para participar do ritual? Qual é o custo?

leo_artese fala: joselita, vou pedir para você ir ao site que já tem informações ali.

thepusher fala para Convidado : você acha q os estados alterados de cosnciencia são um caminho alternativo para o desenvolvimento mental do ser humano?

leo_artese fala: thepusher, na minha opinião, é uma condição fundamental.

san fala para Convidado : existem muitos adeptos no brasil:?

leo_artese fala: san, não saberia dizer, mas há muitos praticantes.

tutty fala para Convidado : Quando será realizada a próxima cerimônia em Itapecerica da Serra ?

leo_artese fala: tutty, 24, 25 e 26 de setembro, o Equinócio da Primavera.

prof.jean fala para Convidado : vc já estudou os pajes da nossas tribos brasileiras? e o que vc difere eles dos xamãs

leo_artese fala: prof.jean, o xamanismo pra mim é universal. Tenho amigos que realizam as práticas. Não sou representante de nenhuma religião. Compartilho técnicas que aprendi com os índios.

ozzy_dm fala para Convidado : quis as plantas que voces queimam dentro da tenda?

leo_artese fala: ozzy, queimamos sálvia branca, cedro e grama doce.

ana-floripa pergunta para Convidado : Qual o papel dos mantras no xamanismo?

leo_artese fala: ana_floripa, nós chamamos de canções de poder, que servem para cura, disciplina.

sissi fala para Convidado : Fiz um ritual xama onde meu animal de poder era o tigre, mas me falaram que tigres nao existem para o xama. Como pode ser?

leo_artese fala: sissi, não sei quem deu essa informação, mas respeito. O tigre tem sim sua participação do xamanismo. Você pode consultar no meu livro.

douglas_msn_cam fala para Convidado : Há processos adivinhatórios como Tarot ou algo similar no Xamanismo?

 leo_artese fala: douglas, existem vários, como o jogo de búzios, a roda medicinal, vários oráculos

uni_spirit pergunta para Convidado : O Xamanismo é uma prática eminentemente indígena, ou na atualidade essa prática tem se ramificado em todas as outras raças?

leo_artese fala: uni_spirit, o xamanismo se dividiu. Ele tem tradições nativas e o neoxamanismo, pessoas que foram iniciadas e que vivem com ele de forma adaptada aos dias de hoje.

 

abrahao fala para Convidado : : Como o xamanismo encara a dor fisica e espiritual(cançer).?

leo_artese fala: abrahao, toda doença se manifesta antes no corpo espiritual. Nos preocupamos mais em proteger onde a flecha tá entrando, onde a pessoa perde poder de forma a gerar a doença em seu corpo

 

serena fala para Convidado : Tem pessoas que me dizem que sou muito nova para praticar xamanismo ou mexer com certas coisas tem que ter uma idade certa para se praticar ou até gostar?

leo_artese fala: serena, para o chamado da alma não existe idade, lembrando que algumas práticas devem vir com autorização dos pais, por questão ética. Eu comecei aos 11.

nathynenemmm fala para Convidado : e a águia? qual é o poder dela?

leo_artese fala: nathynenem, a águia é o poder da claridade, da visão ilimitada. É o masculino elevado.

leandro-ms fala para Convidado : qual a formação necessária a exercer a profissão de terapeuta xamânico? onde eguir esta formação?

leo_artese fala: leandro_ms, não conheço. Existe a Paz-jéia no Brasil, que faz um curso de 2 anos

joselita fala para Convidado : Vocês já participaram de algum ritual nos Estados Unidos in loco na região dos indios? Onde a mesma se localiza?

leo_artese fala: joselita, participei de um sundance perto de Washington, em Boston, Virginia, etc. Roda Medicinal, Cachimbo Sagrado e outros

jesus fala para Convidado : O ritual normalmente dura quanto tempo

leo_artese fala: jesus, depende do ritual. O solstício de Inverno começa na sexta e vai até domingo de manhã

alisson– fala para Convidado : o que vc acha de carlos castanheda e de seus livros sobre os xamas?

 leo_artese fala: Alisson, ele despertou os ocidentais para a realidade dos estados alterados de consciência, é um ícone dentro do xamanismo.

leo_artese fala: Obrigado, fiquem todos com paz e luz.

psiu.com-8 fala: Infelizmente terminou o chat com Léo Artese, especialista em Xamanismo. Obrigada pela participação!

ENTRE EM CONTATO

Envie um e-mail para a equipe do Site




©Desenvolvido por Agência Rumi

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?