Totens de Wabun

Totem animal

Wabun, o Espírito Guardião do Leste é representado pela Águia Dourada.
O pássaro mensageiro do Grande Espírito, uma das aves que voam mais alto e vêm a vida mais claramente. A Águia é sagrada para a maioria do povo nativo, devido a sua habilidade de enviar mensagens para o Criador. A pena de águia é um simbolo de honra para as pessoas da medicina, para os chefes e para guerreiros, porque a águia tem presentes e lições para diversas áreas da vida. Como o povo da medicina a águia pode elevar-se até o Criador. Como os chefes, elas ganham respeito de todos os outros alados. Como guerreiras, elas lutam bravamente para proteger seu território e suas crias.

Esta poderosa ave de oração é um acróbata aéreo inspirador. Embora as águias há muito tenham tocado a imaginação dos homens, eles as têm caçado a ponto de ameaçar as espécies.

Embora a Águia – Espírito Guardião, goste dos Duas-Pernas (humanos), guiando-nos para o Espírito, a majestosa ave que habita o plano terreno evita- os para proteger suas crias e sua vida.

Quando serve a Wabun, a Águia veste as penas douradas da aurora, a luz dourada da sabedoria que nos lembra que cada momento é um novo começo.

É o passaro que voa mais alto. Os nativos consideram “o mais perto do Céu”. É evidente que essa expressão é mais do que o sentido literal. Para o índio, o Céu é sinônimo do Reino do Espírito e das Casas Espirituais. Então a águia é simbolizada pela importância de princípios. O principio pode ser definido como a verdade fundamental, o espírito essencial, intenção, ou um guia para a ação.

É também destacada por sua notável visão. Pode ver claramente acima de grandes distâncias e identificar pequenas criaturas e objetos de longe. A águia é associada com “ver de longe” e com a habilidade de “olhar para frente”. Ela pode olhar diretamente para o Sol sem se ofuscar. Por essa intensidade, essa habilidade indica outra atribuição do Leste – Iluminação. Iluminação que chega à mente através da visão espiritual (o Sol é um símbolo vivo de divindade ou espiritualidade), habilidade para ver a essência do Espírito das coisas.

As penas de águia são um grande tesouro para o índio americano, porque ajuda o pássaro a ir a grande alturas e chegar perto do céu, de um elevado ponto de vista, distanciar-se da terra, das coisas materiais e estender-se rumo à consciência.

Ela habilita a ver mais claramente as coisas na Terra e o índio procura adquirir essa habilidade para sí . Pessoas vivem frequentemente fechadas em seus pensamentos para entender como ela pode ser parte de um significativo exemplo.

Nos vamos pela vida observando tapetes e pinturas procurando algo que faça sentido somente vendo aquelas poucas coisas que estão à frente de nosso nariz. Quando damos uma devida distância pode o quadro tornar-se claro e a verdadeira criatividade e intenção dos artistas pode ser reconhecida e apreciada.

A águia pode dar maior habilidade para sintonizar o Espírito do Leste e abrir nossa mente para essa energia. Os antigos usavam penas de águia, quando faziam preces para o Grande Espírito ouvir. Eles as usavam em seus paramentos espirituais e em suas preces. Oravam para a águia ajudá-los a ver mais claramente e a conectar-se com a sabedoria e iluminação.

A águia de Wabun é a Águia Dourada, cujas penas são da cor do por-do-sol.

Totem mineral

O totem mineral é a Pipestone (pedra-de-cachimbo)

A Catlinita. É uma argila vermelha com branco, ou raramente, dourada, metamosfoseada em fina granulação que é facilmente esculpível. Esta argila encontra-se, principalmente, nos EUA, nas áreas Dakota.

Ela tem sido utilizada em cerimonias nativas por milhares de anos. O bojo do cachimbo sagrado é frequentemente esculpido de catlinita, assim como pequenos fetiches e figuras.

Várias tribos contam a história, onde muitos anos atrás, haviam duas tribos guerreiras que não cessavam de lutar, embora muitas pessoas tivessem morrido. O Criador, desgostoso com essa matança, veio até às tribos e lhes disse que deviam parar com suas batalhas. Para lembrar ao povo a insensatez e o desperdício da guerra, o Criador transformou o sangue dos mortos em pedra e disse ao povo para fazer cachimbos desta pedra. Quando eles quisessem guerrear, o Criador instruiu para fumar o cachimbo. Desta forma todo o povo teve um novo começo .

A “pipestone” promove a paz, a verdade, a cura, a oração, cerimônias, sabedoria, visão clara e amor. Pode nos ajudar a deixar nossas pequenas fronteiras mentais e entrar na consciência coletiva. Isso ajudará na cura pessoal que por sua vez ajuda a Terra e trabalha com toda a natureza. Pode também ajudar a desenvolver a fé, otimismo, comunicação, harmonia, tranquilidade.

Pessoas fortemente atraidas por esta pedra, podem aprender novas formas de ajudar a Mãe Terra e a desenvolver profundas formas de comunicação com ela e com o Espírito . A catlinita pode despertar tanto o pacificador quanto aquele que fala a verdade dentro de você.

Totem vegetal

O totem vegetal é o Tabaco.

Muitos povos nativos contam a história de uma Mulher Sagrada, que engravidou de gêmeos. Mesmo dentro do útero esses dois gêmeos brigavam. Um representava tudo o que era bom nos humanos, enquanto o outro representava o oposto. Quando chegou o tempo do nascimento, o garoto bom nasceu de maneira tradicional. O outro gêmeo estava tão ansioso para sair do útero, que ele se chutou para fora da mulher, ferindo-a mortalmente.

O bom filho permaneceu com a mãe, e com seus extraordinários poderes, sepultou-a conforme suas instruções. Ela lhe contou que mesmo com sua morte, boas coisas viriam para o povo. Ele permaneceu próximo de seu túmulo por alguns dias, conforme seu pedido. Antes que ele fosse embora, viu que de seu corpo nasceram as tres plantas irmãs : milho – feijão e abóbora – que deste momento em diante dariam sustento ao seu povo. De sua fronte nasceu a Planta Sagrada : Tabaco.

O tabaco é considerado uma das plantas mais sagradas, por muitos povos nativos. Para os nativos norte americanos, quando fumado no Cachimbo Sagrado, ele carrega as preces para os espíritos. Com frequência, é usado para se fazer oferendas para os Espíritos Guardiões. Fumar tabaco é chamar o plano espiritual para ajudar. Segundo Sun Bear, se alguém fuma por diversão, estará continuamente chamando Espírito para sí com um falso alarme. A maior parte do tabaco comprado em lojas é misturado com material químico, nocivo à saude.

Um dos nomes nativo-americano para a mistura do fumo é “kinniknnik “, que pode ser uma erva apenas (uva-ursi) ou uma combinação.

O tabaco é uma planta de grande ajuda. Utilizada para defumação ou no Cachimbo Sagrado, ele pode, tal como Wabun, trazer novos começos para quem quer que o esteja usando ou para quaisquer projetos ou lugares para o qual ele é queimado.

ENTRE EM CONTATO

Envie um e-mail para a equipe do Site




©Desenvolvido por Agência Rumi

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?