Totens de Waboose

Totem animal

O TOTEM ANIMAL do Espírito Guardião Waboose, é representado pelo Búfalo Branco.
O Búfalo Branco é o mais honrado membro de sua reverenciada família. Nas histórias de muitos povos nativos, é a Mulher Búfalo Branco que traz o cachimbo, o presente do Espírito para o povo.

Mulher Búfalo Branco é um Espírito Feminino que tem diversos nomes em várias tribos. Para o povo Ojibwa, ela é a Mulher Estrela do Amanhecer. Para os Lakotas ela é a Mulher Novilho Búfalo Branco. Para os Navajo, é a Mulher Aranha. Para os Nokta é a Mulher Cobre. É parte do Princípio Feminino Sagrado, um aspecto do Criador, melhor descrito como “É Ela Que Leva Adiante Todas As Coisas” . Mulher Búfalo Branco traz todas as medicinas importantes para o povo: o conhecimento da vida, nascimento e morte, a tenda do suor e muitas das mais sagradas cerimonias.

De maneira semelhante o búfalo deu todo o seu ser físico para ajudar o povo a viver. O búfalo era muito respeitado pelo povo nativo. Mas depois vieram os homens brancos.

Estima-se que cerca de cinquenta milhões de búfalos foram mortos nas grandes planícies dos Estados Unidos, depois da chegada do homem branco. Tantos foram mortos que quase foram extintos. Esta carnificina aconteceu porque o homem branco usava o búfalo como esporte. Muitos caçadores andavam pelas ferrovias, quando elas eram construídas, para ver quantos búfalos eles poderiam matar enquanto o trem atravessava a terra velozmente. Eles os matavam e os deixavam apodrecer. Outros caçadores os matavam apenas para remover a língua, que era vendida como uma delicatesse na Europa.

Não podendo mais vagar livremente, o búfalo doméstico americano, pasta agora pacíficamente em áreas onde eles são criados para a carne, pelo couro, ou regeneração das espécies. Estes grandes animais são da cor marrom, tem quase 1,80 m de altura, pesam cerca de uma tonelada e meia e são magníficos de se ver.

Quando o búfalo serve a Waboose, ele veste um manto branco de neve, o velho manto da idade e da sabedoria, o branco manto que nos lembra de procurarmos pela luz, apesar da escuridão que nos rodeia.

Totem mineral

O TOTEM MINERAL, é o Alabastro.
Devido à sua maleabilidade, o alabastro macio tem sido esculpido e polido por séculos. Tribos esculpiam o cachimbo de alabastro. Os navajos esculpiam fetiches cavalo, para manter suas manadas sadias e assegurar a reprodução. Na mitologia babilônica, o alabastro era favorecido por uma deidade solar. Vasos de alabastro foram encontrados em túmulos egípcios, representando a flor da juventude. Nos templos bíblicos alabastro representava a pureza, a virtude e o idealismo espiritual. O Alabastro encoraja a maciez e ajuda a se guardar contra a rigidez. Segundo Sun Bear é o símbolo que significa ; ” Na gentileza há uma grande força “. O Alabastro pode nos ensinar a respeito de sensibilidade, força, pureza de espírito, discriminação, altos ideais, gentileza, coragem e convicções amorosas. O alabastro pode acordar um sentido de pureza, serenidade, paz e gentileza. Esta pedra pode também nos ajudar a compreender o paradoxo e o verdadeiro significado do verbo doar.

Totem vegetal

O TOTEM VEGETAL é a Sweet Grass.
Para mostrar respeito pela Grande Mãe de onde nascem todas as plantas, a Sweet Grass (erva doce – nativo americana) é geralmente trançada antes de ser colhida. Por esta razão, ela também é conhecida como Cabelo-de-Mãe.

Trazendo consigo a grande sabedoria da terra, ela atrai energias positivas para a pessoa que está a queimando ou para o lugar onde ela está sendo queimada. Seu doce aroma chama os Bons Espíritos de um lugar e os convida a se juntarem a qualquer cerimonia que esteja ocorrendo. Seu nome botânico é Hierochloe Odorata . Com frequência pedaços dela são arrancados do final da trança para incluí-la numa mixagem de defumação. Uma das mixagens mais comuns de defumação é a da sweet grass, sálvia e cedro.

É o lugar da doação. O Búfalo Branco se doou para que todo o povo pudesse viver, crescer e aprender sobre o profundo espírito dentro deles. De maneira semelhante, todas as partes da sweet grass são usadas em cerimônias, exceto as raízes. Estas são colocadas profundamente dentro da terra, para que como todas as coisas associadas a Waboose, elas possam absorver a mais profunda energia telúrica e se preparar para mais tarde doar seu presente mais especial para “Todas as suas Relações.

ENTRE EM CONTATO

Envie um e-mail para a equipe do Site


©Desenvolvido por Agência Rumi

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?