Totens de Shawnodese

Totem animal

Shawnodese, o Espírito Guardião do Sul, é representado pelo Coiote, este professor selvagem e ardiloso do Reino Animal (Sun Bear).

Existe todo um bloco da mitologia nativa que lida com o Coiote, o velho trapaceiro que, às vezes, é Criador e outras vezes, o “Palhaço Sagrado”. O Coiote é um dos mais sagrados e mais profanos dos animais. Tal como o pato Lonn ( totem da Vovó Lua) e o Sapo (Clã dos Sapos), ele é um cantor poderoso, cuja canção pode levar os humanos à liberdade ou ao medo. Coiote traz crescimento a qualquer um, mas para aqueles que amam a vida, ele dá o presente da “confiança “. É a confiança na vida que nos ensina a verdadeira sobrevivência e tolerância.

O coiote pode ser encontrado em muitas areas rurais da América do Norte. Menor do que um lobo, o coiote se provou adaptável à invasão da civilização. Os mais distintos atributos do coiote são sua ligeireza, sentidos aguçados, traços de cachorro e sua canção. Em muitas noites no campo, os ganidos e uivos do coiote varam a noite calma, lembrando a todos os Duas Pernas que podem ouvi-los, que embora agora, predominem na terra, não são a única espécie existente.

Aprendemos muito sobre as pessoas de acordo com a forma como elas reagem ao Coiote. Aqueles que amam a vida e a terra, são inspirados pela canção do Coiote e sua habilidades em driblar a civilização, que tem tentado destruí-lo. Aqueles que temem tudo o que é natural, também temem o coiote e tentam destruí-lo atirando nele, pondo veneno ou armadilhas. Os medrosos descrevem o coiote como um ladrão, aquele que come as criações domésticas, como a galinha. O coiote prefere alimento natural, animal roedores como ratos ou coelhos, mas ele se alimentará, ocasionalmente, de uma galinha ou outro pequeno animal doméstico em áreas onde a civilização exterminou todas as suas presas naturais.

Quando ele trabalha com Shawnodese, a pele do Coiote tem a cor mosqueada do Sol do meio dia brilhando na Terra. Algumas vezes, quando a serviço de Shawnodese, a pele do Coiote é tão mosqueada que parece desaparecer. É aí que ele faz o seu mais poderoso trabalho.

Totem mineral

O totem mineral de Shawnodese é a Serpentina.
A Serpentina recebeu esse nome porque pensa-se que ela cura mordida de serpente e o seu desenho superficial se parece com a pele de uma cobra.

A Serpentina tem sido utilizada pelos nativos através das Américas, para fazer objetos ornamentais e cerimônias, tais como jóias, esculturas, fetiches e bojos de cachimbos.

Embota tenha sido utilizada por milhares de anos, a serpentina ainda é considerada uma pedra de mistério, e é o complemento perfeito para Shawnodese, o embusteiro. Serpentina, em algumas tradições, é utilizada para prevenir mordidas ou picadas de insetos, aranhas e cobras. Dizem que também estimula a energia.

O poder da Serpentina é como o Poder do Sol do Meio Dia, do fogo, calor, magnetismo, energia e ação. Trabalhar com a Serpentina pode ajudar o medo, encorajar a confiança, o bem-estar, e ajudar a ação. Acentua as habilidades visionárias, crescimento e o desejo de intimidade. A Serpentina, tal como Shawnodese, nos ajudará a crescer mesmo que resistamos a tal crescimento.

Totem vegetal

O totem vegetal de Shawnodese é a Artemísia Tridentada (Sagebrush), também conhecida como Sálvia.
Apesar do seu nome, esta planta é um membro das Artemísias e não a verdadeira Sálvia. A Artemísia é regida pela Lua e cresce de várias formas no mundo inteiro. às vezes confunde-se seu nome com a sálvia culinária. Como é típica da energia de Shawnodese esta confusão ! Contudo, a sálvia cresce muito diferentemente.

Sagebrush é um arbusto com galhos com comprimento de 0,60 a 1.20m, que contém muitas folhas espessas. As flores são mais frequentemente de cor rosa púrpura. A Artemísia nasce selvagem em alguns climas secos e em algumas áreas desérticas. É uma planta terrestre de cura, que ajuda a preservar o solo e a humidade nessas áreas secas.

O mais importante uso é na defumação. Junto com a sweet grass, é a erva mais usada hoje em dia. Enquanto se considera que a sweet grass, atrai todas as boas energias, considera-se que a tridentada transforma qualquer energia que não esteja trabalhando para um bem estar maior da pessoa, lugar ou cerimonia. Quando queimada, emite uma fumaça pungente, forte e densa. Sua fumaça, tal como o rápido crescimento do verão, ajuda a trazer mudanças.

ENTRE EM CONTATO

Envie um e-mail para a equipe do Site




©Desenvolvido por Agência Rumi

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?