Totens – Caminho Espiritual – Iluminação

Extraído de Sun Bear Book – Dancing with the Wheel

TOTENS : ILUMINAÇÃO

Direção Leste da Roda Medicinal

VAGA-LUME

O totem animal do Caminho Espiritual Iluminação é o Vaga-Lume. Ele pontua o anoitecer e o céu noturno com suas pequenas luzes que piscam. O Vaga-Lume é como a Iluminação : pequenos pontos simulados de luz na escuridão. São pequenos besouros que emitem luz. Os mais radiantes são encontrados nos trópicos. Os vaga-lumes tem um órgão que armazena o elemento químico luciferina, que produz a luz. Através da luciferina existe uma camada grossa de tecido que funciona como refletor.

Eles passam suas noites emitindo sua luz amarelada esverdeada ou avermelhada em intervalos regulares para atrair o sexo oposto.  É a dança de acasalamento dos vagalumes que iluminam a noite.

Os povos nativos se sentiam tão fascinados por esses pequenos pontos de luz voadores na noite, quanto nós. Devido a sua habilidade de iluminar o céu noturno, alguns nativos os relacionavam com os Seres Trovão.

Os vaga-lumes produzem uma sensação de admiração, respeito e apreciação por todas as pequenas, mas miraculosas, partes do Círculo da Vida. Tal respeito e apreciação é crítico para a Iluminação. Trabalhar com o vaga-lume pode nos ensinar sobre luz e escuridão, sobre Iluminação, sobre intensidade, apreciação, respeito, admiração, força de vida.

CALCITA

O totem mineral é a Calcita. É um dos maiores componentes da casca de organismos marinhos que se acumulam para tornar calcáreo e mais tarde mármore. A evolução da Calcita é semelhante à evolução espiritual que nos leva à Iluminação. Ambos os  processos  necessitam de muitas transformações, antes de atingir o estágio final. Assim como a Calcita está no âmago de muitas rochas, a Iluminação está no âmago de nosso Ser.

A Calcita é considerado o mais comum e variado mineral existente. É encontrado mundialmente. A Calcita é fluorescente, frequentemente transparente ou de um branco leitoso translúcido, ou aparentemente incolor. Contudo sua associação com átomos externos e outras misturas minerais causam freuqentemente infindáveis variações de tonalidade.

A prata, pirita, quartzo e outros minerais bonitos podem ser encontrados junto com a Calcita, assim como os presentes luminosos são encontrados juntos com a Iluminação.  Assim como a Iluminação pode ser encontrada através de uma verdadeira busca, a Calcita já está disponível para aqueles que sabem como reconhecê-la. A Iluminação atravessa a escuridão da ignorância assim como a fluorescência da Calcita atravessa a escuridão da noite. A Calcita é boa para cura e também magnifica a cerimônia.

Trabalhar com a Calcita nos ensina a respeito de alegria, receptividade, equilíbrio das energias femininas e masculinas, centrar, proteção, fortalecimento da força de vontade, otimismo e amor. Ela atrai prosperidade, a ajuda na meditação, centramento e viagens astrais. Ela pode acordar uma sensação de proximidade ao espirito, abertura no coração, comunhão com a vida,  paz, calma e felicidade.

GINSENG AMERICANO

O totem vegetal é o Panax Quinquefolius, o Ginseng Americano. Aplanta inteira alcança uma altura de oito a dezoito pés. As raízes crescem em comprimento de duas a quatro polegadas e até uma polegada de grossura.

Ela é tão procurada quanto as qualidades que lhe são atribuídas. Uma maneira de encontrar esse Ginseng Americano, é  procurar a fluorescência que ele emana de noite. A luz interna dessa planta pode atrair você da mesma forma que a luz interna de um ser iluminado atrai outros. Ela leva de quatro a oito anos para atingir seu estado medicinal.

Sua raiz tem sido utilizada para cozinhar e para fins medicinais. Usada como tempero, chá, tônico, tintura, em cápsulas. Considerado um preventivo para saúde, sedativo e fortalecedor. Particularmente efetivo para males do estômago, para a regeneração sexual e para vitalidade geral. Bom também para as glândulas linfáticas, coração, cérebro, trato urinário e sistema nervoso. Ajuda no reumatismo e acalma espasmos, tosses ou asma. Ajuda a aumentar o apetite.

AZUL FLUORESCENTE

A cor da iluminação, a terceira posição do Caminho do Espírito no Oriente, é azul fluorescente. O azul fluorescente pode acender o fogo da vida dentro de você. Essa cor pode te ensinar como andar nos ventos e viajar entre as estrelas. Se você quer se comunicar com a essência do trabalho da vida com o azul fluorescente. Essa cor ensina sobre a força do Criador, a sacralidade do ser e a bem-aventurança da vida. O azul fluorescente lembra a alegria dos momentos mais especiais da vida. A energia dessa cor encoraja você a ir além dos seus perímetros. Essa cor encoraja um salto na fé que permite que você vá além de si mesmo. O azul fluorescente estimula-o a elevar-se acima do mundano aos aspectos divinos que queimam dentro de cada humano. Se você não tem crença no Criador, no eu ou no Espírito, trabalhe com essa cor. O azul fluorescente é bom para os sistemas de alma, mente, coração e energia.