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Tenda do Suor

Tenda do Suor

 

Baseada no meu estudo e também textos de autores diversos, dando destaque à J.E Brow, Wallace Black Elk e Archie Fire Lame Deer.

Na língua lakota chama-se INIPI , que quer dizer : “Deveis purificar-vos”. Pode também dizer-se INIUNKAJAKTELO ( vamos orar na tenda do suor ).

É conhecida também como TEMASCAL, originada do povo Maia e Tolteca.

Entrar numa Tenda do Suor, é nascer de novo, nela ora-se espiritual e mentalmente com o fim de unir o espiritual ao mental. A Tenda do Suor se faz sempre no começo de cada cerimônia.

O propósito desta cerimônia é a purificação do corpo, mente, emoções e espirito.

É o local onde oferecemos a água de nosso corpo para a Mãe Terra.

A tenda é construída diretamente sob a terra, tendo um buraco no centro. A armação da tenda é recoberta por lonas.

Na cerimônia as pessoas reunem-se na fogueira ritual, onde são esquentadas pedras, diretamente no fogo, pelo período de aproximadamente três horas. São feitas evocações, e saudações ao fogo.

As pessoas vão entrando em fila na tenda, que já tem uma pedra para dar o pré-aquecimento.

É importante lembrar que as pedras guardam registros da Terra.

Ao entrar na tenda, cada pessoa passa pelo condutor, que faz evocações e purificações com uma pena, preparando o participante para entrar

 Ao entrar ajoelhado o participante evoca o mantra: Por Todas As Nossas Relações, e ocupa um lugar dentro da tenda, dirigindo-se no sentido horário.

Quando todos estão dentro da tenda, o Guardião do Fogo, vai, a pedido do condutor, trazendo as pedras quentes conforme a intenção do trabalho.

Após as pedras colocadas no centro da tenda, a porta é fechada, e começam as invocações, jogando água e ervas nas pedras.

São invocados os poderes das quatro direções, animais de poder, canções, preces, etc.

O vapor começa a subir tomando conta da tenda, elevando a temperatura de forma intensa. Neste momento, através da própria elevação da temperatura do ambiente, as pessoas começam a suar purificando seu corpo, e entram em estado alterado de consciência, podendo receber visões esclarecedoras.

Nesta cerimônia podemos sentir que a Terra tem vida. Entrar na tenda é nascer de novo, une-se o espiritual com o mental, aprendemos a abrir o nosso espírito, a ser pacientes.É uma cerimônia de cuidados e purificação.Abre nossos poros para liberar toxinas.

Ela simboliza o retorno ao útero da mãe. Uma tenda do suor, sem a cerimônia é apenas quente. Com a cerimônia estaremos unidos a Terra, nos convertemos em parte integrante da Terra. Na INIPI nos concentramos na purificação do físico, da mente, das emoções, do espírito.Segundo Black Elk, o ritual contempla todos os poderes do Universo. A Terra e tudo o que dela nasce – A água o fogo e o ar.

Do ponto de vista físico, há um componente bioquímico – das altas temperaturas corporais febris, que refletem a reação natural às toxinas – relacionado com o sistema imunológico em ação. As elevadas temperaturas da Tenda, podem imitar essa atividade ou induzí-la . Além do mais, o suadouro pode atuar como procedimento esterilizador, eliminando bactérias e vírus e outros organismos que proliferam à temperatura do corpo, mas sensíveis ao calor.

O crescimento de tumores também pode ser inibido quando a temperatura normal do corpo é significativamente elevada.

A Tenda do Suor é uma cerimônia de cuidados e purificação.Abre nossos poros para liberar toxinas.Ela simboliza o retorno ao útero da mãe. Uma tenda do suor, sem a cerimônia é apenas quente. Com a cerimônia estaremos unidos a Terra, nos convertemos em parte integrante da Terra. Na INIPI nos concentramos na purificação do físico, da mente, das emoções, do espírito.Emocionalmente, um homens deve, de novo, aprender a chorar. Um homem forte chora, um homem débil guarda suas lágrimas e as rechaça. E, isto pode destruí-los emocionalmente .

Em algumas cerimônias usa-se comer sal para transpirar mais na Inipi, também tomar bastante água. É preciso abrir os poros para liberar toxinas. Esta transpiração purifica. Existem diferentes formas de construção da tenda, que foram adaptadas pelos diferentes povos.Para os lakotas a Inipi, está relacionada com a astrologia, a criação, a purificação espiritual; física; mental, e emocional

Segundo Black Elk, o ritual contempla todos os poderes do Universo. A Terra e tudo o que dela nasce – A água o fogo e o ar.

A água representa os Seres do Trono , que aparecem de uma maneira terrível, mas trazem benefícios, pois o vapor que sai dos penhascos pode ser pavoroso, mas nos purifica e permite viver como o Grande Espírito quer. Se voltarmos realmente puros, pode ser que o Grande Espírito nos envie uma visão.

Quando colocamos água na INIPI, devemos fixar nosso pensamento no Grande Espírito, que se expande sem cessar, comunicando seu poder de vida a todas as coisas.

Devemos esforçar sempre em ser semelhantes à água, que é a mais humilde de todas as coisas, e é mais forte do que a própria rocha.

A tenda do suor se faz com doze ou dezesseis paus jovens, e eles também tem uma lição, pois no outono sua folhas morrem e regressam a terra, mas na primavera devolvem a vida. De forma igual, os homens morrem, mas vivem novamente no mundo real do Grande Espírito, e esta vida verdadeira nos podemos conhecer aqui na terra se purificamos nossos corpos e mentes e nos aproximamos assim do Grande Espírito, que é todo pureza.

 Os paus que formam a tenda do suor são postos de maneira a marcar os quatro cantos do Universo, assim a tenda inteira é um microcosmo, é a imagem do Universo, e as pessoas de dois pés, de quatro pés, os alados e Todas As Nossas Relações, todas as coisas do mundo e tudo, estão contidas dentro dela.

E, todas estas coisas devem ser purificadas antes de poder enviar uma voz ao Grande Espírito.

As pedras representam a Terra, a natureza indestrutível e eterna do Grande Espírito.

O fogo que está nas pedras representa o poder do Grande Espírito, que dá a vida a todas as coisas. É como um raio de Sol, pois o Sol também é um aspecto do Grande Espírito.

O Buraco do Centro representa o Centro do Universo, onde mora o Grande Espírito, com seu poder o fogo.

Todas estas coisas são sagradas para nós e deve-se entender profundamente se realmente desejamos nos purificar, pois o poder de uma coisa ou de um ato reside em seu significado e na compreensão que temos deles.

*Nos purificamos na tenda-de-suor em todos os encontros de Solstícios e Equinócios – Jornadas “Voo da Aguia”, mais Informações no próprio site, pelo e-mail espaco@xamanismo.com.br .*

 

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