O salão, espaço sagrado da doutrina do Santo Daime

O salão, espaço sagrado da doutrina do Santo Daime

O símbolo maior do nosso trabalho espiritual é o nosso Salão, nossa Igreja. Ele é o espaço consagrado e local sagrado onde louvamos a Deus, os santos, os profetas e os seres do universo.

O Salão de trabalho é um espaço que uma vez consagrado e respeitado pelos membros da Igreja, toma-se um templo, “um centro de emissão e recepção de tudo quanto é bom, alegre e prospero.”

O Salão deve ser preferencialmente na forma de uma estrela de seis pontas, assim como a mesa.

Na mesa deve estar o Santo Cruzeiro principal símbolo da Doutrina do Mestre Irineu, e, no mínimo, três velas acesas, que simbolizam o Sol, a Lua e as Estrelas. Deve se firmar também uma quarta vela em homenagem a todos os seres divinos e guias espirituais da Doutrina.

Os espaços entre os bailados, são dividos por marcas no chão, que organizam o bailado, separando as mulheres casadas das solteiras; crianças de adultos, fardados da casa de visitantes, homens solteiros de casados. A parte direita do salão cabe aos homens e a esquerda às mulheres.

                          

As filas do bailado devem ser dispostas de acordo com a altura dos participantes. Os retângulos disponíveis para o baila­do devem medir aproximadamente 70 x 30cm.

A cabeceira da mesa se encontra frente à porta de acesso ao Salão que geralmente é voltado para o leste. À esquerda da cabeceira da mesa ficam os homens, e a direita as mulheres. Seguem-se os rapazes e as moças, as meninas e os meninos.

O setor das crianças, como é sempre mais vazio, recebe também visitantes nos dias em que a Igreja está mais cheia.

Na mesa central está o Cruzeiro. Em trabalhos de limpeza e de cura, onde há muito descarrego, usa-se uma vela embaixo da mesa.

O Salão deve estar zelado e limpo, e disposto de acordo com a finalidade do trabalho. Nos hinários festivos e oficiais podem ser colocado flores, fitas e adornos diversos.

Imagens e fotos dos guias, santos e mestres podem ser ex­postas no Salão.

ENTRE EM CONTATO

Envie um e-mail para a equipe do Site


©Desenvolvido por Agência Rumi

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?