Roda – Totens da Direção Leste

Spread the love

Extraído e adaptado de
Dancing With The Wheel
Sun Bear Book


TOTEM ANIMAL : ÁGUIA DOURADA

Wabun, o Espírito Guardião do Leste é representado pela Águia Dourada, o pássaro mensageiro do Grande Espírito, uma das aves que voam mais alto e vêem a vida mais claramente. A Águia é sagrada para a maioria do povo nativo, devido a sua habilidade de enviar mensagens para o Criador. A pena de águia é um simbolo de honra para as pessoas da medicina, para os chefes e para guerreiros, porque a águia tem presentes e lições para diversas áreas da vida. Como o povo da medicina a águia pode elevar-se até o Criador. Como os chefes, elas ganham respeito de todos os outros alados. Como guerreiras, elas lutam bravamente para proteger seu território e suas crias.

Esta poderosa ave de oração é um acróbata aéreo inspirador. Embora as águias há muito tenham tocado a imaginação dos homens, eles tem caçado as águias a ponto de ameaçar as espécies. Embora a Águia – Espírito Guardião, goste dos Duas-Pernas (humanos), guiando-nos para o Espírito, a majestosa ave que habita o plano terreno, evita os humanos para proteger suas crias e sua vida. Quando serve a Wabun, a Águia veste as penas douradas da aurora, a luz dourada da sabedoria que nos lembra que cada momento é um novo começo.

A Águia é o totem direcional para os nascidos entre 21 de março e 20 de junho. É o pássaro que voa mais alto. Os nativos consideram “o mais perto do Céu”. É evidente que essa expressão é mais do que o sentido literal. Para o índio o Céu é sinônimo do Reino do Espírito e das Casas Espirituais. Então a águia é simbolizada pela importância de princípios. O principio pode ser definido como a verdade fundamental, o espírito essencial ou intenção, ou um guia para a ação.

É também destacada por sua notável visão. Pode ver claramente acima de grandes distâncias e identificar pequenas criaturas e objetos de longe. A águia é associada com “ver de longe”  e com a habilidade de “olhar para frente”. Ela pode olhar diretamente para o Sol sem se ofuscar. Por essa intensidade, essa habilidade indica outra atribuição do Leste – Iluminação. Iluminação que chega a mente através da visão espiritual ( o Sol é um símbolo vivo de divindade ou espiritualidade, habilidade para ver a essência do Espírito das coisas.

As penas de águia são um grande tesouro para o índio americano, porque ela ajuda o pássaro a ir a grande alturas e chegar perto do céu, e de um elevado ponto de vista, distanciar da terra e das coisas materiais, estende-a rumo à consciência.Ela habilita a ver mais claramente onde coisas na Terra e o índio procura adquirir essa habilidade para sí . Pessoas vivem frequentemente fechadas em seus pensamentos para entender como ela pode ser parte de um significativo exemplo. Nos vamos pela vida observando tapetes e pinturas procurando algo que faça sentido somente vendo aquelas poucas coisas que estão à frente de nosso nariz. Quando damos uma devida distância pode o quadro tornar-se claro e a verdadeira criatividade e intensão dos artistas pode ser reconhecida e apreciada.

A águia pode dar maior habilidade para sintonizar com o Espírito do Leste e abrir nossa mente para essa energia. Os antigos usavam penas de águia quando faziam preces para o Grande Espírito ouvir. Eles usavam em seus paramentos espirituais e em suas preces. Oravam para a águia ajudá-los a ver mais claramente, a conectar com a sabedoria e iluminação.

A águia de Wabun é a Águia Dourada, cujas penas são da cor do por-do-sol.

Totem Mineral : Pipestone (Pedra-De-Cachimbo)

Catlinita. É uma argila vermelha com branco, ou raramente, dourada, metamorfoseada em fina granulação que é facilmente esculpível. Esta argila encontra-se, principalmente, nos EUA, nas áreas Dakota. Ela tem sido utilizada em cerimonias nativas por milhares de anos. O bojo do cachimbo sagrado é frequentemente esculpido de catlinita, assim como pequenos fetiches e figuras.

Várias tribos contam a história, onde muitos anos atrás, haviam duas tribos guerreiras que não cessavam de lutar, embora muitas pessoas tivessem morrido. O Criador, desgostoso com essa matança, veio até às tribos e lhes disse que deviam parar com suas batalhas. Para lembrar ao povo a insensatez e o desperdício da guerra, o Criador transformou o sangue dos mortos em pedra e disse ao povo para fazer cachimbos desta pedra. Quando eles quisessem guerrear, o Criador instruiu para fumar o cachimbo. Desta forma todo o povo teve um novo começo .

A “pipestone” promove a paz, a verdade, a cura, a oração, cerimônias, sabedoria, visão clara e amor. Pode nos ajudar a deixar nossas pequenas fronteiras mentais e entrar na consciência coletiva. Isso ajudará na cura pessoal que por sua vez ajuda a Terra e trabalha com toda a natureza. Pode também ajudar a desenvolver a fé,  otimismo, comunicação, harmonia, tranquilidade. Pessoas fortemente atraidas por esta pedra, podem aprender  novas formas de ajudar a Mãe Terra e a desenvolver profundas formas de comunicação com ela e com o Espírito . A catlinita pode despertar tanto o pacificador quanto aquele que fala a verdade dentro de você.

 

Totem Vegetal – Tabaco

O Guardião dos Espíritos do Leste, Wabun, é representado pelo tabaco. Muitos povos indígenas contam a história de uma mulher sagrada que ficou grávida de gêmeos. Mesmo dentro do útero esses meninos lutaram. Um representava tudo o que era bom em humanos, enquanto o outro representava o oposto. Quando chegou a hora de nascerem, o bom filho nasceu da maneira normal. O outro filho estava tão ansioso para sair do útero que chutou para o lado da mulher, ferindo-a mortalmente.

O bom filho permaneceu com a mãe e, com seus poderes extraordinários, enterrou-a como ela instruiu. Ela o instruiu que mesmo com sua morte as coisas boas viriam ao povo. Ele permaneceu em seu túmulo por alguns dias, como ela pediu. Antes de partir, viu que de seu corpo cresciam as três plantas irmãs – milho, feijão e abóbora -que, a partir daquele momento, davam sustento a todo o povo. De sua testa veio a planta sagrada do tabaco.

Porque veio dessa parte da mulher sagrada, o tabaco é considerado uma erva cuja fumaça pode trazer clareza. A clareza é um presente de dois gumes que pode atrair você para o bem e para o mal: liberdade ou prisão. Assim é com o tabaco. Dito corretamente, pode trazer clareza, atrair energias, absorver a negatividade e transformá-la em energias positivas. Usado incorretamente, pode envenenar você. É uma planta que deve ser usada com respeito.

O tabaco é considerado uma das plantas mais sagradas pelos nativos americanos. Quando fumado em um cachimbo sagrado, ele leva orações ao Espírito. É freqüentemente usado para fazer oferendas aos Guardiões Espirituais e Guias Espirituais. Fumar tabaco é pedir ajuda ao Plano Espiritual. Se alguém fuma por recreação, então eles estão continuamente prendendo o Espírito a eles com um falso alarme similar àquele dado pelo “menino que gritou lobo”. A folha de tabaco tem de seis a doze polegadas de comprimento, larga, larga e pontiaguda. A folha é a parte usada para fumar.

A planta do tabaco pertence ao gênero Nicotiana. A maior parte do tabaco comprado em lojas é misturado com material químico, nocivo à saude. Um nome nativo americano comum para uma mistura de fumar é kinnikinnick. Kinnikinnick pode referir-se a apenas uma erva, mais frequentemente uva-ursi, ou a tabaco  em combinação com ervas.
O tabaco é uma planta auxiliar forte.  Usado em folhas ou no cachimbo sagrado pode, como Wabun, trazer novos começos para quem está usando ou para qualquer projeto ou lugar para o qual ele é queimado

 

Cor: Ouro

Wabun, o Guardião do Espírito do Oriente, é representado pelo ouro e pelo vermelho do sol nascendo no horizonte, anunciando a aurora e o começo de um novo dia. Esta é também a luz dourada que vem com o sol da primavera e a luz dourada da sabedoria que pode iluminar o nosso caminho ao longo da vida, lembrando-nos que cada momento é um novo começo. O vermelho de Wabun é o vermelho da vitalidade, o vermelho do sangue.
Ouro e vermelho ajudam você a encontrar clareza, sabedoria e iluminação. Essas cores estimulam o renascimento, o rejuvenescimento, a força vital forte, a iluminação e a coragem. O vermelho sozinho pode estimular a agressividade e a ausência de medo, por isso é importante moderar sua energia com o ouro, o que agrega equilíbrio e sensibilidade. O ouro e o vermelho ajudam você a trabalhar com as coisas da Terra, assim como com outros planos. Essas cores vão te ancorar e ajudar você a comunicar seus verdadeiros pensamentos e sentimentos.

 

Compartilhar
Show Buttons
Hide Buttons