Roda – Lua Brilhante

Segundo Sun Bear é a Lua da Colheita, Tempo da Colheita para Kenneth Meadows e na Roda de Estudos Voo da Águia chamaremos de Lua Brilhante.

DE 19 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO

A Lua Brilhante é a última Lua de Shawnodese. Sua cor é o púrpura e sofre influência do Clã das Tartarugas. A Ametista ensina às pessoas, vivenciando esta lua, o bom julgamento e a justiça; a Flor Violeta ensina a habilidade de penetrar nas regiões secretas do coração e da alma; e o Urso Marrom ensina a  curiosidade criativa.

Esta Lua ensina sobre discriminação, decisões justas, bom senso, perseverança, confiança e a habilidade de analisar.  A energia desta posição é de equilíbrio, racionalidade e praticidade. Este é o lugar da Roda que nos ajudará a realmente entender os conceitos de dever e trabalho. No lugar do Urso Marrom, devemos nos precaver contra sermos super críticos com os outros ou cínicos sobre a vida.

Os nascidos dessa Lua tem a ametista como seu totem mineral, a violeta como sua planta totem e o urso marrom como o totem animal. Pertencem ao elemento terra. Possuem habilidades de serem justos e analíticos. Valorizam os amigos e os cooperadores , geralmente são populares entre os seus conhecidos. Eles tem a força de se proteger e os seus amigos, dos extremos. Quer seja álcool ou negatividade . Sua proteção, em grande parte, vem do seu próprio bom senso e o conhecimento que as pessoas fazem seu próprio negativismo e podem então ter controle sobre a situação se quiserem.

Quando estão equilibrados, tem a habilidade para ajudar os outros a alcançar o limite espiritual para que possam equilibrar suas próprias energias internas e externas. Eles geralmente são poderosos oradores que podem alcançar grande numero de pessoas para que vejam a necessidade da harmonia em suas próprias vidas.

Eles também são ótimos supervisores e professores. Possuem a tendência de serem frios e calculistas e precisos no seu pensamento e na sua apresentação.
Quando diz para os outros do tipo “pode estar certo “ é porque ele sabe exatamente o que está falando.

A Lua Brilhante representa as qualidades de crescimento e confiança. Ela ajuda os nativos no lado prático, os ajuda a não tornarem-se cínicos sobre o mundo à sua volta.

Devem-se guardar contra o cinismo que os fará com que se tornem severamente críticos sobre tudo e sobre todos. Quando entram em tais estágios, é difícil estar ao seu redor. Nada literalmente irá satisfazê-los ou torná-los mais dóceis. Nessas épocas podem demonstrar uma amargura totalmente fora de proporção com qualquer coisa que tenha acontecido com eles. Eles podem desenterrar quaisquer fatos infelizes de sua vida para justificar tais sentimentos.

Tem uma habilidade natural de promover o retorno de tudo aquilo que botam para fora, o que evita que percam o equilíbrio, pois sabem que tudo retorna.
Eles são frios, mas isso geralmente esconde a profundidade do sentimento tão tenro como a violeta. Eles podem sentir as coisas fortemente. Mas eles, geralmente preferem mostrar seus sentimentos através do trabalho, para melhorar a vida dos que ama, aso invés de somente falar sobre suas emoções.
Eles tem a capacidade de penetrar nos mais profundos segredos dos corpos e ementes ao seu redor. Se algo está errado com você, não diga que não está para eles. Eles podem ver através de suas mentiras e não irão respeitá-lo se sente que você mente com frequência. De fato se você mente com frequência, com certeza irá sentir a força de sua ira. Que pode ser muito forte, mas geralmente expresso de uma maneira tranquila, e até calculista.

Eles são curiosos sobre o mundo. Eles gostam de saber o que faz tudo andar, tanto humano como outras coisas. Especialmente, porque isso os ajuda a consertar as coisas quando estão erradas. Eles gostam de consertar erros que vem ajudando tudo a estar em equilíbrio. Esse povo é lento e deliberado, tomando algum tempo o antes que se envolvam. Eles realmente gostam de curtir a vida e farão tudo o que podem para que suas vidas sejam
confortáveis. Geralmente são lerdos no inverno. Eles gostam de manter essa estação lerda para que possam contemplar o ano passado e o que virá. São bem humorados e de boa natureza, gentis e confiantes, desde que estejam equilibrado. No entanto se sentirem-se encurralados pela circunstância de suas vidas e de suas  idéias, ou de uma pessoa, eles podem tornarem-se inimigos formidáveis./ Eles virão a você com, precisão, ou os atingirão em qualquer ponto fraco com suas garras bem afiadas.

Porque eles se acham tão próximos da realidade física, as pessoas as vezes esquecem que eles estão tão confortáveis em realidades espirituais e que tem a sabedoria destas, quanto as materiais. Essa sabedoria os permite saber onde estão as fraquezas e forças de outras pessoas. Eles são espertos e podem fazer qualquer coisa que as suas mentes queiram. Geralmente tornam-se líderes em qualquer campo que persistam, por causa de sua justiça, força, coragem e tenacidade. Eles persistiram suas idéias até que as mesmas aconteçam de sua maneira . E irão defender com bravura aqueles que estão sob seus cuidados. A não ser que ele sinta que eles precisem de uma lição que irá vir contra eles.

Essa lua ensina sobre justiça, discriminação, habilidades de raciocínio e análise. Ensina a equilibrar sua próprias energias espirituais e físicas enquanto se mantêm aterrado

Totem Animal : Urso Marrom

O totem animal da Lua da Colheita é o Urso Marrom. O Urso Marrom é a mesma espécie do Urso Preto. A fêmea pode ter um ursinho marrom e um preto, na mesma ninhada.

Ursos marrons fazem suas tocas em buracos, em cavernas, debaixo de árvores caídas, em edifícios desamparados, ou debaixo de cachoeiras.Os ursos marrons são criaturas calmas e cuidadosas. Entre seus alimentos favoritos estão o mel e as frutas silvestres.
Ursos são curiosos, assim como seu primo, o guaxinim. Eles levam tempo para assistir e aprender com as coisas ao seu redor. Eles só se apressam no cume quando precisam comer o suficiente para sustentá-los durante o longo sono de inverno. A hibernação do urso não é completa. Durante o último período de hibernação, as fêmeas têm seus filhotes, então precisam ficar acordados o suficiente para amamentá-los.

Os ursos têm uma natureza alegre e boa e compartilham muitas habilidades com os humanos. Eles podem ficar  sobre as duas pernas e andar uma curta distância. Eles podem trepar nas árvores, e usam suas garras como anzol na pesca.

Para o nativo, o Urso é um animal muito especial. Em muitas lendas do mundo animal, tal como aquela que conta como Animais Espíritos Guardiães foram designados, o urso é conhecido como um dos chefes dos animais. O Urso trabalha a honestidade, força, coragem. Na maiorias das tribos, o Clã do Urso é o da Medicina, ou da liderança ou da defesa.

Trabalhar com o Urso nos ensina deliberação, prazer, observação, movimentos vagarosos e firmes, honestidade, coragem, força, cura e aprendizado.

Totem Mineral: Ametista

A Ametista simboliza o bom julgamento, justiça e coragem. É uma pedra que consola, pacifica e ensina discriminação. A ametista protege contra magia negra, relâmpagos, tempestades de granizo e intoxicações. Pode nos ajudar a alcançar sintonia espiritual bem como um bom equilíbrio entre as energias do nível físico e espiritual.

A Ametista pode ajudar a entender a fonte de nossa ira, e com isso iniciar a liberá-las. Também pode ajudar a acalmar e clarear o estado de sonho. É uma pedra que estimula nobreza e pureza dentro daqueles que a carregam consigo.

    Totem Vegetal : Violeta

 A violeta representa a calma, o calor e a sentimentalidade reservada. Também é uma poderosa planta medicinal. Ambas folhas e flores são boas como agentes ativadores, particularmente para membranas mucosas irritadas. Também tem um alto teor de vitamina C. medicinalmente, a violeta é boa para penetrar nos fluídos linfáticos e sanguíneos, dissolvendo toxinas nestas áreas. Pode ajudar no tratamento do câncer, toxidade no estômago e intestino. Alivia dores de garganta, dificuldades respiratórias, ajuda nos tumores da garganta, problemas de ouvido e dores de cabeça. Também ajuda na dor de dentes e problemas da pele. Diminui febre. Pode também ser usada para fins culinários.

Ter violetas em volta, acorda o coração, para a plenitude de seus sentimentos e ajuda a compreender a profundidade do amor.

Cor: Roxa

A cor associada ao urso pardo e à Lua da Colheita (23 de agosto a 22 de setembro) é roxa. Esta é a púrpura do violeta tímido cujas flores podem ser facilmente perdidas crescendo no chão da floresta. É também a cor dos cristais de ametista profunda. Este roxo é a cor da cerimônia, ritual, percepção espiritual, idealismo e amor da humanidade. Algumas gradações de púrpura indicam alguém usando poder espiritual para ganho pessoal. O roxo é uma cor de sabedoria, mas pode ser usado de maneiras positivas ou negativas. Ter roxo ao seu redor irá inspirá-lo, trazer-lhe insights espirituais, aumentar seu amor pela cerimônia e fazer com que você examine como está usando seu poder.

Compartilhe: