Nove paixões e fixações Eneagrama

Nove paixões e fixações Eneagrama

 

Alaor Passos

As fixações são estratégias mentais desenvolvidas inconscientemente que servem para justificar e perpetuar o comportamento automático e repetitivo. São cristalizações dos desvios da percepção que afetam a Inteligência Cognitiva. As fixações são apoiadas sobre uma lógica ilógica do sistema de crenças. São “ideias loucas” do inconsciente, que transformam o comportamento em curruptels de ideais mais nobres (Ideias Santas). É o que faz, por exemplo, que o perfecionismo substitua, na prática, o ideal de Perfeição (ego 1) e que a crença dogmática ou fanática tome o lugar da fé (ego 6), etc.

 

1 – Ira

Raiva contida, fleumático, controle de sentimentos, austero, severo, formal, pouco espontâneo, altos padrões de exigência, cheio de razões, crítica pessoal, ciente do certo ou do errado, do bem e do mal, julgamento rígido, valorização de princípios, bondade intencional, falsa virtude, postura de correção exemplar, tolerância condescendente, preocupação com a correção, afán de comportamentos obsessivos, manias àe perfeição correta, limpeza, pureza, clareza, normas de bom comportamento, irritação, ressentimento. Perfeccionismo.

2 – Orgulho

Auto engrandecimento, imagem de auto-importância inflada, fuga da carência através da busca da sensação de abundância e plenitude, tendência a agradar e seduzir, julga-se privilegiado, merecedor de privilégios, voluntarioso, amoroso e belicoso, impulsivo, invasor, valorização dos sentimentos e do amor, gosto de agradar com presentes e elogios, fantasioso, pensamento intuitivo, tendência a percepção paranormal, valorização da ‘liberdade pessoal, transparente de sentimentos, inconsequência, fidelidade a sentimentos mais que a promessas, promete mais do que cumpre e cumpre mais do que promete. Dadivoso, cativante, elogioso, adulador. Generosidade Egocêntrica.

3 – Vaidade

Identificação com a imagem idealizada de si, busca de reconhecimento através do êxito, auto-engano, facilidade de performance para o outro, fácil adaptabilidade a diferente contextos/situações, praticidade da ação, mais orientada ao logro prático que aos sentimentos genuínos, assume cores, valores, metas e costumes próprios do meio onde se insere, facilidade de dar respostas adequadas e valorizar-se na expectativa do outro, mente organizada e orientada a resultados práticos, valorizando bem no mercado, falsidade/superficialidade com sentimentos pessoais. Simulação.

4 – Inveja

Busca preencher-se fora com o que sente que lhe falta por dentro, comparativo, percebe mais a carência do que a plenitude, auto-imagem vulnerável e presunção de auto-Importância, gosta de sentir-se especial e original, intensidade de sentimentos, tendência a dramas, sofrimentos românticos, melancolia criativa, autenticidade agressiva, queixoso, vítima, ódio e raiva competitivos, sentimentos de culpa e sensação de vergonha, busca de mérito no esforço, ressentimento de que outros conseguem com mais facilidade, sente-se incompreendido e necessitado, valoriza mais o que falta do que o que tem. Falsa Necessidade.

5 – Avareza

Tendência à retenção em si mesmo, sensação de ter pouco e necessidade de defender-se para não esvaziar, esconderijo em si mesmo, pouco contato, guarda distância sem envolver-se demasiado. dificuldade de manifestações efusivas e entusiasmadas, frieza aparente, reações controladas, observador externo, não invade e não se deixa invadir, zeloso de sua privacidade mesmo quando em público, supervalorização da confiança, sentimentos íntimos de auto-importância esperando que o outro irá descobrir. auto-imagem fragilizada, com tendência a culpa e à desistência. Estratégia do distanciamento.

6 – Covardia

Negação do medo, medo de sentir ou mostrar que sente medo, covardia no trato autoritário, ou acovardamento pessoal, insegurança, submissão/imposição, hierarquização de normas e obediência, ambivalência, defensividade, agressão defensiva, necessidade de auto-afirmação, busca de valor pessoal ela aut . desimbolismo abstrato, crenças rígidas, fanatismo,~do ao castigo, previsor de consequências, antecipador de perigos, gosto pela grandiosidad~super-valorização da força, cumprimento rígido do dever, sentimentos de culpa, auto-acusação, desconfiança de si. Dúvida.

7 – Gula

Compulsão pelo agradável, desinteresse ao desprazeiroso, rotineiro ou árduo; racionaliza. explica e justifica com facilidade; planificador, idealizador e teórico mais que executador; curioso de pensamentos. ideias, novidades e variedades; persuasivo e ágil de argumentos, gosta de discutir idéias e possibilidades; evita a consciência do desagradável, do sofrimento e da dor atendo-se ao lado “positivo” dos fatos ou das coisas; mais facilidade para o racional que para situações emocionais; racionaliza a culpa; afável, solícito, inquieto em busca de estímulos novos,’ apego a comodidade pelo menor esforço; fluidez de ideias, palavras e frases. Estratégia da Inteligência. Charlatanismo.

8 – Luxúria

Paixão pelo intenso, movido a desafios imponderáveis, apostador tendente ao tudo ou nada, nutre-se da adrenalina da ação e do risco, empreendedor, busca do comando e do poder, intolerância à frustração e à fraqueza de temperamento, não toma nota de derrotas e derrotados, cínico quanto a valores estabelecidos, amoral, dado a exageros, não mede obstáculos na conquista de metas e posições, forte sentimento de posse e poder, cumplicidade na amizade mesmo em atividades fora da lei, ou “mafiosas”, astuto, quanto a vulnerabilidade do outro, justiceiro com parâmetros próprios, punitivo, vai à forra. Vingança.

9 – Preguiça

Dificuldade com o Ser, dispersão no fazer, atenção difusa, dispersivo, ocupação do tempo para evitar interiorização, tédio existencial, descrença, pensamento concreto: para que serve? Simplificação do abstrato e complexo, narcotizaçào e amortização de sentimentos, busca de harmonia e paz, evita conflitos, dificuldade de negar e dizer não, voracidade de apetite (comida ou coisas), atração pela panicipação em interesses coletivos, valorização da necessidade do outro, disponibilidade para servir, dificuldade de escolher e decidir para não desapontar outros. Esquecimento de si, auto-postergação. Acomodação.

ENTRE EM CONTATO

Envie um e-mail para a equipe do Site




©Desenvolvido por Agência Rumi

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?