Recriação de ritos – Neoxamanismo e Xamanismo Urbano

Neoxamanismo e Xamanismo Urbano – Recriação dos ritos ancestrais

O xamanismo urbano ou neo-xamanismo é uma realidade, e tenho visto muitas pessoas obterem cura, transformações,evoluírem. É um movimento que cresce à cada dia no mundo todo. Na  cidade, as cerimônias e rituais criam, ambiente propício para que cada participante possa abstrair-se do cotidiano, do mundo ordinário, entrar em estados especiais de consciência, e poder entrar no imaginário.Os rituais xamânicos podem trazer a consciência de que somos apenas um “microcosmo”, somos parte de “algo maior”, filho da Terra, parte de uma terra viva.

A Terra é ligada ao Universo como parte de um organismo vivo, celebra seus inícios e términos através das estações. Hoje, a maioria dos humanos aqui não celebra adequadamente seus inícios, términos e pontos de transição. A maior parte que ainda celebra, geralmente, limita-se ao nascimento (batismo), casamento e rito de morte.

Todas as principais passagens da vida precisam ser claramente marcadas, principalmente no tempo tão desafiante em que vivemos. Passagens como: puberdade, menopausa, separações, divórcios, mudança de trabalho, término de um tratamento ou terapia, cura, aborto, novo relacionamento, aposentadoria, ter sido roubado, abusado, mudança de casa ou cidade entre outros podem e devem ser incluídos também.

No xamanismo temos recriado esses ritos que permitem sentir o sagrado, perceber novas dimensões, profundidades e o sentido que está faltando em nossas vidas. As práticas xamânicas permitem a quem buscar, compreender melhor a linguagem do inconsciente, estabelecer comunicação com o nível mais profundo do ser, criar uma atmosfera sagrada que permite ir além do racional e nos modificarmos profundamente através do amor e da gratidão.

Não é imprescindível que os rituais sejam realizados na mata, pois o xamanismo existe no deserto, nas montanhas, nas geleiras, nas praias. E, porque não dentro de uma selva de pedra, se for essa a sua realidade? A força do xamanismo é maior do que a localização geográfica. Aliás é muito mais desafiante fazer xamanismo na cidade do que na floresta. Na floresta é muito mais agradável e dá menos trabalho, pois as vibrações naturais facilitam. Eu prefiro fazer na natureza, é obvio, mas não deixo de fazer, onde quer que eu esteja, pois o xamanismo está dentro de mim e não fora. Reconheço também que as grandes cidades não oferecem e muito pouco demonstram poder oferecer no futuro, em qualidade de vida. Sinto que o grande passo é que possamos viver mais próximo à natureza, para ganhar em ar, água, alimentação e , principalmente, paz.

Acredito que a grande solução para o futuro é o homem/mulher partirem para pequenas comunidades auto-sustentáveis. A intenção de ter uma vida comunitária, que seja com um pequeno grupo ou multidão, evoca a abertura para nossa consciência mostrar seus tesouros.Quando estamos juntos, temos uma capacidade muito maior de coletar jóias ocultas de nossas próprias vidas. Juntos é possível encarar mais honestamente e corajosamente o que devemos eliminar na nossa vida.Existem tipos de pessoas que não fazem a menor idéia do que está acontecendo em seus próprios mundos pessoais. Eu faço parte de um grupo que acredita que podemos criar um novo planeta. É o momento apropriado para explorarmos o Universo que existe dentro de cada um de nós. Uma boa oportunidade para conduzirmos nossas vidas.

Entretanto, a verdadeira caminhada começa dentro de nós mesmos, é uma jornada interior. Devemos aprender com jornada da humanidade através dos tempos. Respeitar os velhos por sua sabedoria, os jovens pela força e renovação.

Como em todos os caminhos, existem pessoas que se aproveitam da “onda”, fazem um puro comércio, pessoas que acreditam nas suas próprias mentiras, pessoas iludidas, oportunistas, e vai por aí afora. São os espinhos do caminho. O que nós não podemos fazer é confundir os espinhos com o caminho.

Nesse estudo, procuro harmonizar-me com a Criação, para poder alcançar o Criador. Dentro de mim tenho a certeza que os praticantes de xamanismo, têm a responsabilidade de zelar pela Mãe – Terra e por todas as suas Crianças. Juntos, conectados, temos a missão da cura planetária, tanto no tocante a qualidade ambiental, como energética e espiritual. Jamais poderemos ser absolutamente saudáveis se vivermos num Planeta doente. Nunca teremos paz enquanto irmãos estiverem em guerra, não evoluiremos se não fizermos a parte que nos cabe.

Quando baseamos nossa vida nesse entendimento, quando reconhecemos as plantas, animais e minerais, como nossos parentes, nós restabelecemos nossa conexão natural com todos os seres vivos. Não nos sentimos mais isolados quando vemos a natureza de forma diferente, não apenas algo de uso pessoal e experimentamos a Terra como um Lugar Sagrado. Quando adquirimos a sabedoria da natureza, nos alinhamos com a magia natural e somos fortalecidos pelo seu poder. Nós recebemos a sabedoria ancestral da Mãe-Terra, e nos alinhamos com ela, podendo ser amigos dos espíritos que vivem na natureza.

Quando nos conectamos com essa extensa família da natureza, aprendemos a alinhar nossas energias para receber sua sabedoria e nos transformamos. Transformamos nossa relação com os outros, transformamos nossa relação com o mundo. Nós do xamanismo nos sentimos guardiões da Mãe –Terra. Resgatamos a profunda conexão do homem com a Terra, aprendemos a honrar todas as formas de vida, pois onde há vida, está Deus.

Compreendemos que todos os seres vivos possuem sua missão no Plano Universal, desde insetos, plantas, pedras, animais, até nós, seres humanos de duas pernas. Por sentirmos Deus nas diferentes formas de energia, consideramos Sagrada cada uma delas.

Cada planta, cada pedra pode transmitir-nos ensinamentos de cura, aprendemos a decifrar as mensagens que vem dos ventos, reconhecemos que fazemos parte de uma Grande Família Universal, que a Terra é nossa Mãe, nutrindo-nos, sustentando-nos, recebendo-nos a cada vida e nos acolhendo a cada morte.

ENTRE EM CONTATO

Envie um e-mail para a equipe do Site


©Desenvolvido por Agência Rumi

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?