NEOXAMANISMO – Um novo xamanismo

 

Neoxamanismo ou um novo xamanismo

A nossa sociedade está permeada de práticas e crenças xamânicas.

Léo Artese

exemplos:

As pessoas falam com seus animais de estimação, com suas plantas. Alguns falam com pedras, com cristais. As pessoas falam com santos!As pessoas falam consigo próprias, através dos pensamentos. No xamanismo nós aprendemos, além disso, a ouvir as respostas.As superstições, as benzedeiras, os chás, as simpatias, as poções, os banhos de defesa, defumações.

noel

Os mitos: Papai Noel, as bruxas, o folclore. O ato de bater na madeira para isolar. Levar uma árvore de Natal para dentro de casa. A origem das fogueiras de São João. Os Solstícios e Equinócios.A inspiração nos talentos dos animais, para camisetas, escuderias, palavras testemunhando suas qualidades: do tipo: Ele é um cobra no futebol. Tem coragem de leão. Esperto como uma raposa.

O xamanismo que pratico, é o estudo da natureza. É a busca da sabedoria que contém cada folha, em cada vento, em cada pedra, é o estudo do Livro da Natureza. minha verdade na Criação Divina, o mapa do caminho está escrito em cada vegetal, nas mudanças de estação, nas portas de cada direção cardeal, no movimento dos ventos, nos hábitos e talentos de cada animal, nas gravações de cada pedra, com a iluminação e calor do Sol, nos mistérios das fases da Lua, nas trilhas das Estrelas. E, através da natureza estudar a nossa própria ecologia. A nossa relação com a natureza, com as pessoas, com o nosso trabalho, nossos relacionamentos, nossas emoções.

Para praticar esse xamanismo, você pode ser de qualquer religião, ter a sua própria crença, pois a nossa ligação é com a vida. È a busca da realização do propósito de nossa alma. É resgatar a nossa relação com o sagrado. É a crença que a verdadeira magia está dentro de cada um. No poder que temos para transformar a nossa vida, para podermos viver mais no amor, na paz e na harmonia.O mapa do caminho é inspirado na sabedoria ancestral, no estudo dos talentos dos animais, das plantas, das histórias, das canções, das danças, das cerimônias.

As cerimônias e rituais criam, ambiente propício para que cada participante possa abstrair-se do cotidiano, do mundo ordinário, entrar em estados especiais de consciência, e poder entrar no imaginário.Os rituais xamânicos podem trazer a consciência de que somos apenas um “microcosmo”, somos parte de “algo maior”, filho da Terra, parte de uma terra viva.

sol-xamanismo

A Terra é ligada ao Universo como parte de um organismo vivo, celebra seus inícios e términos através das estações. Hoje, a maioria dos humanos aqui não celebra adequadamente seus inícios, términos e pontos de transição. A maior parte que ainda celebra, geralmente, limita-se ao nascimento (batismo), casamento e rito de morte. Todas as principais passagens da vida precisam ser claramente marcadas, principalmente no tempo tão desafiante em que vivemos. Passagens como: puberdade, menopausa, separações, divórcios, mudança de trabalho, término de um tratamento ou terapia, cura, aborto, novo relacionamento, aposentadoria, ter sido roubado, abusado, mudança de casa ou cidade entre outros podem e devem ser incluídos também.

No xamanismo temos recriado esses ritos que permitem sentir o sagrado, perceber novas dimensões, profundidades e o sentido que está faltando em nossas vidas. As práticas xamânicas permitem a quem buscar, compreender melhor a linguagem do inconsciente, estabelecer comunicação com o nível mais profundo do ser, criar uma atmosfera sagrada que permite ir além do racional e nos modificarmos profundamente através do amor e da gratidão.

Não é imprescindível que os rituais sejam realizados na mata, pois o xamanismo existe no deserto, nas montanhas, nas geleiras, nas praias. E, porque não dentro de uma selva de pedra, se for essa a sua realidade? A força do xamanismo é maior do que a localização geográfica. Aliás é muito mais desafiante fazer xamanismo na cidade do que na floresta. Na floresta é muito mais agradável e dá menos trabalho, pois as vibrações naturais facilitam. Eu prefiro fazer na natureza, é obvio, mas não deixo de fazer, onde quer que eu esteja, pois o xamanismo está dentro de mim e não fora. Reconheço também que as grandes cidades não oferecem e muito pouco demonstram poder oferecer no futuro, em qualidade de vida. Sinto que o grande passo é que possamos viver mais próximo à natureza, para ganhar em ar, água, alimentação e , principalmente, paz.

Acredito que a grande solução para o futuro é o homem/mulher partirem para pequenas comunidades auto-sustentáveis. A intenção de ter uma vida comunitária, que seja com um pequeno grupo ou multidão, evoca a abertura para nossa consciência mostrar seus tesouros.Quando estamos juntos, temos uma capacidade muito maior de coletar jóias ocultas de nossas próprias vidas. Juntos é possível encarar mais honestamente e corajosamente o que devemos eliminar na nossa vida.Existem tipos de pessoas que não fazem a menor idéia do que está acontecendo em seus próprios mundos pessoais. Eu faço parte de um grupo que acredita que podemos criar um novo planeta. É o momento apropriado para explorarmos o Universo que existe dentro de cada um de nós. Uma boa oportunidade para conduzirmos nossas vidas.

Entretanto, a verdadeira caminhada começa dentro de nós mesmos, é uma jornada interior. Devemos aprender com jornada da humanidade através dos tempos. Respeitar os velhos por sua sabedoria, os jovens pela força e renovação. O xamanismo urbano ou neo-xamanismo é uma realidade, e tenho visto muitas pessoas obterem cura, transformações,evoluírem. É um movimento que cresce à cada dia no mundo todo.

Como em todos os caminhos, existem pessoas que se aproveitam da “onda”, fazem um puro comércio, pessoas que acreditam nas suas próprias mentiras, pessoas iludidas, oportunistas, e vai por aí afora. São os espinhos do caminho. O que nós não podemos fazer é confundir os espinhos com o caminho.

Nesse estudo, procuro harmonizar-me com a Criação, para poder alcançar o Criador. Dentro de mim tenho a certeza que os praticantes de xamanismo, têm a responsabilidade de zelar pela Mãe – Terra e por todas as suas Crianças. Juntos, conectados, temos a missão da cura planetária, tanto no tocante a qualidade ambiental, como energética e espiritual.

Jamais poderemos ser absolutamente saudáveis se vivermos num Planeta doente. Nunca teremos paz enquanto irmãos estiverem em guerra, não evoluiremos se não fizermos a parte que nos cabe.

Quando baseamos nossa vida nesse entendimento, quando reconhecemos as plantas, animais e minerais, como nossos parentes, nós restabelecemos nossa conexão natural com todos os seres vivos. Não nos sentimos mais isolados quando vemos a natureza de forma diferente, não apenas algo de uso pessoal e experimentamos a Terra como um Lugar Sagrado. Quando adquirimos a sabedoria da natureza, nos alinhamos com a magia natural e somos fortalecidos pelo seu poder. Nós recebemos a sabedoria ancestral da Mãe-Terra, e nos alinhamos com ela, podendo ser amigos dos espíritos que vivem na natureza.

Quando nos conectamos com essa extensa família da natureza, aprendemos a alinhar nossas energias para receber sua sabedoria e nos transformamos. Transformamos nossa relação com os outros, transformamos nossa relação com o mundo. Nós do xamanismo nos sentimos guardiões da Mãe –Terra. Resgatamos a profunda conexão do homem com a Terra, aprendemos a honrar todas as formas de vida, pois onde há vida, está Deus.

Compreendemos que todos os seres vivos possuem sua missão no Plano Universal, desde insetos, plantas, pedras, animais, até nós, seres humanos de duas pernas. Por sentirmos Deus nas diferentes formas de energia, consideramos Sagrada cada uma delas. Cada planta, cada pedra pode transmitir-nos ensinamentos de cura, aprendemos a decifrar as mensagens que vem dos ventos, reconhecemos que fazemos parte de uma Grande Família Universal, que a Terra é nossa Mãe, nutrindo-nos, sustentando-nos, recebendo-nos a cada vida e nos acolhendo a cada morte.

danca-das-direcoes

No relacionamento da Terra X Sol, aprendemos, que o inverno é tempo de descansarmos assim como a Mãe Terra. Quando nos preparamos para mudar mundos e formas e entramos na primavera, o anunciar da iluminação, o lugar da consciência, o nascimento, o lugar representando humanos nascendo e começando. No tempo do verão, período de frutificar e rápido crescimento. E, quando chegamos no outono, o tempo da introspecção, quando nós colhemos nossos resultados, quando nós temos achado o conhecimento necessário para centrar a nós mesmos. E o ciclo se repete. Em círculo.

Ter as estações como inspiração, é estar em sintonia com a ecologia dentro e fora de nós, trabalhando o ambiente espiritual/planetário, é acessar o “Livro da Natureza”. Onde quer que estejamos no mundo, seremos afetados pelo balanço das estações. A disciplina mental gerada numa cerimônia permite que o corpo, a personalidade e a psique formam um templo puro para que as manifestações possam ocorrer ano-a-ano, festival a festival.

No relacionamento Terra X Lua, ela controla as marés, movimentando toneladas e toneladas de água, imagine o que ela pode fazer com as águas do nosso corpo. A lua simboliza a energia feminina em muitas culturas do mundo. No xamanismo, nós reconhecemos que é a Lua quem domina a Terra, portanto, a estudamos e a reverenciamos. As três luas do Inverno, traz o tempo de contemplar o crescimento do ciclo anterior e prepara o crescimento do ciclo que chega.Nosso meio ambiente na Terra é afetado pelo poder cíclico da Lua. A luz produz um imenso efeito sobre a Terra, e nos corpos de todos os seres vivos . Por aproximadamente 29 dias ela circunda a Terra. Este ciclo é a origem do mês.O poder magnético da Lua, combinado com o movimento da Terra, movimenta oceanos e rios. Ela influencia o fluxo da seiva das árvores e plantas e os fluidos corporais, incluindo o ritmo do sangue, a menstruação, ciclos de gestação, e mesmo o cérebro.

Precisamos aprender a sentir a religação entre todas as coisas vivas e as que já passaram sobre a Terra, assim, compreenderemos que todas as histórias fazem parte da nossa história. Tudo está conectado. Deus criou o Mundo em 7 dias, mas a “Obra da Criação” se perpetua através do homem. A cada dia estamos criando um Mundo Novo, através da cadeia de pensamentos, palavras e atos. O que fizermos à Terra voltará para nós mesmos, e a nossos filhos. Respeitar a Terra é respeitar seu Criador.

xama-mulher

O xamanismo é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica da humanidade. Hoje médicos, advogados, donas de casa, psicólogos, espiritualistas, místicos, estudantes, executivos, e pessoas das mais variadas crenças estão estudando e aplicando o xamanismo.

Observando as rápidas mudanças no Mundo, com fé e coragem, é que poderemos enfrentar as grandes mudanças. Para isso precisamos de algo verdadeiro, simples e eficiente, para poder atravessar as águas das emoções que acompanham as transformações, e o crescimento que advém das crises pessoais.

O xamanismo nos religa a uma fonte de sabedoria superior. Conduz o praticante para descobrir o seu papel, sua finalidade na vida, sua evolução. Propicia uma nova inspiração, uma nova visão do viver e de tudo o que foi vivido, mostrando maneiras de se harmonizar com os acontecimentos naturais da vida.

Os rápidos resultados, introvisões de profundo significado, o contato com realidades ocultas, a obtenção de auto-conhecimento, a busca do poder pessoal, contribuem para o interesse nas práticas. Propicia tranquilidade, paz, profunda concentração, estimula o bem estar físico, psicológico e espiritual.

O praticante é levado a sair do torpor convencional, através de um chamado interior, ele reconhece os seus limites, vive um confronto existencial que o força a sair de uma zona de conforto, do falso brilho, da alienação. Reforçando a coragem e a determinação, o praticante mobilizado por visões, introvisões e vivências, expande a sua consciência, podendo processar transformações de profundas proporções na sua vida. O xamanismo resgata a relação sagrada do homem com o planeta.

Praticar xamanismo é ir em busca da excelência espiritual, é enxergar a realidade existente por trás dos conceitos, é se harmonizar com as marés naturais da vida. É trilhar o Caminho Sagrado, atravessando os portais da mente, das emoções, do corpo e do espírito. Na verdade, o antigo modo de viver acaba, abrindo caminho para um jeito mais consciente.

A premissa básica é o reconhecimento que todos fazemos parte da Família Universal e tudo está interligado. O praticante compreende o “Espírito Essencial” que está dentro dele mesmo, na natureza e em todos os seres. Ele sabe quem ele é, e como se relaciona com o Universo. O reconhecimento do caminho da verdade vem da expansão da consciência e a compreensão que o verdadeiro poder está dentro de cada praticante, e provém do desenvolvimento de seus próprios dons. Quando encontra o propósito da alma, tudo da natureza interior vem a tona. A pessoa entra em um processo mais rápido de transformação pessoal. Quando convidamos o amor para despertar poderes mais profundos, trabalhar nos desafios torna-se uma aventura.

Praticando a sabedoria das antigas tradições adaptadas ao mundo atual e ao estado atual da alma humana, atualmente o trabalho é feito com tambores, canções, meditações, instrumentos de poder, danças, respirações, visualizações, estórias, plantas de poder, vivências Assim, explora sua própria consciência e vai compreendendo como os fatos acontecem, deixando de ser vítima. Sente-se inspirado pelos desafios e aprende a utilizar a energia de forma a caminhar para seu crescimento. Todos nós temos o potencial para desenvolver vários poderes xamânicos, que estão adormecidos dentro do nosso coração.

No xamanismo, procuramos aprender com as vozes dos ancestrais, dos velhos, das tradições, das crenças. Esse aprendizado é básico para podermos traçar o mapa de nosso caminho, de acordo com o livre arbítrio.

Desde que todas as coisas vivas, dividem a vida na Terra com os humanos, nascendo na mesma Mãe Terra, concebidos da mente do Criador, devemos honrá-las conscientes de sua missão no Plano Universal e nos harmonizarmos com todas elas para andarmos em equilíbrio na Nossa Mãe.

ENTRE EM CONTATO

Envie um e-mail para a equipe do Site




©Desenvolvido por Agência Rumi

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?