Rádio Cipó | Tocando agora:
comprar cd

Mestre Irineu na TV

Mestre da floresta

Milton Gonçalves viveu o personagem Raimundo irineu Serra, o Mestre Irineu mo seriado “Amazônia – De Galvez a Chico Mendes”, da TV Globo, escrito por Glória Perez, e dirigida por Marcos Schchetman.

Foto: Gustavo Stephan

A madrinha do Ciclu – Alto Santo, Sra. Peregrina Gomes Serra, viúva do mestre Irineu, com o ator Lima Duarte que interpretou o personagem Bento, fardado da Doutrina.

Em março de 2.006 Milton Gonçalves interpretou Mestre Irineu no seriado Amazônia. Segundo matérias da época:

” Em seu apartamento, com uma vista privilegiada para a Praia do Flamengo, o ator, de 73 anos, empolga-se com o novo trabalho. E fala quase sem interrupção sobre Mestre Irineu, que ganhou a missão de fundar a religião da floresta, com lemas como dai-me amor, dai-me luz, daí o nome Santo Daime.

Quando soube que seria intérprete do líder religioso e político, Milton foi logo procurado por pessoas ligadas à doutrina. Eles me deram livros, músicas e me contaram coisas fantásticas. Para eles, Irineu foi a personificação de Jesus Cristo, pregando o amor e a fraternidade, diz o ator.

No workshop realizado pela emissora para os atores, o jornalista acreano Armando Nogueira contou que Mestre Irineu, que mais tarde teve ligações com a política, causava impacto quando saía de sua colônia para ir à cidade: Além de ser enorme, ele tinha fama de feiticeiro. Em cenas de flashback, Mestre Irineu foi vivido pelo ator Maurício Gonçalves, filho de Milton.

O personagem

Mestre Irineu, como era chamado, deixou um hinário com mais de cem canções. A maioria foi dita no seu ouvido depois da aparição de Nossa Senhora da Conceição para ele. Isso aconteceu após ele tomar a ayahuasca, explica Milton, referindo-se à bebida milenar, de origem inca, usada pelos indígenas da região em seus rituais.

ENTRE EM CONTATO

Envie um e-mail para a equipe do Site




©Desenvolvido por Agência Rumi

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?