Fases da Lua – 4 Ciclos de Lunação- Lua Nova, Cheia, Minguante, Crescente

Fases da Lua – 4 Ciclos de Lunação- Lua Nova, Cheia, Minguante, Crescente

Fases da Lua

fases-da-lua
Texto Recebido do Grupo de Estudos de Xamanismo Universal

Desde a antigüidade a humanidade é consciente da estreita e mágica relação que existe entre a Lua e a vida na Terra. A Lua representa o feminino, a maternidade, a fertilidade e as emoções.

A alma é sensível ao ciclo da Lua e suas fases, assim como o corpo e a Natureza como um todo. É conhecido a relação da Lua com o Amor, a popularidade dos acontecimentos, o momento de começar um projeto, o momento de plantar, de cortar o cabelo, de fazer uma dieta alimentar, etc.

Lua Nova

(Começo do ciclo lunar. Sol e Lua na mesma posição zodiacal).

Ótimo fase para: Rituais de renascimento. Finalizar processos demorados. Traçar metas emocionais. Descansar. Mudar visual. Realizar atividades mentais e psíquicas. Querendo que uma ação o negócio que fique em segredo deve ser inaugurada 8 horas antes da Lua Nova.

Lua Crescente

(A Lua está iluminada na sua metade, a caminho da Lua Cheia).

Ótima fase para: Rituais de esclarecimento. Plantar árvores de folhas, flores, frutos. Cortar o cabelo para que cresça rápido. Da Lua Crescente à Cheia são 7 dias ótimos para tudo o que tenha a ver com compreensão, amadurecimento, prosperidade, alegria e social.

Lua Cheia

(A Lua está na posição zodiacal oposta ao Sol, totalmente iluminada) .

Ótima fase para: Festas, celebrações, encontros. Inauguração de espaço que lide com fama, grupos, comemorações. Encontros amorosos. Acontecimentos públicos celebrativos. Rituais de magia e ocultismo de consagração e agradecimento.

Lua Minguante

(A Lua está iluminada na sua metade, a caminho da Lua Nova).

Ótima fase para: Finalizar processos, realizar balanços e concluir ciclos. Iniciar regimes de emagrecimento. Realizar intervenções cirúrgicas. Plantar com o objetivo de colher raízes ou tubérculos. Cortar o cabelo par que demore em crescer.

Vejamos um exemplo de como nos sintonizarmos com o ciclo da Lua.

Meditando nas Virtudes com a confabulação do ciclo de lunação.

Durante os três dias antes da Lua Nova medite sobre o que você entende por Virtudes. Enumere as virtudes que você conhece. Identifique as que você possui. Medite sobre elas. Escolha uma virtude a ser trabalhada com o ciclo de lunação.

Na Lua Nova ou Lunação, medite sobre a virtude escolhida, na sua vida. Visualize em que momentos da sua vida você poderia vivencia-la. Visualize-se praticando-a.

Até a Lua Crescente, vamos conscientizando as dificuldades que nos impedem de alcançar o objetivo que nos propusemos na Lua Nova e tratamos de superá-las.

Na Lua Crescente, com uma idéia mais amadurecida do nosso propósito, começamos a pratica-lo. Nos propomos vivenciar a Virtude escolhida no dia a dia.

À medida que a Lua Cheia se aproxima, aumentamos nosso foco de atividade interior, até manifestar plenamente a Virtude.

Na Lua Cheia, na força espiritual do reino da Mãe Lua, vivemos e celebramos a Virtude.

Após a Lua Cheia, podemos relaxar e observarmos até que ponto, estamos conseguindo incorporar a Virtude de uma maneira natural, projetado na Lua Nova.

Na Lua Minguante, observamos as dificuldades em expressar naturalmente o nosso propósito. Tentamos iluminá-las. Observamos o que ganhamos com o processo, celebramos. Nos três dias antes da nova Lua Nova fazemos as conclusões do processo e decidimos se vamos recomeçar a partir da experiência acumulada ou nos propor outro objetivo.

Quando agirmos sintonizados aos ciclos planetários, trabalhamos com as forças cósmicas a nosso favor. Usufrua dessa bênção.

Lua Nova

Corresponde ao momento em que o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados. Visto da Terra, o Sol e a Lua estão na mesma posição zodiacal (longitude). Quando o alinhamento coincide, tanto em longitude como em latitude, acontece o Eclipse do Sol.

A cada dia, a Lua vai se distanciando do Sol numa média de 15 graus por dia, na direção Leste, que é a direção em que se sucedem os Signos do Zodíaco (anti-horária).

É do conhecimento popular que os dias de Lua Nova são muito intensos emocionalmente, mas a pesar da intensidade, as pessoas acostumam a ficar mais recolhidas, introspectivas.

Os três dias antes da Lua Nova são propícios para finalizar processos, para percebermos o que está morrendo ou se transmutando, para retiros, recolhimentos, balanços. Assim como para formular os objetivos e propósitos de um novo ciclo ou processo.

Os três primeiros dias após a Lua Nova, são propícios para inaugurar, atualizar, reformular um processo.

Cada Lua Nova é uma morte e um renascimento, uma oportunidade de rever as coisas.

A Lua e o Sol em conjunção, acentuam a atração gravitacional sobre a Terra, formando Marés Altas conhecidas por Marés de Água Viva.

A Lua Nova representa a passagem do fim de um ciclo para o começo de outro, por tanto é um momento conjuntural na evolução dos processos e deve considerar-se como um momento especial de introspeção, discrição e meditação.

Ritualística:

Três dias antes da Lua Nova – finalizar:

  • ideal para rituais de finalização, passagem.
  • Cortar o Cabelo com interesse em que cresça mais rápido.
  • Inaugurar instituição que trabalhe processos em finalização.
  • Iniciar ação ou negócio que deverá ser mantido em segredo, valendo nesta Lua, as oito horas antes ou depois.
  • Três dias posteriores da Lua Nova: gerar.*
  • Momento de fecundação, busca de novos caminhos.
  • Inaugurar uma instituição que trabalhe com processos a serem gerados.
  • Toda madeira quando cortada na Lua Nova, presta-se mais para trabalhos de
  • marcenaria e carpintaria, pois é mais durável, embora demore mais para secar.
  • Para colhermos flores belas e viçosas, suas sementes ou mudas devem ser
  • plantadas entre a Lua No5va e Quarto Crescente, de preferência quando estiver no signo de Libra.
  • Tratando-se de regimes alimentares, é muito conhecida a Dieta de líqüidos da Lua Nova, que desintoxica e emagrece, naturalmente.

Lua Crescente

Corresponde ao momento, em que a Lua forma um ângulo de 90 graus em relação ao Sol, vista desde a Terra.

Por volta do sétimo dia (Lua Crescente) da LN, ela está nascendo no Oriente, quando o Sol está no meio do Céu. Está no meio do Céu, quando o Sol está declinando no ocidente. Se pondo, quando o Sol está no fundo do Céu (meia-noite).

Ao Sol e a Lua estarem em quadratura, diminuem os efeitos conjuntos de gravitação provocando as Mares Baixas ou Marés de Água Morta.

A Lua Crescente é o momento propício para o amadurecimento das idéias, dos sentimentos e das atitudes. Hora de colocar os projetos em prática.

Ritualística:

  • O plantio de sementes de frutas ou outros alimentos (folhas) é favorável

durante a fase crescente, no terceiro ou segundo dia antes da Cheia, quando a Lua estiver em Câncer, Escorpião ou Peixes.

  • A colheita de plantas curativas, deve ser efetuada quando as hastes

estiverem cheias de seiva, isto é, na Lua Crescente perto da Cheia, de preferência de madrugada.

Lua Cheia

Corresponde ao momento, em que a Lua está alinhada com o Sol, em oposição, vista desde a Terra, de cara totalmente iluminada. Quando está alinhada em latitude e longitude acontece o Eclipse da Lua pela Terra.

Após o dia exato de Lua Cheia, começaremos a contemplá-la no Oeste em relação ao Sol, ainda no amanhecer. A Lua começou o seu caminho ao encontro do Sol. Início de seu período de decrescente ou minguante. A cada dia estará 15 graus mais próxima ao Sol.

Ritualística.

Esta é a fase da Lua mais celebrada e ritualizada em todas as culturas e tipos humanos desde a antigüidade até os nossos dias. Os rituais e práticas realizados vão desde os celestiais aos infernais. Mencionaremos alguns deles:

A maioria das tribos americanas praticam seu xamanismo feminino mais secreto durante a Lua Cheia. As mulheres saem em grupos, caminhando por lugares sagrados da natureza cantando canções ritualísticas.

No ocidente as comunidades e grupos religiosos aquarianos, se reúnem em torno de uma fogueira, dançam e cantam em celebração a Vida, a Natureza e aos princípios da sua visão de mundo.

Em São Paulo existe um grupo do Santo Daime, chamado de “Lua Cheia” que faz questão de realizar seus trabalhos espirituais durante a Lua Cheia.

No ocidente é amplamente conhecida a lenda do Homem que vira Lobo durante a Lua Cheia. A influência da Lua Cheia no psiquismo humano é tão conhecida que em muitos países tem-se em consideração como atenuante nos julgamentos se as infrações foram cometidas na Lua Cheia. É conhecido os resultados de pesquisas de delitos, especialmente nos Estados Unidos, e qualquer delegado de polícia pode corroborar com sua experiência que o número de acidentes, atos de violência, delitos sexuais, e crimes aumenta nos períodos de Lua Cheia.

Os sensitivos, e as pessoas com distúrbios psíquicos ficam mobilizados fortemente pela Lua Cheia.

A excitação que provoca a Lua Cheia é saudada e celebrada pelos boêmios, adoradores do prazer e das celebrações telúricas ou dionisíacas. Muitos a consideram romântica, afrodisíaca, inspiradora. Muitos criadores a consideram a melhor lua para praticarem as suas artes.

Na Lua Cheia, a oposição com o Sol, faz que se somem as forças gravitacionais provocando como a Lua Nova as chamadas Marés de Água Vivas.

No ciclo dos processos, corresponde a Plenitude. O processo chega a sua plenitude.

Ações que são executadas na Lua Cheia:

  • Quando quisermos que algo, trabalho, ato ou “comentário”, seja rapidamente

conhecido ou divulgado, comentado e muito falado, deve-se empreendê-lo 8 horas antes ou depois da entrada da Cheia, preferivelmente quando a lua estiver no Meio do Céu.*Inauguração de Instituição que trabalhe com assuntos envolvendo o público, tipo teatros, casas de festas, restaurantes, etc.

  • Não é conveniente realizar operações cirúrgicas.
  • Ideal para festas e celebrações. Nunca passe uma Lua Cheia entre pessoas com

as quais não se dê bem.

Lua Decrescente ou Minguante

Ao amanhecer, a Lua já está no meio do Céu, portanto olhando na direção norte, veremos a parte iluminada em forma de ‘D’. Quando o Sol está no meio do Céu, a Lua estará se pondo. Aparecerá no Oriente à Meia Noite.

Portanto durante o dia, olhando na direção Norte, a Lua posterior ao Sol no sentido do movimento do Céu, Leste – Oeste, aparecerá em forma de um ‘C’ iluminado, é Lua crescendo; Lua anterior ao Sol em forma de um ‘D’ iluminado, é Lua minguando. Ao redor da meia- noite, lua se pondo, em forma de ‘C’ iluminado, é lua crescendo; lua nascendo, em forma de ‘D’ iluminado, é lua decrescendo.

No ciclo da vida corresponde a definição do encaminhamento do fim do ciclo. Consciência de onde tem que acontecer as mudanças e do que tem que ser abandonado. Os processos deixam de se expor e adquirem um caráter mais privado interior. Momento de reflexão, introspeção.

Ritualística:

  • Plantio de raízes comestíveis.
  • Finalização de processos.
  • Resolução de situações mal resolvidas.
  • Limpezas, descarregos.
  • Ideal para operações cirúrgicas.

A fase da lua e os signos

  • Não é conveniente comprar roupas ou objetos de uso em geral quando a Lua

estiver em Escorpião porque estragarão rapidamente.

  • Quando quiser terminar logo um serviço comece-o com a lua num signo

cardinal: Áries, Câncer, Libra, Capricórnio.

  • Quando quiser começar algo que quer que dure, faça-o com a Lua num signo

fixo: Touro, Leão, Escorpião ou Aquário.

  • Quando quiser que reine flexibilidade, jogo de cintura, adaptabilidade

inicie com a Lua num signo mutável: Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes.

ENTRE EM CONTATO

Envie um e-mail para a equipe do Site


©Desenvolvido por Agência Rumi

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?