Efeitos Terapêuticos Tenda do Suor – Temazcal

Efeitos Terapêuticos Tenda do Suor e Temazcal

 Jeanne Achterberg em Imaginação na Cura:

” Como xamãs realizam seu trabalho de cura em um estado diverso do estado mental desperto, caracterizado pela onda cerebral beta e pelo pensamento linear, eles naturalmente têm de adotar, em primeiro lugar, modos satisfatórios de sair dessa condição. Isso constitui propriadamente o início do ritual de cura, embora a cena do ritual possa ter exigido vários dias de preparação. Virtualmente, tudo que foi usado para realizar um estado alterado de consciência provavelmente foi incluído em um ou outro ritual xamânico, sendo a maioria das técnicas meios para hipo ou hiperestimulação dos vários sistemas sensoriais.

Alguns exemplos incluem condições de intensificação da temperatura. A Tenda do Suor é um meio comumente usado para induzir um estado alterado de consciência. Uma Tenda típica pode consistir de uma armação feita de ramos de salgueiro, coberta com uma lona encerada ou qualquer outro material pesado que retenha calor. Pedras são aquecidas durante horas em fogo alto e, no momento em que a prática vai começar, elas são colocadas no centro da Tenda. Em geral, há um modo prescrito para entrar e sair da transpiração, bem como canções e cantilenas de súplica, agradecimentos e afirmação da conexão entre todos os aspectos materiais e imateriais do Universo. O calor é aumentado periódicamente, jogando-se água sobre as pedras quentes. Ervas como a Sálvia é uma espécie de erva-doce (sweet grass) podem ser queimadas por seu aroma especial e significado sagrado.

Uma sauna, sem o ritual; é apenas quente; mas com o ritual, ela pode induzir um efeito sistêmico que envolve uma rápida acveleração dos batimentos cardíacos, náusea, tontura – sinais indicativos que a medicina denomina insolação.

Por vezes eu me concentrei mais em sobreviver àquela provação do que em ter visões, mais em impedir que as lufadas de ar quente que eu inalava continuassem crestando as minhas narinas, pulmões e mais além.

Os índios não compartilham minhas preocupações sobre os possíveis efeitos negativos do procedimento e, frequentemente, prescrevem-no como cura para doenças graves, até mesmo para jovens e pessoas idosas.

Do ponto de vista físico, há um componente bioquímico – das altas temperaturas corporais febris, que refletem a reação natural às toxinas – relacionado com o sistema imunológico em ação. As elevadas temperaturas da Tenda, podem imitar essa atividade ou induzí-la . Além do mais, o suadouro pode atuar como procedimento esterilizador, eliminando bactérias e vírus e outros organismos que proliferam à temperatura do corpo, mas sensíveis ao calor.

O crescimento de tumores também pode ser inibido quando a temperatura normal do corpo é significativamente elevada. O calor aplicado aos tumores vem constituindo um tratamento experimental para o câncer em aproximadamente cinquenta centros médicos nos Estados Unidos. Seymor Levitt, chefe de radiologia terapêutica do Hospital Universitário em Minneapolis, aperfeiçoou o tratamento empregando uma fonte de calor japonesa, que penetra profundamente na pele e aquece o tumor a uma temperatura de 47 graus. Aparentemente, o calor não é apenas eficaz para exterminar células cancerosas, mas também to0rna as células cancerosas sobreviventes mais vulneráveis à radiação e à quimioterapia.

Tomar muita água e, em seguida, fazer uma Tenda, resulta em sensações de desintoxicação e desanuviamento da mente.

O próprio calor pode ajudar a criar um estado alterado de consciência e promove intensa concentração necessária à cura.”

ENTRE EM CONTATO

Envie um e-mail para a equipe do Site




©Desenvolvido por Agência Rumi

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?