Cromoterapia: A luz das cores nos chakras

Cromoterapia: A luz das cores nos chakras

Héctor Othón Astro

cromoterapia

 A Cromoterapia é o estudo das aplicações das cores, derivadas do espectro da luz solar, e que motiva a curiosidade humana desde a antigüidade.

Em nosso tempo seu uso tem sido empírico e ordenado pelas sensações que cada cor manifesta, seja no uso das roupas, nas tintas que ornamentam as paredes, ou baseado no conforto visual que as flores e folhas nos brindam a cada amanhecer.

As propriedades terapêuticas de cada cor vão agir nos campos energéticos que chamamos de Chakras, corrigindo e reativando o campo vibratório celular. É a ciência que se utiliza das diferentes cores contidas no espectro visível e que são decompostas da luz branca, para buscar o equilíbrio do ser humano.

A aplicação das cores altera ou mantém as vibrações que proporcionam saúde, pela capacidade de regeneração que a energia luminosa possui e a ação vibracional que as CORES nos proporcionam.

Ao trabalhar com as cores para fins terapêuticos, o terapeuta deve, antes de tudo, estar em equilíbrio físico, mental e espiritual, deve analisar detalhes, buscando associar os sintomas às causas emocionais.

As cores e algumas funções:

São sete as cores básicas, sendo que as quentes são consideradas “ativadoras” de funções.

Amarelo

ativa a atenção e a memória, boa para ambiente de trabalho, a pessoa pode vestir amarelo para uma entrevista, por exemplo.

Laranja

lida com a saúde do outro.

Vermelho

incentiva o movimento, a ação

Verde

cor neutra, beneficia a saúde

Azul , Índigo , Violeta

boas para relaxamento, concentração, meditação.

 

Em alguns casos, o caminho pode ser a combinações de cores. É o caso do verde-limão, que é a mistura do amarelo com o verde, ideal para situações de falta de interesse, mas em casos que o laranja ou o vermelho podem ser ativos demais.

Na cromoterapia o equilíbrio se dá quando conseguimos ao mesmo tempo: restabelecer o equilíbrio bioenergético do corpo e eliminar a forma pensamento negativa causadora da doença.

Muitas das doenças que afetam o homem tem sua origem na aura, ou seja, as doenças se estabelecem primeiramente no nível emocional/mental que mais tarde podem somatizar causando a doença no corpo físico.

Os Chakras

Cada Chakra tem uma cor correspondente:

cromoterapia-chakras

  • O chacra da base, que fica entre o ânus e a uretra, é o chacra da sexualidade instintiva: vermelho.
  • O segundo chacra, situado abaixo do umbigo, também chacra da sexualidade, porém, sexualidade esta baseada em uma escolha: laranja.
  • O terceiro, localizado acima do umbigo, chamado de plexo solar, próximo do estômago: amarelo, a cor das transformações.
  • O Chacra do Coração, situado entre dos mamilos: verde, ou rosa (que é a mistura do vermelho com branco); se a questão for afetiva, a cor é o rosa, se for saúde, é verde.
  • O chacra da garganta e cordas vocais, chamado de carotídeo: azul, para suavizar a palavra, a expressão.
  • O sexto chacra (apelidado de “terceiro olho”), o chacra da intuição: índigo, o azul mais escuro, ajuda na concentração e a firmar a intenção numa direção só.
  • O sétimo ou coronário, que fica na altura do rodamoinho da cabeça: violeta, suaviza a comunicação entre matéria e espírito.

O curso no módulo I

Ministrado às quintas feiras das 19h às 22h, tem como objetivo o estudo das cores e sua aplicação nos pontos de acupuntura, com a utilização do bastão cromático, que torna o tratamento indolor e agradável.

O conteúdo teórico-prático é apresentado em 24h / 8 aulas / 2 meses

Armando Austregésilo é professor de Cromoterapia da Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo e esteve no Programa Mais Você, da Rede Globo, para falar sobre o Poder das Cores.

ENTRE EM CONTATO

Envie um e-mail para a equipe do Site


©Desenvolvido por Agência Rumi

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?