login

Léo Artése

A MEDICINA DA INSPIRAÇÃO

A ÁGUIA VAI POR CIMA...

O LEÃO VAI PELO CHÃO...

GALERIA DE FOTOS

AGENDA XAMANICA - LÉO ARTESE

REPORTAGENS

PERSONAL COACHING

COACHING XAMÂNICO

COACHING DE COMUNICAÇÃO

CONSULTAS TERAPEUTICAS

LIVROS

SITES DE RELACIONAMENTOS

BLOG DE XAMANISMO

O Vôo da Águia

CALENDÁRIO SAGRADO- VOO DA ÁGUIA 2017

JORNADA VOO DA ÁGUIA

CALENDÁRIO SAGRADO- VOO DA ÁGUIA 2015

CALENDÁRIO VOO DA ÁGUIA 2016 - BRASIL E EXTERIOR

VOO DA ÁGUIA NA EUROPA

europa

12 MOTIVOS

*FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES*

JORNADA DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES

JORNADAS XAMÂNICAS

JORNADA NA EUROPA 2011

JORNADA NO PERÚ

VOO DA ÁGUIA I - PRIMAVERA

VOO DA ÁGUIA II - VERÃO

VOO DA ÁGUIA III - OUTONO

VOO DA ÁGUIA IV - INVERNO

FESTIVAIS DO FOGO

I- GERMINAÇÃO

II- FERTILIZAÇÃO

III- PRIMEIRA COLHEITA

IV- ÚLTIMA COLHEITA

RETIRO XAMÂNICO : A MEDICINA DA TERRA

4 PILARES DO EQUILÍBRIO

Fany Carolina

Medicina da Mulher Aranha

O Sagrado Feminino

Mistérios do Sangue Menstrual

A Tenda da Lua

Ciclos Femininos

Teia dos Sonhos

Círculo de Mulheres

Oficina e atendimento

Espaço

FERRAMENTAS ESPIRITUAIS

COMO CHEGAR...

KIVA URBANA FOTOS

RODA DE XAMANISMO - O INÍCIO - TURMAS NOITE E MANHÃ

RODA MEDICINAL - GRUPOS

Caminhando na Roda Medicinal

O ESPÍRITO DA ÁGUIA

OFICINA DE XAMANISMO

PODER PESSOAL - OFICINA

RODA DE RITOS




mural

Topic list: Capa.WebMensagem001, Capa.WebMensagem002, Capa.WebMensagem003, Capa.WebMensagem004, Capa.WebMensagem005, Capa.WebMensagem006, Capa.WebMensagem007, Capa.WebMensagem008
Number of Tips: 8
Random Number: 4
Web.Topic: Capa.WebMensagem004
Dot pos: 5
Web: Capa
Topic: WebMensagem004
Full URL:  

Os cristais são a manifestação mais pura da energia e da luz no plano físico. saiba mais
Antonio Duncan



lojinha

IV- ÚLTIMA COLHEITA

FESTIVAL DO FOGO IV

img

DIA 12 DE MAIO 2017 - Sexta

img
O frio aumenta na terra, o Sol diminui sua intensidade, as folhas das árvores secam e caem.

É o período dos términos. Sementes caem na Terra e deixam o ventre da Deusa com uma esperança de vida

O fio que separa as estações, o fio que separa a morte da vida, é a Ultima Colheita. Onde honramos todos aqueles que já passaram por este mundo. É o véu que se solta para a comunicação com os espíritos familiares, seus ancestrais. É o momento do Calendário Sagrado que podemos comparar aqui no Hemisfério Sul com a época do Dia dos Finados, de Todos os Santos, Samhain, Halloweeen. A morte é profundamente significativa. Descobrindo o que ela é em si mesma, conheceremos o segredo da vida. Aquilo que continua além da sepultura somente pode ser conhecido por pessoas de consciência desperta. Quem está adormecido desconhece aquilo que está além da morte. Teorias há muitas, cada um pode formular sua opinião, porém o mais importante é experimentar diretamente tudo isso que pertence aos mistérios da morte.

Evocamos a medicina da purificação e limpeza, morte e renovação (renascimento) Celebraremos a esperança da vida na escuridão, a preparação para o período de renovação que chegará com o inverno.

Os elementos que influenciam são Ar e Terra. O Elemento Terra ajuda a estabilizar e manter, e essa influência é vital para a concretização de ideias e ideais. É a influência do passo-a-passo, os progressos que garantem avançar. Sua ênfase está no cuidado, mas isso tem de ser devidamente discernido. Caso contrário, pode desenvolver um excesso de prudência e serenidade.

Este é o último dos ciclos influenciados pelo espírito do oeste com suas qualidades do introspecção, a época de novas oportunidades. Este é um período de noites longas e de dias curtos. Pela Roda Medicinal é o lugar do karma onde as experiências integradas do passado formulam provas que serão repetidas nas vidas futuras até que suas lições estejam aprendidas e aplicadas. Ensina sobre perseverança, paciência, estabilidade, praticidade E como assentar nossas própria casa na ordem, para que possamos buscar um lugar tranquilo e de contentamento

A Direção Sudoeste nos ensina a respeitar as leis da Natureza, do mundo físico, e apreciar a beleza da forma e como a coreografia da vida flui através dela. No sentido espiritual, pede-nos para prestar atenção aos nossos atos e ações para que possamos viver melhor com os padrões e os ciclos de todas as nossas vidas. O Sudoeste nos obriga a fazer um balanço de nossas próprias regras pessoais e leis, e nos convida a olhar e ver se somos nós mesmos que regemos de forma equilibrada o Caminho da Beleza.

A influência do Oeste permite a sua orientação para ser mais bem definido e, assim, ajudar as pessoas a atingir um sentido claro de direção na vida, estimulando a geração de um fogo interior. É um portal que abre a intuição para os mistérios da vida e, e avaliar se houve uma correta utilização dos poderes que foram confiados. O maior destes poderes é o poder do pensamento criativo.

JORNADA VOO ÁGUIA

DIA 12 DE MAIO 2017 - Sexta

22:00h

img

MEDICINAS DA JORNADA

Consagração da Ayahuasca

A bebida sacramental Ayahuasca, é, principalmente, fruto da decocção do cipó Banisteriopsis Caapi e a folha Psycotria Viridis. Os sentidos são expandidos, os processos mentais e as emoções tornam-se mais profundos. A experiência pode em algum ponto revelar visões notáveis, insight´s, catarses, produzindo experiências de renovação, de renascimento positivas. Uma vez que iniciado, o processo da renovação e transformação, eles continuam. O grande passo no trabalho com a Ayahuasca é a assimilação dos ensinamentos espirituais e a prática na vida diária, ou seja por em prática o que se aprende. Isso garante a dimensão espiritual em nosso dia-a-dia, e é essencial para recebermos as dádivas e as bênçãos espirituais e para que possamos evoluir no estudo, aprender mais. A ela atribui-se a cura de males físicos, psicológicos, mentais e espirituais. Os estudos científicos ocidentais estão confirmando aplicações médicas e psicoterapêuticas benéficas.

Purificação e limpeza com ervas e perfumes

Todos os caminhos espirituais têm rituais de limpeza e purificação. Antes que uma pessoa possa passar por uma sessão de cura, ou curar outra, deve limpar-se de todos os sentimentos maus, pensamentos negativos, espíritos maus ou energia negativa. Limpeza física e espiritual ajuda as energias curativas a virem desobstruídas, como aponta Artese. A Fumaça de limpeza é a mais antiga e a mais popular do meio xamânico, para purificar pensamentos, sentimentos e espíritos. A fumaça restabelece equilíbrio e harmonia transformando a energia através do fogo e purificando com essência de uma planta. Cria um processo físico, pensamento externo, espelho interno ou processo espiritual de equilíbrio e restauração da harmonia. Muito se falou sobre aromas, perfumes, essência, cheiros, poções mágicas na história da humanidade. Os aromas influenciam nosso astral. O sentido de olfato age principalmente no nível subconsciente, os nervos olfativos estão diretamente ligados com a parte mais primitiva de nosso cérebro, o sistema límbico.

Meditação com Tambor

O tambor é uma abordagem terapêutica antiga que usa o ritmo para promover a cura e auto expressão. Pesquisas recentes começam a verificar os efeitos terapêuticos de ritmos antigos. Elas indicam que a bateria, tambor, acelera a cura física, estimula o sistema imunológico e produz a sensação de bem-estar, liberação de trauma emocional e reintegração de si mesmo. Outros estudos demonstraram os efeitos calmantes dos efeitos da percussão em pacientes de Alzheimer, crianças autistas, adolescentes emocionalmente perturbados, adictos em recuperação, pacientes com trauma, presidiários e populações desabrigadas. Os resultados do estudo demonstram que a percussão é um tratamento valioso para o stress, a fadiga, ansiedade, hipertensão, asma, dor crônica, artrite, doença mental, enxaqueca, cancro, esclerose múltipla, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral, paralisia, distúrbios emocionais, e uma vasta gama de deficiência física. O tambor xamânico produz estados claros de transe e níveis de relaxamento profundo. É também meio de conectar com os pontos mais distantes da grade energética. O tambor alinha-nos com as forças da harmonia. A harmonia é um atributo universal da consciência, e ajuda-nos viajar, através do espaço do coração.

Canções de Poder

Segundo muitas tradições, os sons e a música possuem um profundo efeito psicofísico. No caso específico do xamanismo, as canções de poder, acompanham as cerimônias para evocar espíritos guardiães, espíritos de cura, para intensificar a energia, para alterar a consciência, permitir a mente livre de pensamentos indesejáveis, para proporcionar visões. O ritmo também pode transportar o xamã de volta ao seu espaço interior . Todo xamã possui sua canção de poder para despertar seu animal e espíritos auxiliares. O ritmo e as palavras estabelecem uma comunicação com a natureza, libertando, de forma espontânea, a energia para curar e elevar a consciência.

Ritual do Fogo

No templo os participantes ficam o tempo todo, unidos por uma fogueira, como altar central no circulo. O fogo é relacionado com o espírito e associado a consciência, a iluminação. Sem o fogo do Sol iluminando a terra, a vida acabaria. É do casamento do Sol com a Lua que nasce nova vida na terra e a perpetua. O fogo energiza, é o elemento da transmutação, o reino da espiritualidade, da sexualidade e da paixão. Se expressa particularmente na criatividade, entusiasmo e movimentação, comportamento extrovertido, versatilidade. O fogo procura a expressão com as ideias. Iniciando novas ideias, consolidando ideias aceitas, mudando ideias. Tem fluidez, claridade, mobilidade.

Rito de Destruição Fogo

Nesta fase, os participantes são convidados a pegarem um graveto impregnando sua dores emocionais, culpas, atitudes negativas para serem queimadas, destruídas.

Rito de Destruição Fogo - Queima de Vícios

Aqui a destruição é direcionada para "queimar" os vícios seja de cigarros e outras substâncias, comida, etc.

Rito de Descasamento

Para as pessoas que se uniram cerimonialmente e juraram "união por toda a vida" e que pelos caminhos da vida, não puderam mais permanecer na relação, esse rito libera o compromisso que não pode ser cumprido e libera o outro, libertando as memórias de dor da relação.

Ritual do Tabaco

O tabaco aqui citado, não é industrializado, e sim o tabaco xamânico. O tabaco selvagem em seu estado original é utilizado sem tragar. Simbolicamente as preces e desejos são enviados através da fumaça.

Aplicação do Colírio Sananga

Sananga, é um colírio extraído da raiz de uma planta amazônica , que amplia a visão noturna, aguça a percepção, promove expansão da consciência e propicia uma maior conexão com seres da floresta

Cerimônia do Rapé

O rapé é um pó feito de plantas, entre elas a principal é o tabaco, e é assoprado através de um instrumento de poder (canudo)nas narinas. Segundo a sabedoria indígena o rapé coloca-nos em contato com os espíritos de cura da floresta que nos trazem poder e força. Também para problemas tais como: sinusite, dor de cabeça, nariz congestionado. Também produz estados especiais de consciência.

Música da Alma

Música inspirada no momento com todos os presentes, somando os instrumentos levados pelos participantes.

Cerimônia do Pau-Falante

Trata-se de um pedaço de pau consagrado para que se apresente o sagrado ponto de vista. Neste ritual não pode ser utilizada nenhuma palavra que não represente a verdade. Só fala quem estiver com o pau-falante na mão, os demais permanecem em silêncio. É uma forma de honrar a sabedoria dos outros. Nesse instante os praticantes compartilham sua experiência na Jornada Voo da águia. Segundo Artese, a cura é baseada nesta consciência. Aquele que fala a verdade está se curando. Mas é uma cura para o grupo todo porque cada um individualmente é escutado, no silêncio e na reverência o participante tenha a compreensão do valor de sua palavra.

Comida e Água Ritual

Consagração de sementes ao fogo, comidas sagradas (milho e frutas), entrada ritualística de água fluidificada, porque, segundo Artese, isto transmite o valor da importância sobre os fluídos da água assim como reconhecer o valor da alimentação saudável e a relação de respeito com os animais como seres pertencentes da mesma natureza.

O que trazer para à Jornada:

INFORMAÇÕES: VOODAAGUIA@XAMANISMO.COM.BR

INFORMAÇÕES FACEBOOk: https://www.facebook.com/fany.jornadasxamanicas?fref=ts

Samhain- Por Mirella Faur

img

Samhain (pronuncia-se souêin) significava, para os celtas, o final de um ciclo e o prenúncio de um novo, o mergulho na escuridão e na morte à espera do renascimento. Era o mais importante dos Sabbats, representando a passagem do Ano Novo e o terceiro e último festival da colheita. Simbolizava não mais a celebração dos cereais ou das frutas, mas a matança dos animais que não mais serviam para a reprodução, sendo transformados em conservas para o inverno. Na Roda do Ano, Samhain é o oposto de Beltane, regido pela Deusa Anciã e pelo Deus da Morte. A atmosfera desse festival era de nostalgia, saudade, lembranças, desapego, retraimento, compreensão e mutação. Os véus entre os mundos se tornavam mais tênues nas noites de Samhain, permitindo a comunicação com os espíritos dos ancestrais e dos familiares falecidos. Ao ser cristianizado, Samhain transformou-se na comemoração do Dia de Todos os Santos e Finados, enquanto que sua vulgarização e comercialização moderna o caricaturaram como halloween, a Festa das Bruxas.

Na mitologia irlandesa, em Samhain celebrava-se a união da deusa da guerra Morrigan a Dagda, o deus da Terra, garantindo, assim, a sobrevivência da terra durante as vicissitudes do inverno. As lendas celtas contam como Cailleach, a deusa Anciã, congelou a terra, batendo nela com seu cajado. Lamentando a morte sacrificial do Deus, representada pelo fim do ciclo da vegetação, a Anciã se recolhe para preparar em seu caldeirão a poção mágica do renascimento.

Nos países nórdicos e celtas, acreditava-se que vários Espíritos da Natureza, principalmente as Fadas Escuras, perambulavam pela terra nesta noite, perturbando as pessoas e assustando os animais. Para mantê-los à distância, fogueiras e lanternas de abóboras eram acesas nas colinas e oferendas eram deixadas nos bosques. Em Roma, celebravam-se neste dia as deusas Pomona e Fortuna, com oferendas agradecendo pela colheita e rituais para atrair a boa sorte.

Em algumas Tradições da Deusa, esta noite é dedicada a Cerridwen, a deusa celta detentora do caldeirão sagrado da sabedoria e da transmutação, a face anciã da Grande Mãe. Comemora-se, também, a descida da deusa suméria Inanna, em visita a sua irmã Eresshkigal, a senhora do mundo subterrâneo, sendo imolada e morta antes de voltar, renovada e mais sábia, ao mundo dos homens. No mito grego, Deméter desce para visitar sua filha Perséfone no mundo escuro dos mortos, implorando-lhe para que volte com ela à superfície. Hécate, a deusa das encruzilhadas, encaminha as almas, iluminando-lhes a passagem com sua tocha.

A noite de Samhain é propícia à reflexão sobre nossas emoções e sobre o que ocorreu em nossas vidas durante o ciclo que está se concluindo; para encararmos nossos medos e nossas limitações; desapegarmo-nos de tudo que é "peso morto" e buscarmos inspiração e sabedoria para vivermos as mudanças e as transformações.

Neste Sabbat reverenciamos os Espíritos Ancestrais e pedimos sua ajuda na obtenção de coragem, tranquilidade e vigor, para iniciarmos "de peito aberto" a caminhada simbólica ao ventre escuro da Mãe Terra.

img

e-mail: voodaaguia@xamanismo.com.br

  homepágina inicial  e-mail e-mail   e-mail