login

Universo Xamânico

A Busca

A MISSÃO

O que é Xamanismo?

Mircea Elíade

Michael Harner

Alix de Montal

Carlos Castañeda

Jamie Sams

Leo Rutherford

Mario Mercier

Paul Devereux

Patrick Drouot

Roger N. Walsh

Sandra Ingerman

Terence McKenna

O Aprendizado no Xamanismo

Os Segredos do Xamanismo

O Xamã

Cosmologia Xamânica

Estados Alterados

Xamanismo - O Retorno

Eco-Xamanismo

Ritos e Cerimônias

Xamanismo e as Religiões

Calendário Sagrado - 8 ESTAÇÕES

Inverno - A Renovação

Primavera - A Ativação

Verão - O Crescimento

Ancestrais - As Raízes

Direções Cardeais

Direções Colaterais

Elementos & Elementais

AR - Corpo Mental

FOGO - Corpo Sutil

ÁGUA - Corpo Emocional

RELACIONAMENTOS

TERRA - Corpo Físico-Saúde

Xamanismo e as Crianças

Xamanismo Corporativo

GLOSSÁRIO XAMÂNICO




mural

Topic list: Capa.WebMensagem001, Capa.WebMensagem002, Capa.WebMensagem003, Capa.WebMensagem004, Capa.WebMensagem005, Capa.WebMensagem006, Capa.WebMensagem007, Capa.WebMensagem008
Number of Tips: 8
Random Number: 2
Web.Topic: Capa.WebMensagem002
Dot pos: 5
Web: Capa
Topic: WebMensagem002
Full URL:  

Meditar é ver se erguerem os sóis do espírito, depois das provas noturnas, as tempestades e os tormentos da alma. Aprende a meditar se queres ver o mundo com olhos novos.
Tradição Índigena Norte Americana, Ed. Nova Era



lojinha

Leo Rutherford

img O xamanismo é a mais antiga forma que a humanidade teve para se conectar com a Criação. As origens do xamanismo datam de 40.000 a 50.000 anos, na Idade da Pedra. Tudo o que nos temos envolvem culturas xamânicas - xamanismo não é importado, ele é nossas raízes enquanto estamos vivos.

Antropólogos tem estudado xamanismo nas Américas; do Norte, Central, Sul. Na África, entre os povos aborígenes da Austrália, entre os Esquimós, na Indonésia, Malásia, Senegal, Patagonia, Sibéria, Bali, Velha Inglaterra e ao redor da Europa, no Tibet onde o xamanismo Bon segue a linha do Budismo Tibetano, em todos os lugares ao redor do mundo.

Eu mesmo tenho estudado os Incas e os Shipibos do Peru, Lakotas, Cherokees, Pueblos, Hopis e Ojibways da América do Norte, e praticantes dos Huichols do México. Em todos eles existem evidências de práticas xamânicas que vêm lá de trás do periodo Paleolítico. Nas cavernas antigas desenhos e gravações similares, nós vimos que todos os indígenas dividem uma cosmologia similar, um entendimento similar de como o Universo trabalha.

Xamanismo não é um sistema de crenças. Ele é um caminho de conhecimento obtido através da experiência de muitas facetas da vida, através de rituais, cerimônias, preces e meditação, provas e testes.

Conhecimento é algo que trabalha, ele nos desperta para provas, para um saber o que vem de dentro.

É muito comum em várias linhas, o uso da jornada xamânica com o tambor de batidas monótonas como seu método primário para viajar ao Espírito do Mundo e achar o que necessitar para curar.

Gosto do pensar no termo, como um grande guarda-chuvas cobrindo práticas de cura de ancestrais nativos ao redor do mundo. É a definição de xamanismo que mais me satifaz. É holístico inclusive e pode ser entendido através da descrição da jornada clássica onde o aprendiz de xamã é descrito no aprendizado da Roda Medicinal dos nativos americanos.

Um xamã é alguém que andou profundamente seu caminho de transformação e escolhe tornar-se curador, auxiliador, profeta, visionário, à serviço do povo.

Esse é o mapa da jornada que devemos ter, se desejamos crescer profundamente dentro de nós mesmos.

  homepágina inicial  e-mail e-mail   e-mail