Sítio Lua Cheia
Eco-Vila Lua Cheia
Tem uma área total de 20 hectares. Está a aproximadamente a 12 km da represa de Guarapiranga y a 4 km do Parque do Morrão. Pertence a cidade de Itapecerica da Serra, SP.
Localiza-se na Bacia Hidrográfica de Guarapiranga (quase na divisa com a Bacia Hidrográfica de Juquiá), que verte para a Região Metropolitana de São Paulo, RMSP. 0 sitio está totalmente inserido dentro da área de Preservação dos Mananciais, estabelecida pelas Leis Estaduais 898/75 e 1172/76, revistas pela lei estadual 9866/97, por representar importante reserva de recursos hídricos de interesse para abastecimento da RMSP.
O sitio Lua Cheia é propriedade da Eco-Vila Lua Cheia que busca uma maneira ecologicamente correta de ocupação que sirva de modelo para a região e locais similares no mundo. Um dos proprietários é a Igreja Lua Cheia.
O sonho é poder construir algumas moradias, espaço de vivências, recreação e educação ambiental, um centro cultural e terapêutico e um templo ecumênico que tem por objetivo expandir a consciência segundo os fundamentos virtuosos da Era de Aquário..
Com vistas a promover a ocupação adequada do solo, este Sitio tem como objetivo proteger os recursos hídricos, preservar a fauna e a flora existentes e promover atividades de educação ambiental e lazer para a população.
Este projeto contempla uma avaliação à luz da nova legislação de proteção às áreas de proteção de mananciais.
A primeira parte da ocupação do projeto é a ocupação da área da Igreja Céu da Lua cheia
Estamos tentando identificar empreendimentos economicamente viáveis e ambientalmente compatíveis com as leis e regulamentos vigentes assim como um modelo de gestão afinado aos princípios virtuosos da nova era.
Os resultados deste projeto se caracterizam pelos seguintes estudos técnicos:
Análise de viabilidade econômica para os seguintes empreendimentos: spa; casa de repouso; ecoturismo; condomínio horizontal de padrão médio com projeto alternativo para todos seus elementos. Edificações, saneamento e esgoto, fonte de energia, etc.; centro de cultura, educação ambiental, vivências terapêuticas e exposições; centro esportivo.
Estudos para proteção da flora, fauna e recursos hídricos segundo regulamentação para a proteção geral da bacia de Guarapiranga.
O modelo de gestão a ser proposto será baseado na avaliação das potencialidades existentes e terá como pressuposto os recursos e potencialidades dos proprietários, o envolvimento do assessoramento técnico dos órgãos e entidades da administração ambiental do Município e do Estado e órgãos não governamentais, assim como de patrocínios de instituições e empresas afins.
Temos como principais objetivos a conservação da biodiversidade ou diversidade biológica, a convivência harmoniosa entre todos os seres vivos que povoam o Sitio; a utilização sustentável de seus componentes e a distribuição justa e equilibrada dos recursos advindos deste uso, gerando conhecimentos, riquezas, felicidade, expansão da consciência e bem estar a todos os envolvidos.
A segunda fase, após a consolidação dos Projetos do Céu da Lua Cheia, será o desenvolvimento comunitário.